Borough Market

Borough Market: o mercado gourmet de Londres


Era uma vez a cidade do Fish and Chips… Esqueça este clichê porque Borough Market é a prova que Londres virou a página e trocou o cardápio.

Há anos o circuito turístico londrino aumenta e engloba novos bairros, bem descolados e alternativos. Southwark é um deles: charmoso, histórico, pertinho do Tâmisa, começando logo depois da London Bridge. Borough Market, o mercado gourmet de Londres, fica justamente embaixo dos arcos da London Bridge, espalhando-se nas imediações. É o baricentro de Southwark.

Borough Market

Atrás das fachadas modernas e elegantes de Southwark fica o Borough Market

A história do Borough Market

Southwark, conhecido também como The Borough, foi o primeiro núcleo de povoamento a ser criado na região, na margem sul do rio. No início ainda não existiam pontes que ligavam as duas margens. Foram os Romanos que construíram a primeira delas, onde hoje em dia fica a London Bridge. Na margem norte – onde hoje fica a City construíram o centro administrativo e o fórum da cidade, e do outro lado, o mercado, o Borough Market, em 43 a.C.

Dizem que os Romanos construíram a ponte porque na realidade já existia o mercado. Mas é um detalhe. Importante é saber que o Borough Market resistiu até hoje e transformou-se no ponto de referência gastronômico de Londres.

Na verdade, o primeiro documento escrito sobre o mercado é de 1276, quando os comerciantes foram transferidos da ponte para as imediações. Chegou até a ser fechado pelo Parlamento, mas os moradores do bairro fizeram uma vaquinha, compraram um terreno e reabriram o mercado. Nos meados de 1700 foi colocado definitivamente onde está hoje.

O pavilhão de ferro com a cúpula de vidro, ainda existente e por sinal muito bonito, foi construído por volta de 1851, na época da Rainha Vitória.

Foi aberto para vendas no varejo somente em 1998. Desde então o mercado tem sido valorizado com reformas e eventos. Hoje o Borough Market é um dos melhores mercados da cidade (ou talvez o melhor) e meta de exploradores gastrônomicos do mundo inteiro.

Borough Market

A London Bridge e a estrutura vitoriana do Borough Market

Borough Market

Venda de frutas e verduras selecionadas no Borough Market


Porque visitar o Borough Market

É um paraíso gourmet onde são vendidos os melhores produtos das terras de Sua Majestade, e não somente. É uma mistura entre um farmers’ market e um delicatessen. Poderia até ser uma feira-livre italiana, mas estamos no miolo de Londres. E não tem nada a ver com Camden Town ou Brick Lane.

Mesmo quem não curte guloseimas deveria dar um pulinho porque o lugar merece uma visita: surpreende a antiga estrutura vitoriana entre os novos edifícios super modernos, como o maravilhoso The Shard do arquiteto italiano Renzo Piano. Só pra lembrar que ali dominaram os Romanos…

The Shard e o Borough Market

O Borough Market fica pertinho do majestoso The Shard, obra do italiano Renzo Piano


Enfim, o Borough Market é uma mistura de aromas e sabores que ninguém pensa em encontrar nas entranhas de uma cidade aparentemente tão séria e pouco gourmet.

As lojinhas e os quiosques ficam nas áreas cobertas do mercado e nas ruelas laterais. A maior parte dos comerciantes são os próprios produtores ou importadores diretos. Quer dizer: garantia de proveniência e autenticidade. A origem dos produtos é principalmente britânica, como o peixe, a carne e o queijo, mas têm também várias lojas de comidas italiana, espanhola, grega, francesa, marroquina, alemã, etc. Em alguns quiosques o cliente pode experimentar gratuitamente o produto antes de comprar.

Aqui vale o ditado: qualidade custa caro. Mas a regra vale em qualquer mercado gourmet, não somente em Londres.

O que comprar e experimentar

Além da venda de frutas e verduras, comidas semiprontas, temperos, pão, frios, chá, etc, é possível comer – sem gastar fortunas – nos vários quiosques que ficam dentro e nas redondezas do Borough Market. A comida de rua fica principalmente na área da Catedral de Southwark. Cuidado com as armadilhas pega-turista: pergunte sempre o preço antes de comprar.

Borough Market

Hortaliças especiais para quem gostar de explorar novos sabores


Deixando pra lá os produtos de outros países europeus, bem mais conhecidos, encontrei especialidades ingleses surpreendentes, para verdadeiros gourmets, como os queijos do Sussex (comprei uma fatia de Sussex Farmhouse, curado, premiado, muito bom), os salames do País de Gales, os chocolates, o pão típico local London bloomer e variedades raras de frutos do mar.

Dentro do mercado você vai encontrar principalmente:

  • produtos de padaria e confeitaria;
  • embutidos e frios em geral;
  • laticínios;
  • vinhos, cervejas, sucos em garrafa, chá, café;
  • frutos do mar;
  • temperos em geral;
  • carnes (interessante as carnes exóticas, como canguru, zebra,….sem brincadeira).
Queijos no Borough Market

Seleção de queijos…não precisa comentar

Pães no Borough Market

Venda de pães típicos ingleses

Geléia, mel, doces...

Geléia, mel, doces…


A comida de rua é variada: hambúrgers com carnes selecionadas, sanduíche de lombo assado, paellas, especialidades da Etiópia…e os melhores doughnuts de Londres (assim dizem…). Eu comi uma com creme de limão e confirmo que era mavavilhosaaaa.

Enfim, a negação do clichê “em Londres a comida é péssima…”

O lugar merece, eu amei.

Comida de rua no Borough Market

Comidinhas de rua no Borough Market…tem de tudo

Borough Market - comida de rua

Comes e bebes nas ruelas do Borough Market…aqui o sanduíche é uma delícia


Onde fica o Borough Market

Na zona sul de Londres, perto do Tâmisa e da London Bridge.  A melhor opção é combinar a visita ao mercado com um passeio no Southbank até a Ponte de Westminster.

Endereço: 8 Southwark Street, London

Como chegar

Metrô

  • London Bridge – Linhas Northern e Jubilee: 2 minutos a pé
  • Borough – Linha Northern: 7 minutos a pé
  • Monument – Linhas Circle e District: 8 minutos a pé

Ônibus

Muitos ônibus passam na área como por exemplo o n. 43 ou o n. 17. Consulte o aplicativo da companhia de transportes para saber a melhor alternativa. Veja o link no fim do artigo.

Horários do Borough Market

Evite o sábado (quando eu fui) porque fica muito cheio. A melhor opção é chegar cedo para conseguir fotografar e passear com calma.

Horários de abertura

  • segunda e terça | aberto somente para almoço (10-17 h)
  • quarta e quinta | mercado completo (10-17 h)
  • sexta | mercado completo (10-18 h)
  • sábado | mercado completo (8-17 h)

Informações úteis


 

Fotos: Adelaide Pereira

6 respostas
  1. Sheila
    Sheila says:

    Boas dicas sobre a feira e sobre Southbank. Estou montando um roteiro em Londres. Você acha que vale a pena ficar hospedada nesse bairro ou é melhor ficar no “centro” mesmo de Londres. O nosso grupo não gosta muito de muvuca mas temos medo de ficar muito longe. Obg.

    Responder
    • Adelaide
      Adelaide says:

      Se você ficar hospedada no início, entre as pontes de Westminster e Waterloo, não fica longe do centro. Pelo contrário. Do outro lado das pontes fica Covent Garden, St James, Big Ben, etc. Tem paradas do metrô de várias linhas, além das estações de Charing Cross e Waterloo, entre as mais importantes de Londres. Boa viagem!

      Responder
  2. Sheila
    Sheila says:

    Obrigada, Os preços de hospedagem em Londres estão muito altos por causa do câmbio. Estive vendo que uma opção é Greenwich. A hospedagem é bem mais barata, mas fica longe do centro. Vale a pena para quem vai ficar somente três dias?

    Responder
    • Adelaide
      Adelaide says:

      Oí Sheila,
      escolher hospedagem não é fácil. Acho Greenwich meio longe. Ida e volta até o centro de Londres leva bem mais de uma hora. É uma opção válida se você não quer renunciar a um bom hotel. Caso contrário eu acho mais negócio ficar em uma das redes low cost tipo Travelodge. Não tem luxo, mas são confortáveis e não ficam longe do centro.

      Responder
    • Adelaide
      Adelaide says:

      Oí Leonardo,
      tens razão em ficar preocupado 🙂
      Eu adorei. A comida é gostosa mas o mood é melhor ainda.
      Vai lá na hora do almoço, ou um pouco antes para um aperitivo.
      Vai estar cheio, é verdade. Mas…é muito legal.
      Abs

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *