A Côte d’Azur em 5 pratos
A Cote d’Azur não é só mar azul-celeste, balneários chiques e festival de cinema mas um dos melhores pólos gastronômicos da Europa. Uma culinária marcante, um mosaico de iguarias e temperos regionais ou vindos das ex-colônias, que agrada os gastrô-turistas mais exigentes. O cardápio é imenso mas eu escolhi os 5 pratos típicos da Côte d’Azur que considero mais característicos e populares. Cabe a você continuar a explorar :)
Antes de começar é bom lembrar que a Côte d’Azur é longa, começa na fronteira com a Itália e vai até Cassis, pouco antes de Marselha, passando por Nice, Antibes, Cannes, Saint-Tropez e por aí afora. É inevitável que a culinária de uma região tão ampla, marcada por grandes diferenças, seja por sua vez regionalizada. Assim sendo, um prato típico de Nice pode não ser encontrado com facilidade em Saint-Tropez.
Essa micro-regionalização culinária, típica da Europa continental, é uma riqueza cultural, muito ligada às tradições e aos ingredientes locais. E que os franceses (e italianos e espanhóis…) tendem a conservar com muito orgulho. E com razão.
A culinária regional geralmente tem mais a perder do que ganhar com a globalização.
5 pratos típicos da Côte d’Azur que você não pode perder
Os ingredientes mais usados nascem na costa mediterrânea e nas suaves colinas do interior da Provença. Então venham azeitonas, azeite, frutos do mar, especiarias, frutas cítricas e temperos fortes como açafrão, alho e cebola. Tudo muito bem misturado para produzir verdadeiras obras-primas culinárias, servidas com os ótimos pães e vinhos locais.
Alguns pratos típicos da Côte d’Azur têm muita afinidade com a cozinha do litoral das regiões italianas Toscana e Ligúria.
Tapenade
O famoso patê de azeitonas é um dos aperitivos típicos da Provença. É uma receita simples preparada com pasta de azeitonas, alcaparras, alho, azeite e anchovas. O nome “tapenade” deriva de “tapena” que significa alcaparra no dialeto provençal.
Geralmente é servido com pão torrado mas pode ser usado como recheio de carnes.
Para agradar a gregos e troianos, o tapenade pode ser “noire”, feito com azeitonas pretas ou “verte”, com azeitonas verdes.

Tapenade verte e noire
Ratatouille niçoise
Prato típico de Nice, mas muito usado em toda a Riviera Francesa. É feito com verduras picadas (pimentão, berinjela, abobrinha, tomate, cebola), temperadas com ervas mediterrâneas, e estufadas em fogo brando. Geralmente servida como acompanhamento do prato principal ou com pão. A receita parece muito com a peperonata italiana.
É muito comum a venda da ratatouille “pronta pra levar” em feiras livres e supermercados.

Ratatouille de Nice
Fougasse ou fougassette
É um tipo de pão, macio por dentro e por fora, primo da focaccia italiana, típica da região Liguria, a continuação geográfica da Riviera Francesa. Geralmente é recheado com cebola, azeitonas pretas, anchovas e bacon em cubinhos. Na realidade eu encontrei mil e um tipos de recheios diferentes.
É um lanche gostoso, barato e vendido em qualquer padaria, feira livre ou lanchonete. Ótimo para ser levado para a praia durante o verão.

A fougasse provençal
Bouillabaisse
Quem gosta de frutos do mar dificilmente vai achar um adjetivo que faça jus a essa magnífica sopa. Quando bem feita, tem poucos rivais na cozinha mediterrânea. Na verdade, na região Liguria tem um prato muito parecido, mas a versão francesa tem mais personalidade.
A sopa é preparada com vários tipos de peixe (geralmente quatro ou cinco tipos) mas não é raro o uso de mexilhões e pequenos crustáceos. O acompanhamento tradicional é o molho rouille feito com açafrão, azeite e pimenta.
Socca
É praticamente é a versão provençal do crepe da Bretanha.
Parece uma panqueca mas é feita com farinha de grão-de-bico, ervas da Provença e pimenta-do-reino. Geralmente é preparado em grandes formas redondas em forno à lenha. É uma comida de rua, vendida nas barraquinhas e servida bem quente.
Na Itália, exatamente na Toscana e na Ligúria, tem um prato muito parecido chamado farinata.

Socca, uma “omelete” de grão de bico, mas sem ovos (crédito jf2c Flickr)
Os pratos típicos da Côte d’Azur não acabam aqui, é claro. Aconselho também o estufado de carne Daube, o molho de alho Aïoli (para paladares ousados), o molho de anchovas Anchoïade ou ainda os deliciosos produtos locais como mel de lavanda, alho rosado, vinho rosé, queijos, patê e as terrine de carne ou peixe.
Leia mais | O vinho rosé da Provença

O alho típico da Provença

Mel de lavanda da Provença
Monte aqui o seu roteiro na Riviera Francesa e na Provença
Guarde no Pinterest para ler depois
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!