5 passeios alternativos em Nova York


A pergunta que todo mundo faz é se vale a pena programar passeios alternativos em Nova York, uma cidade repleta de atrações, onde você vai ficar no máximo alguns dias.

Sim, eu acho que vale a pena. Não somente em Nova York, na verdade, mas em qualquer cidade. Na minha opinião é uma boa ideia sair de vez em quando do roteirão das “atrações imperdíveis” e espreitar áreas mais genuínas e menos turísticas. Em Nova York, a tarefa é mais complicada porque em quase todos os bairros tem aquela atração turística super concorrida. Mas vale a pena tentar.

Portanto, depois do básico (o seu básico), reserve umas horas para explorar melhor a Big Apple e entender os hábitos e o way of life dos nova-iorquinos.

Mas quando? Querendo sempre tem um jeitinho. A opção é combinar o passeio alternativo com o seu roteiro. Pode ser na hora das refeições, depois do jantar, caminhando a pé em ruas secundárias ou até mesmo renunciando a um tour guiado ou a um monumento menos importante para você.

E, principalmente, onde? Vai depender muito do seu perfil. Até um rolê no supermercado do bairro ou uma visita em um museu de segundo escalão é uma maneira de sair do circuito.

Eu sempre exploro com o Google Maps os arredores do meu hotel (ou apê) e do meu itinerário para ter uma ideia dos lugares por onde vou passar. Acabo descobrindo uma pracinha tranquila e descolada onde jantar, ou uma feira livre com ótimos preços e produtos gourmet. E vou dando as minhas esticadinhas no roteiro.

Mas em cidade grande, o ideal seria viajar com uma listinha de alternativas no bolso. Se der tempo, você já está pront@.

Confira então os meus passeios alternativos em Nova York que poderiam combinar com qualquer roteiro porque ficam perto de atrações turísticas que provavelmente você vai visitar na sua primeira estadia (e até mesmo na segunda).

Os meus passeios alternativos em Nova York

1. Vista e pôr do sol no Metropolitan Museum of Art

Sabia que na cobertura do Metropolitan Museum of Art (ou MET para os íntimos), entre a 5th Avenue e o Central Park, tem um bar, ou melhor um roof garden bar, com uma vista ma-ra-vi-lho-sa da cidade?

Se o MET está no seu roteiro (e deveria estar), encaixe aquela meia hora estratégica no fim da tarde para ver o pôr do sol. O bar do MET tem poucos lugares para sentar, mas quase todo mundo fica em pé ou senta no gramado artificial.

Para acompanhar o momento mágico, o bar vende bebidas a preços razoáveis (para Nova York). Clique aqui para consultar o site oficial, incluíndo o cardápio com os preços das bebidas e dos lanches.

Eu sei que na cidade há vistas mais bonitas e drinks mais gostosos mas acho o MET uma boa solução para quem não quer gastar fortunas nos bares de cobertura nova-iorquinos e já está nos arredores.

Horário | somente entre Abril e Outubro, das 11:00 às 20:15 (sexta e sábado) e das 11:00 às 16:30 (de domingo à quinta).

Onde fica | 5th Avenue n. 1000

Como chegar | metrô 4 e 5, parada 86 St Lexington Av

MET Nova York

Momento relax…mas no museu MET


MET Nova York

Um momento mágico que fica para sempre


2. Relax e xadrez na Washington Square Park

Com certeza você vai passear na 5th Avenue. No final, em direção a Lower Manhattan, fica a Washington Square Park que, além de cenário de dezenas de filmes legais, é um ótimo pit stop para um rolê descompromissado ou até um piquenique no verão.

A praça é muito frequentada por jovens e estudantes porque fica ao lado da New York University e perto do bairro Greenwich Village. Nos arredores têm lanchonetes legais com preços aceitáveis.

Na entrada do lado sul, há várias mesas de xadrez onde alguns jogadores disputam partidas de verdade ou dão aulas particulares a pagamento. Eu sentei por perto com meu sanduíche e fiquei só curtindo o torneio.

Nova York é assim.

Onde fica | No fim da 5th Avenue

Como chegar | metrô Q e R, parada 8th Street

Washington Square Park

Aula de xadrez para nova-iorquinos mirins


3. Feirinha gourmet na Union Square

A Union Square é uma praça icônica, rica de história e estórias. Ou seja, o passeio não é alternativo, é obrigatório mesmo. Alternativo é o passeio no dia da feirinha.

Antes de se transformar em um dos jardins mais nobres da cidade, até meados de 1800, a Union era um cemitério para pessoas desconhecidas ou não identificadas. Nobre mas também símbolo de ativismo político, meca cultural e pólo gastronômico que abriga importantes bares e restaurantes nova-iorquinos nas ruas laterais.

A feirinha, conhecida como Union Square Greenmarket, é a maior feira livre alimentar de NY. Os comerciantes vendem um pouco de tudo: frutas, verduras, queijos, mel, geleias, muitos dos quais produzidos nas redondezas de Nova York e New Jersey. Preços aceitáveis.

Horário | Segundas, quartas, sextas e sábado – das 8.00 às 18:00

Consulte o site oficial para conferir o horário nos feriados.

Onde fica | no final da Broadway entre a 5th Avenue e Park Avenue, na altura da E 17th Street.

Como chegar | A pé se você estiver nas redondezas da 5a. Avenida ou metrô (linhas 4, 5, L, Q e R)

Union Square Market

Rolê descompromissado ou comprinhas para o jantar


Union Square Market

Venda de mel, sabonetes e ceras produzidos nas redondezas


4. Cruzeirinho grátis com o Staten Island Ferry

Isso mesmo, grátis. É o passeio alternativo com P maiúscula para quem está com pressa e com pouca grana mas quer dar uma olhadinha rápida na Estátua da Liberdade e levar para casa aquela foto instagramável do skyline nova-iorquino.

O ferry boat alaranjado, um dos símbolos da cidade, é mesmo 100% free. Você entra e embarca sem pagar nadinha. A estação de embarque é a icônica Whitehall Terminal, na ponta sul de Manhattan, ao lado do Battery Park. O desembarque é em St. George Terminal em Staten Island. O desembarque é obrigatório.

O ferry sai a cada meia hora e o itinerário dura 25 minutos (só ida), passando ao lado da Estátua da Liberdade. Nos horários de pico durante a semana, a frequência é maior. A bordo tem uma lanchonete (dizem que a cerveja mais barata de Manhattan é a do Staten Island Ferry).

Consulte o site oficial para maiores informações.

Escolha um dia de sol para se apaixonar pela vista mais bonita de Manhattan (na minha humilde opinião).

Horário | todos dos dias da semana, 00:00 às 24:00 h

Como chegar | metrô R, parada Whitehall Street

Vista de Manhattan

Uma das melhores vistas de Manhattan (e de graça)


Staten Island Ferry

O ferry passa ao lado da Estátua da Liberdade


5. Arte e arquitetura em Tribeca

Se tem um bairro com cara de Nova York é Tribeca (abreviatura de Triangle below Canal Street).  Fica praticamente entre  o One World Trade Center (leia mais aqui no blog) e a Canal Street, na região conhecida como Lower Manhattan.

Uma das zonas residenciais mais nobres de Manhattan, antigamente Tribeca era um importante centro financeiro e sede de vários armazéns. São exatamente os armazéns transformados em prédios e lofts um dos principais atrativos da bairro.

É uma esticadinha ideal depois que você visitou o vizinho Soho. Aconselho uma visita durante a semana porque nos domingos tem pouco movimento.

O que ver:

  • arquitetura industrial, lofts, fachadas vermelhas e escadas de incêndio: na grande avenida Hudson Street e nas transversais Duane Street, North Moore e Harrison Street, por exemplo. Mas o bairro inteiro tem um estilo inconfundível;
  • o icônico Woolworth Buildind: na Brodway ao lado da New York City Hall fica um dos mais antigos arranha-céus da cidade;
  • vários bares e restaurantes (famosos e menos famosos): opções pra todos os gostos e bolsos. Mas… cuidado… estamos em Manhattan, ou seja, nada é realmente barato;
  • lojas alternativas e galerias de arte;
  • Hudson River Park: ideal para um passeio e para curtir a vista em um dos muitos barzinhos das redondezas.
passeios alternativos em Nova York

Uma praça em Tribeca (Laight Street)


bairro Tribeca

Arquitetura típica do bairro Tribeca


E você? Tem dicas de passeios alternativos em Nova York? Deixe nos comentário.


Guarde no Pinterest para ler depois

Passeios alternativos em Nova York

2 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.