A Espanha no prato: comidas típicas de Valência
Uma seleção das melhores comidas típicas de Valência, cidade espanhola mundialmente conhecida pela paella e um dos melhores polos gastronômicos do país.
Quando o assunto é comida, a Espanha é como a Itália. A refeição é um rito e um momento-chave do dia… Traduzindo: a Espanha é um ótimo destino onde viajantes gourmet (presente!) podem deitar e rolar…
Além da icônica paella valenciana, a culinária regional oferece um cardápio recheado de pratos menos conhecidos mas igualmente deliciosos.
O desfile dos comes e bebes começa já no café da manhã com opções inusitadas que vão mexer com as suas crenças culinárias. Então, com garfo e faca na mão, vamos conhecer as comidas típicas dessa lindeza de cidade que fica no sul da Espanha, debruçada no Mar Mediterrâneo.
Comidas típicas de Valência
Café da manhã
O dia começa com uma xícara de café com leche quentinho e tostadas. Tostada parece com pão na chapa mas é temperado com azeite ou azeite e molho de tomate, às vezes até com tomates cozidos em pedacinhos. Não se assustem porque tem a versão doce preparada com manteiga e geleia… mas se eu fosse você faria como os valencianos e tentaria a tostada com tomate :)
Quem curte café pode arriscar o café con hielo, com cubinhos de gelo que podem ser feitos com café ou água, ou o café cortado, com uma gotinha de leche quente ou frio. E por que não o tradicional zumo de naranja, um suquinho de laranja feito ha hora com as famosas laranjas da região?
Se a tostada com tomate parece demais para você, tente o panquemao, pão queimado, um pão doce coberto de açúcar gratinado, ou o farton, bisnaga de pão doce valenciano, servido geralmente com a horchata, bebida feita com chufa (junça em português). A horchata é doce e tem um gosto muito peculiar que não gostei. Prefiro o leite de amêndoas siciliano.
Outra tradição típica de Valência é o almuerzo, uma refeição rápida entre 9 e 11 da manhã, geralmente um lanche com sanduíche reforçado.

Horchata, bebida típica de Valência

Farton, o docinho típico valenciano que parece um charuto
Aperitivo com tapas
Para esperar o almoço (ou o jantar) nada melhor do que um pratinho de tapas, os famosos petiscos espanhóis servidos com cañas de cerveza… ou melhor ainda com a Água de Valencia, coquetel típico feito com suco de laranja, champanhe, vodka e gim. Em outras palavras: uma delícia!
A escolha é infinita e tem para todos os gostos, desde as famosas patatas bravas até os menos conhecidos esgarraet, tirinhas de bacalhau com pimentão vermelho, alho e azeite, e as clochinas, mexilhões típicos valencianos.
Leia mais no blog | Tudo sobre as tapas espanholas

Água de Valência, o coquetel típico valenciano bem acompanhado com tapas locais
Almoço
Finalmente chegou a hora da paella. Sim, porque a paella é um prato típico do almoço e não do jantar como muita gente pensa. Apesar de que é bom lembrar que o almoço valenciano nunca é servido antes das 13 ou 14.
Para explicar o que é a paella, precisaria escrever um artigo inteiro sobre o assunto. A receita é difícil e longa, além de requerer ingredientes selecionados e fresquíssimos.
Há muitas versões de paella, a mais famosa é feita com frutos do mar. Mas a verdadeira paella valenciana é feita com arroz bomba, açafrão, galinha, coelho, vagem e até escargot (menos comum).
O arroz bomba é um tipo de arroz com Denominação de Origem Protegida, cultivado na região de Múrcia e parecido com o arroz italiano usado para risotto.
A paella deve ser cozida lentamente na panela típica, a paellera e, melhor ainda, no fogão a lenha. A paella demora mais ou menos 45 minutos para ser preparada, ou seja, duvide de restaurante que tem paella pronta e servida na hora. Além de tudo, uma paella que se respeite deve ser servida diretamente na panela.
Outras receitas valencianas preparadas com arroz e indicadas para o almoço são o arroz caldoso, caldo de arroz com frutos do mar, e o arroz meloso, um caldo um pouco mais cremoso do que o caldoso.
Jantar
Se a paella ficou para o almoço, no jantar as opções gastronômicas valencianas são menos conhecidas mas nem por isso menos gostosas e pitorescas.
Começando pela fideuá, uma das melhores comidas típicas de Valência, muita parecida com a paella, mas feita com uma massa chamada fideos.
Muita boa também a olla valenciana, sopa tradicional feita com grão-de-bico e vários tipos de carne, ensacados e verduras.
Tudo regado por um bom vinho valenciano!
Leia mais sobre Valência aqui no blog | A Cidade das Artes e das Ciências

Fideuá, prato valenciano muito parecido com a paella
Guarde no Pinterest para ler depois
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!