As melhores atrações de Aix-en-Provence


Aix-en-Provence é uma daquelas cidades que nos conquista à primeira vista. Pelas praças bucólicas, pela elegância das fachadas provençais, pela gastronomia. Mas, principalmente, porque sabemos que o grande impressionista Paul Cézanne nasceu e viveu naquele cantinho do mundo. Cantinho sim, mas as atrações de Aix-de-Provence são muitas, algumas históricas e outras simbólicas porque ligadas à vida do pintor. Vamos conhecê-las!

Sobre Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é uma ótima base para conhecer a Provença. Fica a 25 km do aeroporto de Marselha e a 90 km de Avignon, além de ter uma estação ferroviária muito bem conectada com outras cidades francesas. Por exemplo, tem TGV para Paris (3 h) e Nice (3 h).

Aix não é uma vilarejo qualquer, mas a antiga capital da Provença. Hoje é uma cidade elegante com ótima infraestrutura de hotelaria, restaurantes e bistrôs famosos, e uma universidade bem conceituada.

O acervo arquitetônico da cidade é riquíssimo de monumentos tombados, perdendo somente para Paris.

A fama de Aix é obviamente ligada a Cézanne e a estória da vida do pintor é muito valorizada turisticamente.  Muito interessante, por exemplo, é o circuito pedestre assinalado com várias plaquinhas em bronze com a letra “C” colocadas na calçada para indicar os pontos notáveis da vida dele, inclusive os lugares frequentados com Émile Zola, seu grande amigo. É uma maneira diferente para conhecer a cidade. Eu segui o itinerário e adorei.

circuito de Cézanne

Placa colocada no chão para indicar o circuito de Cézanne


As atrações de Aix-en-Provence

Cours Mirabeau

A avenida é uma das principais atrações de Aix-en-Provence. Divide a cidade em duas: o centro histórico (à esquerda) e os bairros mais modernos (à direita). Antigamente era usada para a passagem de carroças e carruagens. Hoje é exclusiva para pedestres e repleta de restaurantes, cafés e lojinhas. Sempre movimentada. Talvez um pouco “turística” mas vale o pit stop.

Na avenida encontram-se a chapelaria do pai de Cézanne (n. 55), o apartamento da mãe dele (n. 30) e o famoso Café des Deux Garçons (n. 53 bis).

atrações de Aix-en-Provence

O famoso bistrô frequentado por Cézanne fica no Cours Mirabeau


As fontes

Aix é conhecida como a “cidade das 100 fontes”. Algumas das mais importantes ficam no Cours Mirabeau, como a imensa Fontaine de la Rotonde (estava em reforma em setembro 2018), a Fontaine des Neuf-Canons, a Fontaine Moussue e a Fontaine du Roi René, já no fim da avenida.

Quartier Mazarin

À direita do Cours Mirabeau, fica o bairro aristocrático de Aix, construído no século XVII. Merece um tranquilo passeio a pé nas ruas silenciosas entre os maravilhosos palacetes e lojinhas frequentadas por locais. Uma das atrações da bairro é a Fontaine des Quatre-Dauphins (mais uma!).

Fontaine des Quatre-Dauphins

A Fonte dos Quatro Golfinhos no bairro Mazarin


Vieil Aix

À esquerda do Cours Mirabeau fica a “cidade velha” com suas vielas típicas provençais, pracinhas e bistrôs. Entre no bairro pela pitoresca – e bem escondida – Passage Agard, para começar a saborear a verdadeira Aix. A passagem fica embaixo da chapelaria do pai de Cézanne.

O bairro é um cartão postal, não falta nada. Há sacadas floridas, cestinhas de palha com ramos de lavanda,  plaquinhas das lojas em tons pastéis, empórios com produtos locais e mesinhas ao ar livre onde jogar papo fora depois da visita. Só falta Cézanne tomando um cafezinho.

A melhor opção é perambular, planejando paradas estratégicas nas praças Place d’Albertas onde fica o palacete Hôtel d’Albertas e Place de l’Hôtel de Ville, onde ficam a sede da prefeitura e a Torre do Relógio. Ao lado há outra praça muito pitoresca, a Place Richelme, conhecida graças à feirinha livre de frutas, verduras e produtos típicos que acontece todos os dias de manhã (8-13 h).

Não muito longe da prefeitura, por trás, fica uma das praças mais legais de Aix, principalmente à noite, a Place des Cardeurs. Muito animada e com uma alta concentração de bistrôs e restaurantes.

atrações de Aix-en-Provence

A sede da Prefeitura de Aix


Passage Agard

A Passage Agard que leva até a Cidade Velha


Saint-Sauveur

Deixando a praça da prefeitura, entre na Rue Gaston de Saporta para ir até a belíssima Catedral de Saint Sauveur, construída em dois estilos, românico (séc. XII) e gótico (séc. XVI). É um das mais bonitas atrações de Aix-en-Provence.

Antes de chegar na Catedral, na mesma rua, fica o museu Estienne de Saint Jean que conta a história e as tradições de Aix. Não cheguei a entrar.

atrações de Aix-en-Provence

A catedral de Aix-en-Provence


Musée Granet

É o principal museu da cidade. Abriga importantes obras de vários pintores, incluindo Cézanne, Rubens e Rembrandt.

Atelier de Cézanne

O atelier, a 2 km do centro de Aix, fica em um antigo sobrado na Avenue Paul Cézanne. Tudo permanece mais ou menos como foi deixado pelo pintor, que ali viveu entre 1902 e 1906, ano da sua morte.

A visita é relativamente rápida e custa 6,00 euros por pessoa.

O acesso pode ser feito de carro (mas tem pouco estacionamento nas redondezas) ou de ônibus (n. 5).

Consulte o site oficial do turismo da cidade para maiores informações | Turismo Aix-en-Provence

Calissons d’Aix

O calisson não é um monumento kkkk… É o docinho de amêndoas e frutas cristalizadas típico de Aix-en-Provence que você vai encontrar em toda e qualquer pastelaria. Eu tive que renunciar porque o preço é absurdo e a minha metade muquirana dominou a situação. Fica para a próxima!

Estadia mínima aconselhada | 2 dias

Melhor período | Abril – Outubro

Aix-en-Provence

Bistrôs na charmosa Place Ramus



Guarde no Pinterest para ler depois

Aix-en-Provence

6 respostas
  1. Ruthia
    Ruthia says:

    Há muito tempo que quero conhecer os campos perfumados dessa região e, ainda por cima, existem voos low cost com saída do Porto para essa cidadezinha. Tenho que aproveitar as suas dicas!!

    Responder
    • Adelaide
      Adelaide says:

      Olá Ruthia,
      não deixe de ir porque a região é maravilhosa. Eu adorei. Aproveite também o bate-volta até Gordes, Rousillon e Lourmarin.
      Abs

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.