praias de Maragogi

As melhores praias de Maragogi


Maragogi, no norte de Alagoas, não é novidade para os fãs de piscinas naturais e mar azul turquesa. Mas, na realidade, o trecho de litoral conhecido como Maragogi, o Caribe Brasileiro, abriga várias praias, todas relativamente perto e com características bem diferentes. Surge então a pergunta de um milhão de dólares: quais são as melhores praias de Maragogi?


Perguntinha difícil de responder porque gosto é gosto. E não se discute. Mas é sempre útil ouvir (ou ler) a opinião de quem conhece o lugar para poder decidir melhor.

A minha listinha é o resultado de várias visitas na região; a última delas, apenas uns dias atrás, foi em pleno verão. Na lista tem uma pitada do meu gosto pessoal, é claro. Por exemplo: eu não gosto de fuzuê e muvuca na praia. Ou seja, praia para mim é sinônimo de descanso, relax, natureza (melhor ainda se quase intocada). Fujo de praias com música alta, suja, lotada e com milhares de pousadas, hotéis e barraquinhas de comida e bebida.

Para mim é suficiente uma infraestrutura básica de apoio ao turista, nada chamativo e extravagante. Praia longe de cidade grande – como Maragogi – não deve parecer nadinha com os horríveis balneários dos anos 70-80 que estragaram tantos trechos do litoral brasileiro.

Então vamos lá!

Onde fica Maragogi

Maragogi fica entre os municípios de Japaratinga (AL) e São José da Coroa Grande (PE), em um dos trechos mais bonitos e bem preservados do litoral nordestino.

A cidadezinha fica a 115 km de Maceió (pela AL 101 Norte) e a 130 km de Recife (pela BR 101 Sul e PE 060). O litoral de Maragogi, com 22 km de extensão, começa na Praia de Peroba, na divisa com Pernambuco, e vai até a Praia de São Bento, antes de Japaratinga, para quem vem de Recife.

Entre as duas extremidades, começando por São Bento, ficam as praias do Camacho, Maragogi, Barra Grande, Burgalhau, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue.

canavial

Canaviais e fruteiras ao longo da estrada que leva até Maragogi


O litoral de Maragogi

O litoral de Maragogi pertence à Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, criada em 1997. A APA, com extensão de 150 km e área de 413 mil hectares, é a maior área de preservação ambiental marinha do Brasil. Um detalhe que faz toda a diferença!

A APA abrange a linha de costa entre o município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, até Paripueira, em Alagoas, e tem como principal característica a presença de uma longa barreira de recifes de corais e uma alta biodiversidade marinha, incluindo espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

Eis porque os arrecifes e as piscinas naturais são as principais atrações de Maragogi. As áreas abertas à visitação são: Galés, a quase 6 quilômetros do litoral, na frente da vila, Taocas e, enfim, Barra Grande ao norte.

A APA Costa dos Corais é de livre acesso.

As melhores praias de Maragogi

Praia de Peroba

É a primeira praia depois da divisa com Pernambuco, vindo de Recife, a 12 km da vila de Maragogi. Pouco movimentada e com poucas barracas de praia. Presença de condomínios, pousadas e algumas restaurantes.

A praia tem um coqueiral exuberante, águas rasas e tranquilas durante a maré baixa quando o areal fica bem amplo. Aliás, águas rasas e mornas são uma das características das praias de Maragogi.

para quem gosta de tranquilidade e de caminhar na beira da praia.

Praia de Peroba

O areal da Praia de Peroba na maré baixa


Praia Ponta de Mangue

Mais movimentada do que a vizinha Praia de Peroba porque tem mais infraestruturas como bares, casas de veraneio e aluguel de caiaques. Areal amplo, águas rasas e muitos currais de peixe perto da praia.

para famílias com crianças e para quem gosta de ter pelo menos um barzinho por perto.

Ponta de Mangue

Ponta de Mangue, entre Antunes e Peroba


Praias de Antunes e Xaréu

A praia de Antunes é uma das mais famosas praias de Maragogi, além de ser de fácil acesso porque a entrada é bem sinalizada. Infelizmente o primeiro trecho da praia é muito movimentado por causa dos bares e barracas de praia. Anos atrás era bem mais tranquila. 🙁

Quem quer ficar longe da muvuca pode estacionar em Antunes e caminhar 10 min em direção norte até chegar na Praia de Xaréu, que fica mais ou menos na frente da pousada Fazenda Xaréu.

Na minha opinião é uma das melhores praias de Maragogi. Aliás, eu diria que é a melhor. Ladeada por um maravilhoso coqueiral, tem areias brancas e águas cristalinas. Uma verdadeira piscina de águas mornas na beira da praia. Na maré baixa o gostoso é caminhar mar adentro ou ficar de molho até a maré subir. Praticamente de-ser-ta!!

Dica extra: se Xaréu é sua praia então você vai gostar de Maracaípe, perto de Porto de Galinhas.

Leia mais aqui no blog >> A praia de Maracaípe.

para quem gosta de sossego garantido (em Xaréu) mas não muito longe de uma cervejinha gelada num bar pé-na-areia (em Antunes).

praias de Maragogi

As barracas de praia no primeiro trecho de Antunes, movimentado mas sem exageros


praia de Antunes

Xaréu fica logo depois da praia de Antunes, em direção norte


praia de Antunes

Pra ninguém falar que estou exagerando: águas cristalinas e praia deserta


Praia de Burgalhau

Na praia de Burgalhau fica o famoso restaurante Burgalhau (que eu nunca experimentei). O acesso é sinalizado pela placa do restaurante, a 4 km da vila.

Praia agradável mas sem o encanto de Xaréu, na minha opinião. No entanto, quem prefere ter um barzinho por perto vai gostar das espreguiçadeiras na areia que o Burgalhau disponibiliza para os clientes.

para quem gosta de sossego mas não quer ficar longe da vila de Maragogi.

Praia de Burgalhau

Praia de Burgalhau, pertinho da vila de Maragogi porém mais tranquila


Praia de Burgalhau

O bar-restaurante Burgalhau


Praia de Maragogi

Como não falar de Maragogi? Não é a minha praia, mas seria injusto não explicar ao leitor que a vila é o centro das atividades comerciais, turísticas e esportivas da região. A praia, de consequência, é “urbana” e movimentada.

Considere que a praia é o ponto de embarque para as piscinas naturais, a seis quilômetros da costa. Tem sempre vaivém de turistas e operadores. E como o passeio é muito bonito e vale a pena, a parada em Maragogi é praticamente obrigatória.

Aviso aos navegantes: as embarcações saem lotadas e nem sempre é possível fotografar e curtir o mergulho com tranquilidade, principalmente em janeiro. Quem prefere um passatempo mais tranquilo (e barato) pode optar por um passeio de jangada na praia de Barra Grande.

Na beira-mar encontram-se vários restaurantes, pousadas, lojas de artesanato, mercadinhos, pontos de saída dos passeios de buggy, etc.

para quem gosta de ficar perto de tudo e não liga para fuzuê.

praias de Maragogi

Lojas e restaurantes na orla de Maragogi


praia de Maragogi

Não é a minha praia: movimento, lojas e bares na orla


Praia de São Bento

Na realidade a praia é mais famosa pelos sequilhos e pelos biscoitos do que pelo mar. Mas acho que um pit stop gastronômico vale a pena porque os bolos de goma são realmente muito gostosos. Aliás, eu diria que são um ótimo souvenir 🙂

A praia não é lá essas coisas em termos de visual, principalmente se você parou antes em Antunes e Xaréu.

para famílias que gostam de passar temporadas em casas de veraneio.

praia de São Bento

Praia de São Bento e, no horizonte, a praia de Camacho


As outras praias

Baita responsabilidade não citar as praias de Barra GrandeCamacho entre as melhores praias de Maragogi. Mais tive os meus motivos. Barra Grande é um vilarejo relativamente movimentado, apesar de ser um pouco menor do que Maragogi. O acesso à praia é complicado porque o mar invadiu vários trechos, chegando perto das casas durante a maré cheia. Se você não tem intenção de fazer o passeio de jangada até as galés, talvez seja melhor escolher outra praia.

Estive em Camacho rapidamente e com a maré cheia e não deu para avaliar bem a praia e nem se as águas são turvas por causa do rio, como muitos dizem. Com certeza é uma praia tranquila com um belíssimo coqueiral, sem barracas e vendedores de bebidas.

Informações úteis

Meio de transporte | A melhor maneira para conhecer o litoral de Maragogi em pouco tempo é de carro. Você fica livre de parar onde e quanto tempo quiser. Cuidado somente com o horário dos deslocamentos porque enfrentei looongas filas num domingo de janeiro à tarde, na volta para Recife.

Estadia mínima | 2 dias (um dia para visitar as piscinas e um dia para conhecer as outras praias)

Página FB da Prefeitura de Maragogi | Facebook


Guarde no Pinterest para ler depois

praias de Maragogi

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *