Comidas típicas romanas
Confira as comidas típicas romanas que você não pode deixar de experimentar durante a sua visita na cidade eterna
Comidas típicas romanas: dicas gerais
Em cada esquina, um monumento. Roma é assim. Um museu deslumbrante que nos conta séculos e séculos de história e mitologia. É claro que numa cidade tão especial, a culinária não poderia ficar por menos.
São receitas antigas que passam de geração em geração, cada uma com um significado especial. Muitos pratos tem fama planetária e pedem para ser saboreados na versão original, sem modismos…enquanto que outros, humm… são pouco conhecidos e meio estranhos, quase desafiadores, e precisam de uma boa dose de “bom-garfismo”. Resumindo: tem prato para todos os gostos.
Na realidade, os principais ingredientes dos pratos romanos são mediterrâneos e bem conhecidos (massa, verduras, legumes, ervas e queijos locais). São os pratos à base de carne, muitas vezes preparados com miúdos e cortes menos nobres, que podem afugentar o viajante menos flexível.
Outra coisa: para planejar um bom roteiro gastronômico em Roma, além de conhecer um pouco dos pratos mais famosos, é bom saber que comer bem na cidade eterna não é fácil, principalmente se sua paciência é pouca e, 0 orçamento, meio restrito.
Eis algumas dicas para evitar de cair nas armadilhas culinárias romanas:
- fique longe de restaurantes e lanchonetes próximos a atrações super badaladas (por exemplo, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Vaticano e Pantheon);
- no almoço, uma boa opção é a genuína “pizza romana” em pedaços vendidas nas padarias (algumas delas tem até mesinhas);
- muitas comidas típicas romanas utilizam miúdos de boi como ingrediente principal. Confira antes de fazer seu pedido;
- geralmente as porções são bem generosas e dá para compartilhar; não peça todos os pratos ao mesmo tempo.
Entradas e petiscos
Supplì
Não há restaurante, lanchonete ou boteco em Roma que não coloque o supplì no cardápio. O supplì nada mais é do que um bolinho de arroz recheado (geralmente com carne e mozzarella) e frito .
Alguns estabelecimentos ainda servem a receita original do supplì com recheio de miúdos de frango.

Suppli di riso (bolinho de arroz)
Carciofo alla giudia
Ou seja, alcachofra à moda judia. É uma antiga receita, inicialmente muito comum no gueto judeu, preparada com alcachofras fritas e temperadas com sal e e pimenta-do-reino. Prefira a versão feita na hora, bem quentinha, porque fica ótima com uma cerveja ou uma taça de vinho local.
Massas
La Carbonara
Visitar Roma sem experimentar “la carbonara“, um dos símbolos da cidade? Não pode… kkk
Antes de tudo, saiba que a carbonara não é fácil de fazer e, principalmente, não leva creme de leite, bacon, parmesão, cebola e alho.
Aquele famoso molhinho cremoso e amarelado é feito só com gemas e queijo de ovelha (pecorino romano). Depois de pronto, o molho é temperado com cubinhos fritos de guanciale (bochecha, ou seja, corte de carne de porco que fica entre o cabeça e o pescoço) e pimenta do reino. Só isso.
Portanto, se quiser saborear a carbonara de verdade, evite restaurante “para turista”.
Muito parecido a carbonara, é a pasta alla gricia, que não leva gema mas só queijo de ovelha e guanciale.
Cacio e Pepe
Quem não curte gema pode tentar outro prato famosíssimo: a massa cacio e pepe. Receita bem simples preparada só com massa, muito queijo de ovelha (cacio) e pimenta do reino (pepe).

Pasta cacio e pepe
Rigatoni con la pajata
Ame-a ou deixe-a! Porque o molho dessa massa romana é feito com molho de tripa tenra da vitela. Não é um prato para todo paladar mas quem curte dobradinha e buchada de boi vai amar o contraste do rigatoni crocante e a maciez do molho!
Carnes
Coda alla vaccinara
Mais um prato rústico para quem gosta de arriscar: rabada à moda romana. É um ensopado bem temperado, cozido por horas e horas, cuja receita original ninguém conhece direito. Na versão original usa-se o rabo de boi mas hoje em dia é muito comum achar com rabo de vitela porque fica mais macio.
Trippa alla Romana
Nada mais tradicional do que tripa à moda romana. Um ensopado bem rústico, parece com a nossa dobradinha. Preparado com vísceras de boi e molho de tomate, servido com uma salpicada hortelã e pecorino (queijo de ovelha). Não esqueça de pedir um bom tinto para acompanhar!

Trippa alla romana
Abbacchio alla scottadito
Finalmente um prato simples e sem mistérios! Costelinhas de cordeiro assadas, geralmente servidas bem quentes com batatas ao forno ou verduras estufadas.

Abbacchio allo scottadito
Doces
Dulcis in fundo… para fechar com chave de ouro não poderia faltar um docinho ou uma sobremesa. Prepare-se porque os doces romanas são verdadeiras bombas calóricas. Mas você está viajando e o regime pode esperar uns dias kkk.
Para começar o dia tem o maritozzo, ou seja, um pãozinho doce gigante com chantilly. A primeira tentação do dia cai bem com o icônico cafezinho romano.
No lanche ou na sobremesa, é a vez da crostata de visciole, torta de origem judaica, recheada de ricota e geleia de visciole (fruta muito parecida com cereja) e coberta com uma massa crocante.

Maritozzo romano, pãozinho doce com chantilly
Agora sim você está (quase) pronto para o seu roteiro romano!
E se você, come eu, é um viajante gourmet, aproveite as dicas sobre os pratos típicos da culinária portuguesa do blog Destinos por onde andei, sobre as comidas típicas da Holanda no blog Turista FullTime ou ainda sobre as comidas marroquinas no blog Uma Senhora Viagem.
E o blog Olívia por aí explica pra gente o que comer ou não em viagens.
Guarde no Pinterest para ler depois
Eu amo a Itália, Roma é uma cidade fascinante e a comida típica romana um capítulo à parte. Realmente me surpreendeu no seu post os pratos com os miúdos e outras carnes, não são os meus favoritos. Claro que as pastas são as mais famosas e conhecidas, não só na Itália, mas pelo mundo, aliás, adoro encontrar pelo mundo um restaurante italiano, mas vou experimentar, com certeza essas suas dicas. Obrigada por compartilhar. Beijos
Deu água na boca…
Bom apetite!
Muito interessante a sua compilação, Adelaide! Honestamente, eu não fazia ideia da inclusão de partes “menos nobres” de carne de vaca na culinária romana. Confesso que prefiro as massas com molhos mais “padrão “… rsrs! Mas adorei as explicações sobre os pratos mais tradicionais e é uma ótima lista para levar em uma viagem a Roma. Abraço!
Pensei que fosse me apaixonar pelas comidas típicas romanas mas sua explicação sobre alguns pratos me deixou alerta. Na verdade, sou chata para experimentar pratos diferentes dos que estou acostumada. Em viagem sempre apelei para a massa e na Itália me sentia bem tranquila. Os pratos são bonitos mas os ingredientes, tais como: miúdos não me atraem. Pelo visto são bem apreciados. Acho que a minha salvação serão os doces italianos.
Ah, como eu amo a culinária itáliana, aliás, não tem quem não goste, não é mesmo? Salivei aqui com suas sugestões de comidas típicas romanas, pratos intensos e saborosos que agradam aos paladares mais exigentes.
Além de ser também uma comida fácil de preparar, com pratos de massas que cozinham rápido e molhos variados, sempre acompanhados por um bom vinho.
Que saudades da Itália, amo esse país! Que sorte você tem por viver em um país tão maravilhoso, parabéns, Adelaide! Beijo!