A Côte d’Azur em 5 pratos


A Cote d’Azur não é só mar azul-celeste, balneários chiques e festival de cinema mas um dos melhores pólos gastronômicos da Europa. Uma culinária marcante, um mosaico de iguarias e temperos regionais ou vindos das ex-colônias, que agrada os gastrô-turistas mais exigentes.  O cardápio é imenso mas eu escolhi os 5 pratos típicos da Côte d’Azur que considero mais característicos e populares. Cabe a você continuar a explorar :) 

Antes de começar é bom lembrar que a Côte d’Azur é longa, começa na fronteira com a Itália e vai até Cassis, pouco antes de Marselha, passando por Nice, Antibes, Cannes, Saint-Tropez e por aí afora. É inevitável que a culinária de uma região tão ampla, marcada por grandes diferenças, seja por sua vez regionalizada. Assim sendo, um prato típico de Nice pode não ser encontrado com facilidade em Saint-Tropez.

Essa micro-regionalização culinária, típica da Europa continental, é uma riqueza cultural, muito ligada às tradições e aos ingredientes locais. E que os franceses (e italianos e espanhóis…) tendem a conservar com muito orgulho. E com razão.

A culinária regional geralmente tem mais a perder do que ganhar com a globalização.

5 pratos típicos da Côte d’Azur que você não pode perder

Os ingredientes mais usados nascem na costa mediterrânea e nas suaves colinas do interior da Provença. Então venham azeitonas, azeite, frutos do mar, especiarias, frutas cítricas e temperos fortes como açafrão, alho e cebola. Tudo muito bem misturado para produzir verdadeiras obras-primas culinárias, servidas com os ótimos pães e vinhos locais.

Alguns pratos típicos da Côte d’Azur têm muita afinidade com a cozinha do litoral das regiões italianas Toscana e Ligúria.

Tapenade

O famoso patê de azeitonas é um dos aperitivos típicos da Provença. É uma receita simples preparada com pasta de azeitonas, alcaparras, alho, azeite e anchovas. O nome “tapenade” deriva de “tapena” que significa alcaparra no dialeto provençal.

Geralmente é servido com pão torrado mas pode ser usado como recheio de carnes.

Para agradar a gregos e troianos, o tapenade pode ser “noire”, feito com azeitonas pretas ou “verte”, com azeitonas verdes.

Tapenade

Tapenade verte e noire


Ratatouille niçoise

Prato típico de Nice, mas muito usado em toda a Riviera Francesa. É feito com verduras picadas (pimentão, berinjela, abobrinha, tomate, cebola), temperadas com ervas mediterrâneas, e estufadas em fogo brando. Geralmente servida como acompanhamento do prato principal ou com pão. A receita parece muito com a peperonata italiana.

É muito comum a venda da ratatouille “pronta pra levar” em feiras livres e supermercados.

Ratatouille

Ratatouille de Nice


Fougasse ou fougassette

É um tipo de pão, macio por dentro e por fora, primo da focaccia italiana, típica da região Liguria, a continuação geográfica da Riviera Francesa. Geralmente é recheado com cebola, azeitonas pretas, anchovas e bacon em cubinhos. Na realidade eu encontrei mil e um tipos de recheios diferentes.

É um lanche gostoso, barato e vendido em qualquer padaria, feira livre ou lanchonete. Ótimo para ser levado para a praia durante o verão.

fougasse

A fougasse provençal


Bouillabaisse

Quem gosta de frutos do mar dificilmente vai achar um adjetivo que faça jus a essa magnífica sopa. Quando bem feita, tem poucos rivais na cozinha mediterrânea. Na verdade, na região Liguria tem um prato muito parecido, mas a versão francesa tem mais personalidade.

A sopa é preparada com vários tipos de peixe (geralmente quatro ou cinco tipos) mas não é raro o uso de mexilhões e pequenos crustáceos. O acompanhamento tradicional é o molho rouille feito com açafrão, azeite e pimenta.

Socca

É praticamente é a versão provençal do crepe da Bretanha.

Parece uma panqueca mas é feita com farinha de grão-de-bico, ervas da Provença e pimenta-do-reino. Geralmente é preparado em grandes formas redondas em forno à lenha.  É uma comida de rua, vendida nas barraquinhas e servida bem quente.

Na Itália, exatamente na Toscana e na Ligúria, tem um prato muito parecido chamado farinata.

pratos típicos da Côte d'Azur

Socca, uma “omelete” de grão de bico, mas sem ovos (crédito jf2c Flickr)


Os pratos típicos da Côte d’Azur não acabam aqui, é claro. Aconselho também o estufado de carne Daube, o molho de alho Aïoli (para paladares ousados), o molho de anchovas Anchoïade ou ainda os deliciosos produtos locais como mel de lavanda, alho rosado, vinho rosé, queijos, patê e as terrine de carne ou peixe.

Leia mais | O vinho rosé da Provença

alho provençal

O alho típico da Provença


Mel de lavanda

Mel de lavanda da Provença



Guarde no Pinterest para ler depois

Pratos Côte d'Azur

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.