Como organizar a sua primeira trilha

Trilheiro de primeira viagem? Confira como organizar a sua primeira trilha e curtir a sua primeira aventura sem perrengues.

Talvez o único lado bom da pandemia é que muita gente descobriu que estar em contato com a natureza é uma das sensações mais gratificantes da vida. Mas antes de iniciar essa aventura, precisa tomar alguns cuidados básicos para a sua maior segurança e conforto.

como organizar sua primeira trilha

Trilha panorâmica na Itália (Cinque Terre)


Como organizar a sua primeira trilha: dicas básicas

1. Comece devagar

Cuidado para não se empolgar com os relatos e as fotos de trilheiros experientes kkk. O segredo do sucesso é começar com trilhas leves e, aos poucos, aumentar o nível de dificuldade sem forçar o corpo.

2. Leia sobre a trilha

Por falar em trilha leve… como saber se a trilha é leve? Simples, leia sobre a trilha. Procure sempre fontes oficiais, como os sites do parques e das reservas naturais, ou relatos de trilheiros bem conceituados que já fizeram a trilha.

A definição de “triha leve” é muito relativa. Não é só uma questão de grau de dificuldade mas também de preparo físico.

Qualquer tipo de trilha não envolve só lazer mas um certo esforço físico.

Que tipo de informação mínima é necessária?

  • tipo de trilha: verifique se a é plana, íngreme, com obstáculos, com travessia de rios ou córregos, etc);
  • horário de funcionamento e número máximo de acessos;
  • obrigatoriedade de guia ou condutor autorizado;
  • presença de fontes de água potável e de abrigos.

4. Não tenha vergonha de cansar (ou de pedir ajuda)

Já passei por essa situação tantas vezes… No início é bem chato quando os companheiros de trilha parecem atletas olímpicos e você já perdeu o fôlego. Não tem problema, pare e descanse. Ou melhor ainda, organize muito bem a trilha e, se o trajeto parece pesado, pergunte aos companheiros se pensam em parar para descansar ou se podem esperar por você.

Detalhe muito importante: não subestime a dinâmica de grupo durante a trilha.

4. Use sapatos confortáveis

Parece incrível mas tem muita gente que enfrenta trilhas de chinelo. Nunquinha. Trilhas só com sapatos confortáveis e – jamais – novos ou  recém-saídos da sapataria.

A escolha do sapato depende do tipo de trilha. Um bom tênis, impermeável e com solado não escorregadio, pode ser usado em uma trilha para iniciantes.

Mas se a trilha for íngreme ou acidentada, por exemplo, é melhor usar uma bota com solado aderente e cano ligeiramente alto para evitar torções do tornozelo e perda de equilíbrio.

5. Use roupas apropriadas

Durante a trilha você pode encontrar sol, chuva, umidade, sombra… Ou seja, vai suar, sentir frio ou calor, ou ficar molhado.

Antes de tudo, verifique a previsão do tempo, o relevo e as condições da trilha. Depois escolha a roupa que combina com a situação que você vai encontrar.

Use roupas leves e evite tecidos de algodão que dificultam a evaporação do suor. É melhor usar tecidos sintéticos que deixam o corpo transpirar e enxugam rapidamente. Prefira calça comprida e blusas de manga para proteger a sua pele durante a trilha, principalmente em lugares com vegetação fechada.

6. Leve água e comida

Água, água e água, não esqueça a água. Pelo menos 1 litro de água por pessoa, ou mais, dependendo da duração da trilha. E alimentos, é claro. Prefira comidas leves, fáceis de transportar e não perecíveis.

7. Leve só itens essenciais

Carregar peso durante uma trilha é uma chatice kkk… Depois de meia hora vai dar vontade de jogar tudo fora. Não dê bobeira.

Escolha uma mochila leve e confortável. Dentro coloque só o indispensável (além da água e do lanche):

  • mapa de papel (se o celular quebrar ou descarregar);
  • protetor solar, boné, repelente, papel higiênico, lenços umedecidos, curativo, desinfetante, lanterna, carregador para o celular, documento de identidade, dinheiro;
  • dependendo das previsões do tempo: capa de chuva ou jaqueta impermeável e dobrável (e uma capa de chuva para a sua mochila);
  • uma blusa de frio impermeável (se a trilha for em lugares frios).

8. Observe a natureza ao seu redor

A trilha não é só um trajeto do ponto A ao ponto B. Na minha opinião é uma ocasião especial para apreciar a natureza e aprender algo mais sobre o meio ambiente ao nosso redor.

Antes de partir, leia sobre a região (vegetação, fauna silvestre, ecossistemas, etc). Se a trilha estiver dentro de um parque ou de uma área protegida, geralmente o site oficial disponibiliza muitas informações úteis.

Confira se existem mirantes, cachoeiras ou desfiladeiros abertos ao público.

Trilhas costeiras

Trilha costeira na Sicília


Como organizar a sua primeira trilha: cuidados extras

Agora que você já sabe como organizar a sua primeira trilha… ou quase… aí vão mais algumas dicas:

  • não leve objetos de valor porque infelizmente assaltos podem ocorrer ao longo da trilha, principalmente quando as trilhas não são “oficiais” e não estão sujeitas a controle;
  • não é aconselhável sair da trilha ou ir desacompanhad@ porque acidentes podem acontecer a qualquer momento;
  • sempre avise alguém sobre o seu destino final;
  • é bom manter a atenção e não fazer barulho durante o trajeto até para não incomodar os companheiros de trilha (e os animais ao seu redor);
  • evite bebidas alcoólicas antes e durante o passeio;
  • não deixe lixo no trilha.

Para saber mais sobre planejamento de viagem, consulte as dicas do blog na aba “Planeje aqui

Guarde no Pinterest para ler depois

como organizar uma trilha


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.