A Itália no prato: comidas típicas da Puglia
Um lugar maravilhoso como a Puglia não poderia deixar de ter uma culinária de primeira categoria. Uma verdadeira sinfonia de sabores e aromas genuínos que acompanham o viajante sem dar trégua. Uma surpresa depois da outra, entre doces, salgados e vinhos, que acaba com qualquer dieta. E para não perder o rumo, eis as melhores comidas típicas da Puglia que você não pode deixar de experimentar.
As comidas típicas da Puglia
A culinária pugliese é rica de verduras, queijos, carnes e frutos do mar. Isso sem falar nos pães deliciosos e nos vinhos cheios de personalidade. Ninguém fica sem opções em um restaurante da Puglia, encantadora região do Sul da Itália, lá no finalzinho, no salto da bota.
É uma culinária sem requintes mas com alguns pratos icônicos famosos no mundo inteiro como o panzerotto e os taralli e outros menos famosos como os pratos com legumes (feijão, lentilhas, favas). É uma ocasião imperdível para experimentar finalmente tudo na versão original.
Focaccia barese
Simples mas poderosa, a focaccia barese é o símbolo gastronômico da cidade de Bari. É bem diferente da foccacia de Gênova porque, além da farinha, na massa tem um pouco de batata. A “cobertura” é feita com tomates cereja, azeitonas pretas, orégano e azeite. Sem queijo. Tudo 100% made in Puglia. Ideal para um lanche rápido durante o seu passeio nas ruelas de Bari.

Focaccia barese
Panzerotto
É o street food pugliese mais famoso do mundo. Feito com massa de pizza, recheado e frito, como um pequeno calzone. O recheio mais comum é mozzarella com tomate, mas existem incontáveis variações, até doce.

O cosmopolita panzerotto pugliese
Friselle
É a versão pugliese da bruschetta toscana. A frisella é um tipo especial de torradinha de pão, com um furo no meio. A cobertura mais clássica é com tomates frescos, manjericão, azeite e orégano. Mas você encontrar outros tipos de frisella. É ótimo como antipasto ou para acompanhar uma taça de vinho.

Frisella pugliese
Taralli
Tarallo é um salgadinho crocante típico da Puglia. Você vai encontrá-lo em qualquer padaria, barzinho ou restaurante. Tem sabor de cebola, pimenta, tomate, erva-doce, etc. É um ótimo souvenir gourmet porque não estraga e se conserva por muitos meses.

Os 1001 sabores dos taralli
Orecchiette con cime di rape
É o carro-chefe das comidas típicas da Puglia. A massa, chamada orecchiette, em português “pequena orelha”, parece uma conchinha ou orelhinha. Geralmente é temperada com um molho de folhas de um tipo de nabo local. É mais uma obra-prima italiana. Existe também uma versão feita com molho de carne de cavalo.
Burrata
Cito a burrata, aquela mozzarella recheada com creme de leite, só como exemplo, mas na Puglia têm dezenas de tipos de queijos feitos com leite de vaca, ovelha ou cabra. Tudo acompanhado pelo delicioso pane pugliese. Não precisa de mais nada, só de uma taça de vinho, pugliese, naturalmente!
Bombetta de carne
É um enroladinho de carne, geralmente preparado na brasa, com vários tipos de recheio. Em algumas cidades da Puglia, os açougues à noite se transformam em restaurantes e vendem os enroladinhos feitos na hora. É uma refeição muito simples mas garanto que é uma delícia!

Bombetta na brasa
Pasticciotto do Salento
E pra fechar com chave de ouro, um doce que é um verdadeiro bijoux: o pasticciotto típico do Salento. Um docinho crocante por fora e recheado com creme aromatizado. É perfeito também no café da manhã.
Para maiores informações consulte o site oficial do Turismo | ViaggiareinPuglia
E não esqueça: viajar é saborear!
Monte seu roteiro na Puglia com as dicas do blog
Guarde no Pinterest para ler depois
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!