Como visitar o Algar de Benagil, a famosa gruta do Algarve


O Algar de Benagil é imensa gruta natural que virou dos símbolos do Algarve, um cartão-postal que cai muito bem em qualquer roteiro na região. Mas apesar de ficar na beira da praia, ir até lá não é tão simples como parece. Melhor então conferir como visitar o Algar de Benagil, principalmente durante o verão e se você não estiver hospedado nas redondezas.

O que é o Algar de Benagil

O Algar é uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água, apenas acessível pelo mar.  Fica localizada entre a Praia de Benagil e a Praia de Corredoura, antes da Praia da Marinha.

Esse tipo de formação rochosa é muito comum no litoral sul do Algarve. Existem várias outras grutas, nem todas visitáveis, mas com certeza Benagil é a mais famosa de todas.

A característica marcante da gruta há uma enorme abertura no topo que deixa passar a luz do sol, iluminando as paredes rochosas e criando efeitos cromáticos muito bonitos. Enfim, é aquele cartão-postal super famoso do Algarve.

Algar de Benagil

A gruta (ou Algar) de Benagil


Como chegar até Benagil

Para visitar o Algar de Benagil, precisa chegar até a praia de Benagil.  Se a sua hospedagem não fica perto da praia, você tem que ir até lá de carro ou a pé. Eu fui primeiro a pé, e no dia seguinte, de carro. Um pequeno perrengue que atrapalhou a visita.

O carro é a solução mais simples, mas no verão precisa chegar cedo para estacionar sem estresse. Não há vagas na orla,por sinal minúscula, e os estacionamentos ficam no topo da ladeira de acesso.

Quem gosta de ecoturismo, pode tentar uma caminhada a pé pela trilha costeira – conhecida como Percurso dos Sete Vales Suspensos – que liga a praia de Vale Centianes à praia da Marinha, uma das mais belas do Algarve. São aprox. 5,7 km de trilha exclusivamente para pedestre, acima do nível do mar, entre ribanceiras e falésias maravilhosas. Nem preciso dizer que as paisagens são escandalosamente belas. É o paraíso dos fotógrafos e instagrammers!

Se o seu hotel ficar nesse trecho, o passeio a pé até Benagil é muito bonito e vale a pena. A trilha é bem sinalizada, com mirantes e painéis informativos sobre as formações rochosas.

O passeio não é aconselhável para quem tem problemas de locomoção ou não está acostumado a caminhar porque a  trilha não é 100% plana, fica exposta ao sol e não é pavimentada. Há poucas áreas para repouso.

Dependendo da sua preparação física, a caminhada (só a ida) dura entre 3 e 4 horas a partir de Centianes, o início da trilha. Portanto, é necessário tomar algumas precauções:

  • no verão, sair cedo para evitar o calor das horas mais quentes do dia;
  • levar no mínimo um litro de água;
  • usar sapatos confortáveis e chapéu;
  • planejar a volta (na dúvida é melhor reservar um táxi).

Teoricamente existe um ônibus que passa pela praia de Benagil mas não é confiável e não tem horários certos. Depois de 3 horas de caminhada eu pensei em voltar de ônibus mas descobri que o serviço não funcionava depois do almoço. Tive que chamar um táxi e esperar uma hora.  Sim, no verão até táxi é complicado :(

De qualquer forma voltei no dia seguinte (mas de carro) porque os passeios de barco até a gruta estavam já lotados quando cheguei.

Percurso dos Sete Vales Suspensos

Paisagens ma-ra-vi-lho-sas ao longo do Percurso dos Sete Vales Suspensos


Percurso dos Sete Vales Suspensos

O Percurso dos Sete Vales Suspensos oferece paisagens e praias top


Percurso dos Sete Vales Suspensos

Painéis informativos sobre a formação dos algares no Percurso dos Sete Vales Suspensos


Como visitar o Algar de Benagil

Depois que chegar na praia de Benagil, precisa organizar a visita até a gruta que pode ser feita por conta própria (a nado ou com caiaque) ou de barco.

A nado

Na minha primeira visita fui a nado durante a maré baixa. Não aconselharia essa opção com ondas fortes e maré cheia por causa da correnteza e dos rochedos que ladeiam a gruta.

Se as condições forem propícias, em mais ou menos 10 minutos de braçadas ou de boia, você chega lá. Não precisa ser campeão olímpico.

Aviso aos navegantes: a temperatura do mar não é caraíbica. Como, em geral, no litoral europeu. Mas em pleno verão dá para encarar… e olhe que sou friorenta!

É claro que não vai dar para levar o celular, máquina fotográfica ou mochila. Uma baita desvantagem.

Dentro da gruta (maravilhosa) tem uma prainha de areia onde dá para descansar antes da volta.

Praia de Benagil

A praia de Benagil (a gruta fica do lado direito)


Aluguel de caiaque

Quem não encarar a “travessia” a nado, pode tentar o caiaque de aluguel. O mesmo quiosque que vende o passeio de barco, aluga caiaques individuais e duplos. Não é muito barato:

  • caiaque individual: 15,00 euros cada 45 min
  • caiaque duplo: 30,00 euros cada 45 min.

A vantagem é a possibilidade de dar uma volta em outras grutas e praias que ficam nas redondezas sem ficar sujeito ao roteiro fechado das excursões.

Aconselho muita prudência com o caiaque durante a maré cheia porque alguns trechos do litoral são rochosos.

Não é um passeio para crianças!

Excursão de barco

Finalmente chegamos à solução mais prática: a excursão de barco. :)

Eu comprei o passeio diretamente no quiosque da praia de Benagil e não fiz “pesquisa de mercado” para saber se haviam outras empresas mais baratas com saídas de outras cidades. Mas verifiquei em seguida que os passeios saem também de Portimão, Albufeira e Lagoa, por exemplo.

O passeio pode ser marcado pessoalmente, por telefone ou por e-mail. Nesse caso precisa chegar 30 min antes da hora estabelecida, caso contrário perde-se a vaga.

No verão, é melhor reservar com antecedência porque os passeios lotam logo de manhã e precisa voltar no dia seguinte (como aconteceu comigo).

O quoisque da praia oferece dois tipos de passeios:

  • Passeio rápido: 30 Min (adulto 15,00 euros, criança 10,00 euros);
  • Passeio tradicional: 1 h 15 min (adulto 25,00 euros, criança 15,00 euros);

Infelizmente não é permitido descer na gruta. O barco pára alguns minutos na parte rasa, o suficiente para bater algumas fotografias de longe. Uma pena, fiquei muito chateada. Não sei se as outras empresas permitem descer na gruta. Mas esse é um detalhe importante que merece ser verificado com antecedência.

Mesmo sem descer, o passeio vale a pena porque a paisagem algarvia é de tirar o fôlego. Não ficam por menos as outras grutas incluídas no passeio, apesar de menos famosas do que o Algar de Benagil. O passeio inclui aprox. 20 grutas e as famosas praias do Carvalho e da Marinha.

Leia mais no blog >> As praias do Algarve

Se puder escolher, o melhor horário para fotografar a gruta é entre 10:00 e 16:00 h quando a luminosidade é mais intensa.

Depois do passeio não vale muito a pena ficar na praia de Benagil porque é muito pequena e no verão fica superlotada. O único motivo para passar umas horas por lá é o passeio até a gruta.

praia de Benagil

O quiosque do passeio de barco fica na beira da praia


como visitar o Algar de Benagil

As outras grutas visitadas durante o passeio de barco também são lindas




Guarde no Pinterest para ler depois

Algar de Benagil

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.