Aplicativos gratuitos para viagem


Os aplicativos gratuitos para viagem são uma ótima ferramenta para semplificar aquela fase que nem todos gostam – a procura de voos, hotéis e serviços.

Anos atrás tudo era mais complicado, porque não existiam sistemas de busca especializados, aplicativos para comparação de preços, opiniões, etc. Durante anos viajei carregada de papel. Guias, mapas, anotações, listas de restaurantes, horários dos museus…

Hoje tudo é mais simples. Os aplicativos para celulares e tablets além de facilitar a escolha de um destino, são utéis durante a viagem fornecendo mapas, informações em tempo real sobre transportes, trânsito e atrações turísticas. São práticos, sempre atualizados, não ocupam espaço na mala e não pesam.

O panorama digital oferece hoje em dia dezenas de aplicativos gratuitos para viagem. Eu aconselho um pacote básico completamente gratuito que pode ser completado com outros aplicativos à escolha para atender a maneira de viajar de cada um. É importantíssimo testar tudo antes de viajar, mais de uma vez, para verificar o funcionamento geral do aplicativo.

Cuidado
  • não renuncie a um bom “guia de papel” caso não possa usar o seu aparelho, principalmente durante as visitas a museus e outras atrações.
  • procure aplicativos com acesso offline;
  • atualize o aplicativo antes de viajar;
  • baixe todos os mapas e outras funcionalidades usando uma conexão gratuita;
  • use os aplicativos somente quando necessário porque consumam muita bateria, principalmente o GPS;
  • não use os aplicativos em roaming quando estiver no exterior para evitar surpresas na conta!!

Nota: este artigo não é patrocinado por nenhuma empresa fornecedora de aplicativos para viagem. Compartilho experiência e opinião.

Navmii (ex NavFree)

Aplicativo gratuito que usa o sistema offline de GPS do seu aparelho. Simples de usar, traça roteiros, bom acervo de mapas gratuitos e um sistema de busca por endereço ou ponto de interesse.

Opinião: testei nos EUA, na Espanha e na Itália. Funciona bem, sem grande sofisticação. Fica difícil de usar se o display do aparelho é pequeno. Precisa digitar o nome exato das ruas para obter uma busca mais precisa.

Link para download: http://navmii.com/

 


TripIt

Aplicativo gratuito e com acesso offline. Tem multifunções, desde o armazenamento cronológico das informações de sua viagem, como voos, trens, ônibus, hospedagens, serviços pré-agendados, até mapas, clima e sistema de busca de restaurantes, lojas e atrações turísticas.

Usando o aplicativo você tem acesso rápido a todos os números de reserva e confirmação de voos e passagens, horários, etc.

E’ possível sincronizar as informações com o seu calendário e compartilhar as informações de sua viagem em redes sociais e com outras pessoas que tenham o aplicativo.

Link para download: https://www.tripit.com

mapas-cidades


Guias Cidades de Trip Advisor Offline

O City Guides é um aplicativo gratuito e com accesso offline a todo o conteúdo. Dispõe de mapas locais, itinerários e avaliações de restaurantes, hotéis e atrações.

Atualmente está disponível para mais de 90 cidades, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Amsterdam, Barcelona, Berlim, Roma, Veneza, Florença, Milão, New York, Las Vegas, Toronto, Dubai, Pequim, Hong Kong, Londres, Lisboa, etc…

Opinião: aplicativo muito válido porque uso sempre Trip Advisor na escolha de restaurantes e hotéis. Pode ser interessante somente como sistema de busca de  restaurantes, bares e atrações próximas de você.

Link para download: http://www.tripadvisor.com.br/apps-icityguides

Atualização 2016: o aplicativo não está mais disponível


Moovit

Aplicativo gratuito para traçar os melhores trajetos em uma cidade. Sistema de busca para lugar, endereço, estação ou linha de transporte urbano. Compara as opções de transporte público disponíveis, mostrando o tempo de espera, instruções até o destino e estimativa do tempo de viagem .

Disponíveis em 1200 cidades, incluindo cidades brasileiras, entre elas, Recife, Rio, Roma, Milão, Veneza, Berlim, Munique, New York, Miami, Detriot, etc.

Atualização 2017: inclui também os sistemas urbanos de Bike Sharing

Opinião: testei somente em grandes cidades na Europa. A principal utilidade do aplicativo é fornecer as opções de transportes em tempo real. A estimativa do tempo funciona relativamente bem mas quando tem engarrafamento fica a desejar.

Link para download: http://moovitapp.com/pt-br/


 Wi-Fi Finder

Aplicativo gratuito e offline que nos ajuda a sobreviver no exterior…kkk.  Mostra no mapa a localização de redes Wi-Fi gratuitas mais próximas  usando o GPS do aparelho. Ótimo para economizar com o plano de dados durante a viagem. A funcionalidade mais útil é que você pode verificar antes de viajar se existem conexões gratuitas perto das atrações que você vai visitar. É simples: digite o endereço e o aplicativo faz o serviço.

Opinião: testei somente em grandes cidades na Europa. Ideal para internautas que não querem – ou não podem – ficar sem conexão.

Link para download:  itunes ou Google Play


Você já testou um dos aplicativos acima? Conhece outros? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *