Como visitar Portofino, a capital do glamour na riviera italiana


Até as flores de Portofino tem cabeleireiro. Olhando para as varandas dos sobrados coloridos debruçados na praça mais glamour da Itália, la piazzetta, não consigo entender como os moradores conseguem ter plantas e flores tão perfeitas. Devem ter garden designer de plantão, escondido atrás das sacadas.  🙂

Nada fora do lugar, nem uma cadeira mal colocada, nem um cisco no chão. Uma lindeza, cores escolhidas minuciosamente, azul, branco, vermelho…Nem os iates tem maresia. Brincadeirinha…

Portofino á assim, simplesmente chique, porém sem ser “antipática”. Deve ser a brisa marinha que ameniza o requinte. Ou aquele marzão maravilhoso, azul turquesa com reflexos esverdeados que avisa aos navegantes que apesar de tudo Portofino é uma cidade de praia, colorida e alegre.

Mas não se iluda, Portofino é um destino de luxo (e de preços salgados, aliás salgadíssimos). Nem também fique desanimado: todo mundo pode visitar Portofino, curtir o dia, sem correr o risco de ir à falência.

Duas coisas ainda são gratuitas em Portofino: o ar que se respira e as calçadas para passear. Pois é justamente passeando a pé a melhor maneira de visitar Portofino.

Sobre Portofino

Antes de descobrir como visitar Portofino, precisa saber que a cidade fica localizada na Região Liguria, no noroeste da Itália, no trecho de litoral conhecido no mundo inteiro como Riviera Ligure. A região é o epicentro do veraneio dos italianos do norte, principalmente milaneses e torineses.

Portofino foi fundada pelos romanos, como praticamente todos os lugares mais bonitos da Itália. Passando de uma mão para outra, finalmente Portofino em 1861 entrou no Reino de Itália.

É uma cidade minúscula, com pouco mais de 400 (sortudos) habitantes. Fica preguiçosamente escondida num cantinho ensolarado de um dos promontórios mais bonitos do Mar Mediterrâneo, encravada entre penhascos e bosques e dentro de uma área protegida.

O que mais dizer sobre Portofino? É linda. Rodeada por vistas maravilhooosas. Vale a viagem. E todo mundo sabe disso. Ou seja: no verão, lota. Turistas do mundo inteiro chegam a todas as horas do dia (e da noite). E vão ficando horas sentados nos cafés e bistrôs da praça esperando de cruzar com personagens famosos (evidentemente muita gente não tem receio de contas astronômicas).

A melhor época para visitar Portofino é junho ou setembro quando as temperaturas ainda estão agradáveis mas o número de turistas é aceitável.

La piazzetta de Portofino

La piazzetta de Portofino


Como chegar em Portofino

Portofino fica localizada a 180 km de Milão e a 38 km de Genova. Se você é como eu e não tem um iate ou uma lancha de luxo, a melhor opção é transporte público ou expresso canelinha.

Explicando: O centro de Portofino é exclusivamente para pedestres, com acesso de carros restrito e exclusivo para os moradores. Assim como os estacionamentos.

Para quem está em Milão ou Genova, a minha dica é ir de trem até Santa Margherita Ligure, a estação ferroviária mais próxima de Portofino.

Chegando lá, as opções são:

  • ônibus: saída da estação a cada meia hora; a viagem demora somente 15 minutos;
  • a pé: 1 h 30 min passando pelo centro de Santa Margherita e seguindo a belíssima rota costeira que leva até Portofino. Essa é a opção que sempre escolhi. A paisagem é emocionante e ao longo da estrada você pode parar nas prainhas e no vilarejo de Paraggi, uma gracinha;
  • táxi: a parada fica na frente da estação ferroviária;
  • ferry boat: saída de Santa Margherita Ligure e Genova.

Quem não desiste do carro pode tentar (repito, tentar) estacionar no único estacionamento para visitantes que fica da Piazza Martiri della Libertà (a pagamento) e prosseguir a pé até o centro da cidade.

Ou então estacionar nas vagas públicas (grátis) da discoteca Covo Nord Est ao longo da estrada que leva até Portofino e continuar a pé.

Estacionar em qualquer outro lugar é multa certa, principalmente no verão.

como visitar portofino

A caminho de Portofino…paisagens lindíssimas


como visitar portofino

A praia de Paraggi fica entre Santa Margherita Ligure e Portofino


Portofino

As colinas e o marzão azul de Portofino


O que ver em Portofino

Depende. Quem gosta de rolê sem compromisso, pode passear na Via Roma ou na piazzetta. Mas seria uma pena não continuar o passeio a pé até a marina e na parte alta da cidade para curtir a vista maravilhosa do golfo. Digamos que a vista é a principal atração de Portofino.

Complete a visita com o Castello Brown, antiga propriedade do cônsul inglês em Genova, e a Igreja de San Giorgio. Consulte o site oficial do Castello no final do post para conferir o horário de abertura; o ingresso custa 5 euros.

Para fechar com chave de ouro, eu aconselho um passeio de barco até a Abbazia di San Fruttoso, pertinho de Portofino. O barco sai da plataforma de embarque da marina (a passagem ida e volta custa 8,50 euros). A viagem dura meia hora, com possibilidade de ficar na Abadia e voltar depois.

Fachadas de Portofino

As fachadas coloridas de Portofino


Informações úteis

Site oficial | Castello Brown

Ferry Portofino – Abbazia San Fruttuoso | Traghetti Portofino


Clique no ícone Pinterest para guardar o post e ler depois

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *