As melhores atrações do Monument Valley
Já publiquei aqui no blog um guia de viagem com informações básicas mas agora é a vez de dar uma olhada nas melhores atrações do Monument Valley, o mais bonito entre os parques que visitei no meu itinerário no Arizona e Utah.
Bonito e emocionante. Porém…quem chega até o Monument Valley tem que gostar de natureza. Eu prefiro sempre avisar os leitores sobre o que vão encontrar. Nada além de natureza pura. A não ser as pequenas lojinhas de tapetes e bijuterias em prata dos índios Navajo.
Se o Monument Valley for a sua praia, confira as dicas para descobrir as formações rochosas mais famosas e os melhores mirantes para fotografias. Sim, o Monument Valley é um paraíso para quem gosta de fotografar.
Se quiser saber mais sobre a localização do parque, os horários e os tipos de visita, consulte o post geral clicando no link abaixo:
Entrando no Monument Valley
A rodovia US-163 leva o visitante até a entrada do parque, bem perto da divisa entre o Utah e o Arizona. No Visitor Center encontram-se um café, uma loja de souvenir e o hotel The View. Ao lado do hotel fica o primeiro (e talvez o mais bonito) mirante do parque, o Lookout Point. Se o céu estiver límpido aproveite para fotografar o famoso cartão postal (no fim da tarde, a luz do sol bate diretamente sobre as rochas, acentuando a cor vermelha).

Quando você sonha com um lugar e…de repente…ele aparece na sua frente (US 163 chegando no Monument Valley)
A Valley Drive
A Valley Drive é uma estrada não asfaltada que atravessa o parque, passando pelos pontos notáveis com acesso livre. São 17 milhas (27 km) no meio de paisagens icônicas e surreais. Quem curte filme western e on the road vai deitar e rolar ao reconhecer os cenários de Easy Rider, Mission Impossible, etc.
Os pontos notáveis do parque são numerados de 1 a 11. O roteiro é super fácil porque tem placa em cada um deles:
- The Mittens and Merrick Butte
- Elephant Butte
- Three Sisters
- John Ford’s Point
- Camel Butte
- The Hub
- Totem Pole and Yei Bi Chei
- Totem Pole and Sand Springs
- Artist’s Point
- North Window
- The Thumb

Mapa explicativo e os pontos notáveis numerados (crédito www.americansouthwest.net)
Duração do trajeto | 2 a 4 horas, dependendo do número de paradas e do tempo de permanência em cada ponto notável
Limite de velocidade | 15 mph
Melhor horário para visita | pela manhã para não encontrar muita gente e para evitar o calor durante os meses de verão
Melhor horário para fotografar | as primeiras horas da manhã
As melhores atrações do Monument Valley
Difícil escolher as melhores atrações do Monument Valley sem cometer injustiças :)
Como não fiz nenhum tipo de excursão guiada, visitei somente os pontos notáveis que ficam localizados ao longo da Valley Drive, ou seja, gratuitos. No tour guiado (e tem vários tipos) o visitante tem acesso a áreas restritas e remotas do parque que parecem – pelo menos nas fotografias – muito bonitas.
Algumas excursões entram nos vilarejos Navajo e outras levam até os melhores mirantes para fotografias. Os guias ajudam com dicas de composição e enquadramento. Mas tem que pagar, é claro, e, depois de 10 dias on the road nos EUA, a conta estava começando a ficar salgada. Enfim, eu fiz o passeio por conta própria mas aconselharia um tour guiado para quem quer fotografar o nascer ou o pôr do sol dentro do parque e de perto.
Voltando ao roteiro…O que você vai encontrar lá? O parque fica em uma região completamente desértica, terra vermelha, zero vegetação a não ser rasteira, arbustos e galhos secos aqui e acolá.
O conjunto é um cenário único. E digo mais, na minha opinião as paisagens abrangentes e as cores vivas das rochas e do terreno fazem do Monument Valley o verdadeiro rival do Grand Canyon.
A única trilha com acesso livre é a Wildcat Trail (5 km) que passa ao lado do West Mitten Butte. Todas as outras trilhas do parque podem ser percorridas somente com guia Navajo. Nem tente sair da Valley Drive.
O primeiro trecho da Valley Drive é o mais íngreme mas o resto do roteiro é tranquilo, plano e bem cuidado. Acho que pode ser problemático somente se chover porque a estrada pode ficar escorregadia.
A primeira parada “obrigatória” é o ponto 1 onde ficam as três formações icônicas do parque: West Mitten Butte, Merrick Butte e East Mitten Butte. Do lado direito da estrada fica o Mitchell Mesa.
Em seguida começa o desfile dos outros pontos notáveis. Em dois deles a vista panorâmica é muito abrangente: Artist’s Point e John Ford’s Point. Aliás, o Artist’s Point é um dos melhores pontos para fotografar o nascer do sol. Para fotografar o John Ford’s com o cavalo tem que pagar 2 dólares.
No North Window e The Hub, a vista é bonita mas menos completa.
Além dos pontos notáveis, ao longo da Valley Drive você vai encontrar muitos lugares ótimos para fotografar. Infelizmente nem todos tem acostamento, mas se o dia não estiver movimentado, uma paradinha rápida é super viável.

O majestoso West Mitten Butte

A Valley Drive passando pelo Camel Butte (Three Sisters em segundo plano)

O famoso mirante no John Ford’s Point – uma das vistas mais bonitas do parque

Totem Pole and Sand Spring, fotografia de longe para tentar enquadrar tudo

The North Window, vegetação rasteira, vista entre o Elephant Butte e Cly Butte

Panorama com ameaça de chuva – o fantástico Artist’s Point
Dicas de fotografia
Por um lado, não é difícil fotografar o Monument. Não tem gente passando na frente e lugares muito espaçosos. O problema – como sempre – é acertar o dia com boas condições meteo. Eu cheguei de manhã cedo e o dia estava muito bonito mas com o passar das horas ficou nublado e menos límpido. Questão de sorte.
O equipamento mínimo para quem quer tentar o tour guiado inclui:
- um tripé,
- lente grande angular para captar a ampla dimensão da paisagem (16-35mm ou 24-70mm)
- filtro polarizador.
- lente teleobjetiva (70-300mm)
Aliás esse equipamento vale para todos que levam uma câmera reflex.

Mais uma…
Lins úteis
Site oficial do circuito dos parques Navajo | Parques Navajo
Página oficial do Monument Valley | Monument Valley
No blog tem mais sobre outros parques americanos
Guarde o post no seu Pinterest para ler depois. É super pratico!
Fiquei entusiasmada com sua descrição e já estou me preparando para conhecer!
Mesmo repetido, se for o caso, o meu comentário é a expressão do meu entusiasmo !
:)
Olá,
acho uma viagem imperdível para quem tem a ocasião de visitar os EUA e gosta de natureza.
Abs
Boa matéria, Vou qualquer dia fazer essa trip. :-)
Olá André,
eu adorei os parques do Arizona e Utah. É uma viagem para qualquer tipo de viajante que goste de natureza: famílias com filhos, grupos de amigos, casais… A cada km você vai encontrar paisagens que-te-deixam-sem-palavras. Sem exagero.
Quem gosta de fotografar então…vai deitar e rolar.
Abs