A praia da Costa Nova e os palheiros listrados


Um dos achados da minha viagem on the road em Portugal no ano passado foi a praia da Costa Nova. Na realidade foram dois achados. O outro foi Aveiro, a Veneza portuguesa, que fica pertinho da Costa Nova, esse bijoux colorido na beira da praia. O vilarejo é um mimo mas não se encaixa no clichê português das fachadas caiadas de branco, ruelas estreitas e escadinhas enfeitadas. Nada disso, lá tudo é geometria, cores vivas e um marzão azul turquesa que não tem fim.

Isso mesmo, o principal atrativo da Costa Nova é a famosa pintura geométrica das fachadas dos “palheiros”,  antigos armazéns dos pescadores da região transformados em encantadoras casas de veraneio. Logo de cara, nem parece Portugal, mas uma cidade da Escandinávia.

Só depois que você começa a entender a origem do lugar e dos arredores, Portugal chega até você. Autêntico, profundo e, ao mesmo tempo, diferente de tudo o que você viu antes em Alfama, Évora, Douro, Coimbra…

Costa Nova

Os palheiros coloridos da Costa Nova


Sobre a praia da Costa Nova e os palheiros

O vilarejo é relativamente recente porque só se desenvolveu a partir do século XIX, com a chegada dos pescadores de Ílhavo (outro destino imperdível nas redondezas). Para não sair do assunto, eu digo somente que Ílhavo é a sede da porcelana Vista Alegre e o mais importante porto bacalhoeiro português, onde encontra-se atualmente a totalidade da frota nacional.

A 10 km de Aveiro, fica Costa Nova, debruçada numa língua de areia entre o Canal de Mira da Ria de Aveiro e o mar. Na extremidade norte, fica o majestoso Farol da Barra, o mais alto de Portugal, com 62 metros. E ainda mais para lá, a belíssima Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Costa Nova

As casinhas da praia da Costa Nova


Os palheiros da Avenida José Estevão nas margens da Ria de Aveiro, completam o cenário com as típicas listras vermelhas, verdes e azuis que cobrem todas as fachadas e nada, nada mesmo, destoa. Parecem casas de boneca.

Os palheiros eram construídos com simplicidade, o revestimento era de madeira pintada com listras coloridas horizontais. Com o passar dos anos, os palheiros viraram “casa de veraneio” para as famílias dos pescadores. E hoje são a verdadeira atração turística para quem passa pelas redondezas.

Passeando na esplanada e, depois, nas passarelas da praia, eu tive a sensação que passar uns dias de férias em na praia da Costa Nova deve ser uma delícia. Um lugar tranquilo, com cheiro de sal e areia, temperado com aquele jeitinho manso das cidadezinhas litorâneas portuguesas.

No fim de agosto, os poucos turistas que encontrei eram portugueses de férias e europeus do norte. A praia é tão longa que pra encher tem que organizar um Woodstock praiano.

Palheiros de Costa Nova

Os palheiros são os antigos armazéns de pesca


Enfim, a praia da Costa Nova é um ótima desculpa para explorar a região de Ílhavo e Aveiro ou para uma parada relax de fim de viagem durante o verão. Falando em verão, quase ia esquecendo de escrever que a praia é bike-friendly (tem ciclovia e bicicleta para alugar), além de ser um importante centro para esportes aquáticos como surfe, kitesurfe, vela, etc.

Aviso aos navegantes: mesmo em dias ensolarados, eu achei a água fria (fria, hein, não insuportavelmente gelada). E olhem que sou friorenta.

Se quiser saber mais sobre Aveiro, a Veneza portuguesa, aqui no blog tem um artigo com todas as informações para você montar seu roteiro.

Farol da Barra

A praia e o Farol da Barra, o mais alto de Portugal


Como chegar na praia da Costa Nova

A praia da Costa Nova e Aveiro ficam entre Coimbra e Porto. A maneira mais fácil para visita-las é de carro. Mas o itinerário pode ser feito também usando o transporte público.

De carro, o trajeto dura 2h30 saindo de Lisboa, 1h saindo de Coimbra ou Porto. A viagem de trem até Aveiro dura entre 2 horas (de Lisboa) e 1h (de Coimbra ou Porto).

Chegando em Aveiro, pode ir de ônibus atá a Costa Nova. Consulte o link no fim do artigo.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional do Porto a 70 km de Aveiro. A alternativa é o Aeroporto Internacional de Lisboa, 250 km. As opções até Aveiro são trem, carro ou ônibus.

Informações úteis

Trens em Portugal | Comboios de Portugal

Link oficial de AveiroBus | Linhas urbanas e Linhas interurbanas para Costa Nova e Praia da Barra

Link oficial do Turismo da Região Centro | Turismo do Centro

Guarde no Pinterest para ler depois

Costa Nova



0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.