As melhores atrações de Cape Cod


Cape Cod é um daqueles lugares que sempre sonhei em visitar. Nem sei bem porque, talvez por ter lido Moby Dick. Sei lá, tem uns lugares que estão na minha lista sem um motivo especial, aleatoriamente, tipo Alaska, Mongólia, Groenlândia …E foi assim que, mesmo sem saber muito sobre as atrações de Cape Cod e o que iria encontrar,  arrisquei e fui bater lá.

Eu coloquei Cape Cod no fim do meu roteiro no Grand Canyon e em outros parques do Arizona, para despressurizar e curtir uns dias de praia.

Gente, férias cansa pra caramba!

Foi uma ótima ideia porque Cape Cod é ideal para relaxar (para mim relaxar é sinônimo de praia), comer bem e mergulhar de cabeça no coração da América versão tudo-perfeito-e-branquinho e todo-mundo-loiro-de-olhos-azuis.

Infelizmente fiquei poucos dias em Cape Cod e ainda por cima peguei chuva. A ideia de roteiro era praia, dunas, faróis, Provincetown e Nantucket. Tinha já excluído Martha’s Vineyard. Não porque não curta o reduto dos miliardários novaiorquinos mas simplesmente porque as praias de Cape Cod pareciam mais apetitosas.

Nantucket não deu por causa da chuva, mas o que vi em Cape Cod valeu a viagem. Confira as minhas dicas para organizar a sua visita em Cape Cod.

Não tente um bate-volta saindo de Boston porque Cape Cod é lindo e você vai ficar arrependido 🙂

Nobska Lighthouse

Nobska Lighthouse: os faróis são uma das melhores atrações de Cape Cod


Onde fica Cape Cod

A península de Cape Cod fica localizada na Costa Leste, entre NY e Boston, no estado de Massachusetts, ou seja, no New England, berço da história americana.

Viu? Não é tão fim de mundo assim. Pode ser encaixado em qualquer roteiro de carro que passe no nordeste dos Estados Unidos.

Cape Cod tem mais de 100 km de extensão e uma forma meio arredondada, quase uma ferradura de cavalo. O litoral norte fica debruçado na Cape Cod Bay e na parte sul ficam as ilhas de Nantucket e Martha’s Vineyard.

As melhores atrações de Cape Cod

Cape Cod é uma famosa meta turística dos endinheirados de Boston e Nova York. Mas na minha opinião os motivos para visitá-la são outros:

  • as praias, as dunas e as focas: a natureza é o ponto forte de Cape Cod. Não é à toa que a região é repleta de áreas de preservação. As praias estão entre as mais bonitas da Costa Leste. Tem pra todos os gostos: calmas e rasas, com ondas, para famílias, para  amantes da natureza, para badalação, etc…E se você for sortudo vai encontrar focas e leões-marinhos tomando sol na beira da praia.
  • o parque nacional Cape Cod National Seashore: uma área de preservação litorânea localizada entre a extremidade norte e o litoral leste do cabo. Faz parte do circuito do National Parks Service (ou seja, para entrar pode usar o passe anual America The Beautiful). A área abriga importantes ecossistemas aquáticos e terrestres, além de oferecer inúmeras atividades ao ar livre. Foi criada pela iniciativa do Presidente Kennedy.
  • o passeio de observação das baleias: passeios em barcos especialmente adaptados para a observação de mamíferos marinhos. Duram 3-4 horas com preços variáveis (45-50 dólares por pessoa), com saídas principalmente de Provincetown e Hyannis, entre abril e outubro.
  • os antigos faróis: é uma das atrações de Cape Cod que você não pode perder. Existem pelos menos 10 faróis espalhados na península (mas nem todos são abertos ao público). Os mais famosos são o Race Point Light (Provincetown), Sandy Neck Lighthouse (Barnstable) e Nobska Light (Falmouth).
  • os cottages: nada tem mais cara de New England e Old America do que um charmoso cottage decorado com uma bandeira americana e uma cerca de madeira. E em Cape Cod existem milhares de cottages, todos lindos e maravilhosos, com cara de família feliz e torta de maça.
  • o passeio às ilhas de Nantucket e Martha’s Vineyard: Nantucket é famosa por causa de Moby Dick e pela caça às baleia e Martha’s Vineyard por ser a Capri do Atlântico. Tenho minhas dúvidas se vale a pena esticar o itinerário até Martha’s Vineyard mas tenho certeza que Nantucket vale a pena. Dizem que o vilarejo é super charmoso.
  • o sanduíche de lagosta e os clam shacks: entre as atrações gastronômicas (e não são poucas) o destaque vai para o lobster roll, típico sanduíche de lagosta e maionese. Em Cape Cod o legal é comer no clam shack onde você pode experimentar sopa de peixe, sopa cremosa de marisco (simplesmente amei!), fish and chips, moluscos gratinados. Tudo isso curtindo a vista ou o pôr do sol. Uma delícia.
  • os vilarejos típicos:  os vilarejos mais importantes são Provincetown (conhecida por ser reduto de artistas e gay-friendly) e Barnstable. Mas eu aconselharia uma parada nos vilarejos menores e mais pitorescos de Sandwich (isso mesmo, sanduíche), Chatham, Falmouth e Hyannis.
  • a história: é claro que entre as atrações de Cape Cod não podia faltar a história. Começando em 1620, quando Mayflower aportou em Provincetown, na extremidade norte de Cape Cod. E acabando com os Kennedy. Pois é, nenhum lugar nos Estados Unidos é mais kennediano do que Cape Cod, onde a família passava o verão. Quem curte a história do grande clã americano não pode deixar de visitar o JFK Hyannis Museum.
atrações de Cape Cod - Provincetown

Provincetown: ateliês, bistrôs e vida noturna


Beira-mar de Falmouth

Beira-mar de Falmouth


Mariscos gratinados

Mariscos gratinados, um dos pratos fortes de Cape Cod


Quando visitar Cape Cod

O verão é a melhor época para aproveitar a visita e curtir as praias e os passeios ao ar livre. Não esqueça que Cape Cod fica no norte dos Estados Unidos e o clima, mesmo na meia-estação, pode pregar peças que estragam a viagem.

Para unir o útil ao agradável e gastar um pouco menos com hospedagem, eu diria que melhor do que julho é o início ou o fim da temporada (junho, fim de agosto ou início de setembro).

Eu não recomendaria uma visita em Cape Cod fora da temporada de veraneio. Deve ser meio triste porque quase tudo fecha. E cá entre nós, praia no inverno é meio depressivo. E olha que eu não troco uma praia por nada. Melhor ficar mesmo em NY ou ir direto para Boston ou curtir o Fall Foliage dos arredores.

atrações de Cape Cod - cottage

Cidade de Falmouth, típico cottage da região de New England


Como chegar em Cape Cod

A melhor maneira para chegar em Cape Cod é de carro. Existe um ferry boat que sai de Boston e vai até Provincetown, mas somente no verão e não é muito barato.

Saindo de New York a única opção viável e rápida é o carro mesmo. Foi assim que fizemos.

Saímos de Nova York, exatamente do aeroporto JFK, onde alugamos o carro. Achei a saída da área do JFK muito complicada e congestionada. Não aconselharia essa solução. Melhor escolher outra diretriz para sair da cidade.

O trajeto até Hyannis, o centrinho de Cape Cod, tem 400 km. Como programamos um pernoite em Newport, escolhemos a highway litorânea I-95 que passa por New Rochelle e New Haven (no Connecticut), evitando a passagem por Providence.

Cape Cod fica a 115 km de Boston mas imagino que o trânsito também seja engarrafado durante o verão e nos fins de semana.

Chegando em Hyannis, o seu destino vai depender do roteiro que escolheu. Quem está com pressa e quer dar um rolê geral, a melhor opção é ir até Provincetown pela US-6.

Links uteis

Cape Cod Life | o site disponibiliza um bom mapa interativo dos faróis em Cape Cod

National Parks Service | Site oficial

Cape Cod National Seashore | Site oficial

JFK Hyannis Museum | Site oficial


17 respostas
  1. Luciana
    Luciana says:

    Você me convenceu em conhecer Cape Cod já na primeira frase, relembrando Moby Dick. E certamente entrou pra minha wishlist com a foto os mariscos gratinados, parecem deliciosos.

    Responder
  2. Itamar Japa
    Itamar Japa says:

    Confesso que não tinha ouvido falar em Cape Cod, mas achei um encanto de lugar. Parece ser um lugar super tranquilo. O post está bem completo e repleto de informações úteis. Parabéns!

    Responder
  3. Gil Sousa
    Gil Sousa says:

    Nunca tinha ouvido falar em Cape Cod, muito interessante! Parece um local bem tranquilo, mesmo o meu estilo de viagem 🙂 Obrigado pelas dicas, se um dia visitar os EUA vou ter de adicionar à minha lista.

    Responder
  4. contramapa
    contramapa says:

    Parece-me um lugar muito fixe. Tinha ouvido falar de nome, mas não sabia exatamente como era… E por acaso até estive lá perto quando fiz a minha road trip nos Estados Unidos!

    Responder
  5. Marta Chan
    Marta Chan says:

    Nunca estive em Cape Cod mas fiquei com uma enorme curiosidade, a avaliar pelas fotos foi mesmo bom hein! Tenho uma paixao enorme por focas e animais marinhos no geral 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *