Chrissi Island: a ilha dourada de Creta


Chrissi Island é mais uma ilha grega ma-ra-vi-lho-sa, daquelas que você não esquece. Imaginem uma ilha “caraíbica” no meio do Mar Líbico a poucos quilômetros da Ilha de Creta. Pois é, todos os clichés possíveis e imaginários sobre praias paradisíacas combinam perfeitamente com essa pequena ilha, com apenas 7 km de comprimento, que além de tudo é uma importante área protegida do Mediterrâneo e completamente desabitada.

Onde fica Chrissi Island

Chrissi Island (Gaidouronisi) fica a 15 km do litoral sul da Ilha de Creta, no Mar Líbico, perto da cidade de Ierapetra, a cidade mais meridional da Europa.

A ilha faz parte da rede “Natura 2000“, um importante sistema europeu de conservação da natureza, graças à presença de habitats naturais únicos e espécies raras e em perigo de extinção. A ilha abriga, entre outros tesouros, o maior bosque de origem natural do raro Cedro-do-Líbano, com árvores com mais de 200 anos (!!) e 7 metros de altura.

O cenário inclui também mar cristalino e areias brancas com reflexos dourados e repletas de pedaços de conchas 🙂

Chrissi Island

Bem-vindo a Chrissi Island


Como chegar em Chrissi Island

A maioria dos aeroportos europeus tem voos diretos ou com escala em Atenas até os dois principais aeroportos da Ilha de Creta: Heraklion e Chania. O aeroporto mais próximo de Ierapetra é Heraklion, a 95 km. Quem não quer alugar carro, pode ir até Ierapetra de ônibus. A viagem de 100 km dura quase duas horas e custa 10 euros.

Eu usei o aeroporto de Chania por ser mais prático para o meu roteiro que incluiu o litoral sul e oeste da Ilha de Creta.

A maneira mais prática para chegar até Chrissi Island é pernoitar diretamente em Ierapetra ou Agios Nikolaos.

Infelizmente não é permitido pernoite ou acampamento na ilha. Assim escrevem os guias oficiais. Mas li em alguns blogues que é permitida a montagem de uma pequena tenda para passar uma noite ou duas no máximo. Sinceramente não sei se é possível. O problema é que na ilha não tem infraestrutura para acampamento, tipo banheiro, água encanada, transporte, etc. Acho meio arriscado tentar pernoitar. Não esqueçam que a ilha é desabitada.

A única alternativa para visitar Chrissi Island é com excursão, particular em em grupos. Os barcos para a ilha saem do porto de Ierapetra às 10:30 ou 12:30 e voltam às 16 ou 17. As passagens podem ser reservadas on line ou compradas diretamente nos guichês do porto (mas precisa chegar cedo). O preço é 25 euros, ida e volta.

A viagem dura mais ou menos 1 hora. O serviço funciona entre abril e outubro.

Quem gosta de viagem tranquila e relax, deve evitar o tal do fun boat com música e churrasquinho a bordo.

Site com informações gerais sobre a ilha: Chrissi Island

Ierapetra

Vista do porto da cidadezinha de Ierapetra


Chrissi Island

Chrissi Islando no horizonte!


Passar o dia em Chrissi Island

Ao chegar na ilha, a única alternativa é ir-imediatamente-para-a-praia!! Não tem muito o que fazer em Chrissi Island a não ser passear na beira da praia, pegar aquele solzinho e relaxar. Mas foi exatamente para isso que você foi até lá. Merecido repouso – quem sabe depois de um roteirão na Grécia.

No litoral sul da ilha tem uma taverna grega para refeições rápidas, com banheiro e chuveiro. No litoral norte tem um pequeno bar, o “Golden Beach”, que vende bebidas e lanches.

Eu optei por um piquenique na praia com sanduíches que comprei em Ierapetra antes do embarque.

Para curtir a beleza de Chrissi Island confira as fotos que seguem ou programe uma paradinha lá na sua próxima viagem à Grécia.

Chrissi Island

Exemplares de vegetação protegida na beira da praia


Chrissi Island

Tem praia para todos os gostos. Mas a água é sempre suuuuper transparente – foto sem filtro!!


Chrissi Island

Não precisou usar Photoshop. Areia macia e branquinha, mar azul e cristalino


Se quiser saber mais sobre as outras praias que visitei  da Ilha de Creta, clique nos post abaixo.


Guarde no Pinterest para ler depois!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *