A Espanha no prato: comidas típicas de Valência


Uma seleção das melhores comidas típicas de Valência, cidade espanhola mundialmente conhecida pela paella e um dos melhores polos gastronômicos do país.

Quando o assunto é comida, a Espanha é como a Itália. A refeição é um rito e um momento-chave do dia… Traduzindo: a Espanha é um ótimo destino onde viajantes gourmet (presente!) podem deitar e rolar…

Além da icônica paella valenciana, a culinária regional oferece um cardápio recheado de pratos menos conhecidos mas igualmente deliciosos.

O desfile dos comes e bebes começa já no café da manhã com opções inusitadas que vão mexer com as suas crenças culinárias. Então, com garfo e faca na mão, vamos conhecer as comidas típicas dessa lindeza de cidade que fica no sul da Espanha, debruçada no Mar Mediterrâneo.

Comidas típicas de Valência

Café da manhã

O dia começa com uma xícara de café com leche quentinho e tostadas. Tostada parece com pão na chapa mas é temperado com azeite ou azeite e molho de tomate, às vezes até com tomates cozidos em pedacinhos. Não se assustem porque tem a versão doce preparada com manteiga e geleia… mas se eu fosse você faria como os valencianos e tentaria a tostada com tomate :)

Quem curte café pode arriscar o café con hielo, com cubinhos de gelo que podem ser feitos com café ou água, ou o café cortado, com uma gotinha de leche quente ou frio.  E por que não o tradicional zumo de naranja, um suquinho de laranja feito ha hora com as famosas laranjas da região?

Se a tostada com tomate parece demais para você, tente o panquemao, pão queimado, um pão doce coberto de açúcar gratinado, ou o farton, bisnaga de pão doce valenciano, servido geralmente com a horchata, bebida feita com chufa (junça em português). A horchata é doce e tem um gosto muito peculiar que não gostei. Prefiro o leite de amêndoas siciliano.

Outra tradição típica de Valência é o almuerzo, uma refeição rápida entre 9 e 11 da manhã, geralmente um lanche com sanduíche reforçado.

Horchata

Horchata, bebida típica de Valência


farton

Farton, o docinho típico valenciano que parece um charuto


Aperitivo com tapas

Para esperar o almoço (ou o jantar) nada melhor do que um pratinho de tapas, os famosos petiscos espanhóis servidos com cañas de cerveza… ou melhor ainda com a Água de Valencia, coquetel típico feito com suco de laranja, champanhe, vodka e gim. Em outras palavras: uma delícia!

A escolha é infinita e tem para todos os gostos, desde as famosas patatas bravas até os menos conhecidos esgarraet, tirinhas de bacalhau com pimentão vermelho, alho e azeite, e as clochinas, mexilhões típicos valencianos.

Leia mais no blog | Tudo sobre as tapas espanholas

água de valência

Água de Valência, o coquetel típico valenciano bem acompanhado com tapas locais


Almoço

Finalmente chegou a hora da paella. Sim, porque a paella é um prato típico do almoço e não do jantar como muita gente pensa. Apesar de que é bom lembrar que o almoço valenciano nunca é servido antes das 13 ou 14.

Para explicar o que é a paella, precisaria escrever um artigo inteiro sobre o assunto. A receita é difícil e longa, além de requerer ingredientes selecionados e fresquíssimos.

Há muitas versões de paella, a mais famosa é feita com frutos do mar. Mas a verdadeira paella valenciana é feita com arroz bomba, açafrão, galinha, coelho, vagem e até escargot (menos comum).

O arroz bomba é um tipo de arroz com Denominação de Origem Protegida, cultivado na região de Múrcia e parecido com o arroz italiano usado para risotto.

A paella deve ser cozida lentamente na panela típica, a paellera e, melhor ainda, no fogão a lenha. A paella demora mais ou menos 45 minutos para ser preparada, ou seja, duvide de restaurante que tem paella pronta e servida na hora. Além de tudo, uma paella que se respeite deve ser servida diretamente na panela.

Outras receitas valencianas preparadas com arroz e indicadas para o almoço são o arroz caldoso, caldo de arroz com frutos do mar, e o arroz  meloso, um caldo um pouco mais cremoso do que o caldoso.

Jantar

Se a paella ficou para o almoço, no jantar as opções gastronômicas valencianas são menos conhecidas mas nem por isso menos gostosas e pitorescas.

Começando pela fideuá, uma das melhores comidas típicas de Valência, muita parecida com a paella, mas feita com uma massa chamada fideos.

Muita boa também a olla valenciana, sopa tradicional feita com grão-de-bico e vários tipos de carne, ensacados e verduras.

Tudo regado por um bom vinho valenciano!

Leia mais sobre Valência aqui no blog | A Cidade das Artes e das Ciências

comidas típicas de Valência

Fideuá, prato valenciano muito parecido com a paella



Guarde no Pinterest para ler depois

comidas típicas de Valência

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.