De carro pelo Val d’Orcia: Montalcino, Pienza e San Quirico
Se você quer conhecer as paisagens maravilhosas e as cidades pitorescas da Toscana em pouco tempo, a solução é um roteiro de carro pelo Val d’Orcia saindo de Siena. Um itinerário redondinho no vale tombado como patrimônio UNESCO, passando por um mimo atrás do outro, tudo harmonizado com vinhos e pratos típicos.
Simples assim? Sim, porque não precisa montar nenhum roteiro maluco, nenhum ziguezague de 300 km para conhecer um pedaço de Toscana que cabe em um dia de viagem e 140 km de trajeto (ida e volta). Isso mesmo: ida e volta.
Antes de montar o roteiro, leia aqui
O roteiro é tão simples que você não vai acreditar. Mas para não complicar, você tem que se ajudar. Veja como:
Evite bate-volta saindo de Florença
O roteiro fica muito longo e você vai correr o dia inteiro. Além disso entre Florença e o Val d’Orcia fica a belíssima Siena. E não é pouco. Não é negócio ficar em Siena uma hora ou duas. O melhor seria algumas horas (uma manhã ou uma tarde) para conhecer as principais atrações da cidade.
Por exemplo, saia de Florença de manhã para chegar em Siena na hora do almoço ou início da tarde, passando pelo Val d’Elsa, outra região da Toscana que vale a pena. Pernoite em Siena e, no dia seguinte, começo seu roteiro de carro pelo Val d’Orcia.
Não exagere com as paradas
Sim, eu sei que a Toscana é cheia de “toscanices” fofas…e você acha que nunca mais vai voltar. Mas encher o roteiro de cidades nunca é uma boa ideia quando o tempo é pouco.
Enxugue seu itinerário para curtir com calma os lugares que você vai visitar.
Quem já conhece o Turista imPerfeito sabe que nunca aconselho “procissão turística”. Tipo: estaciono, vou até o centro, bato duas fotografias para colocar no Instagram, compro um souvenir e pronto!
Se você fizer dividir os gastos da viagem pelo tempo que ficou em cada cidade, vai ficar horrorizado em saber quanto custou aquela meia hora no lugar X :(
Alugue um carro
Quero dizer, não alugue carro para visitar Florença ou Siena mas somente para conhecer o Val d’Orcia.
Florença e Siena são muito bem servidas de transporte público (ônibus, trem, etc) e não precisa de carro para se locomover.
Mas no Val d’Orcia é melhor viajar de carro, porque a região fica no interior da Toscana e as cidades são muito pequenas. Ou seja, o transporte fica complicado porque não tem trem e de ônibus fica mais demorado.
É claro que se você tem vários dias a disposição, mesmo sem carro o itinerário é viável…mas em um dia fica difícil.
Planeja seu roteiro com Google Maps
É a coisa mais fácil do mundo. Coloque o nome da cidade no Google, clique no Maps, e comece a adicionar as paradas.
Google Maps indica as distâncias e o melhor itinerário.
Você pode imprimir a página, salvar ou compartilhar o link (por exemplo enviando uma mensagem para você mesmo).

Paisagem típica do Val d’Orcia: ciprestes, colinas e vinhedos

O centro histórico de Montalcino
O Val d’Orcia
O Val d’Orcia fica na Província de Siena e, como você já entendeu, foi tombado como Patrimônio UNESCO (em 2004).
O vale atravessa uma zona de colinas suaves, cidades amuralhadas, plantações de trigo, vinhedos e longas filas de ciprestes, um dos símbolos da região. Enfim, um cartão-postal atrás do outro.
As principais cidades do Val d’Orcia são:
- Montalcino
- Pienza
- Castiglione d’Orcia
- San Quirico d’Orcia
- Radicofani
Como montar o roteiro de carro pelo Val d’Orcia
A minha sugestão é um roteiro bem simples, com paradas estratégicas nas cidades mais importantes, com base em Siena. É claro que o itinerário é recheado de fofuras e lugares fotogênicos. Se você não estiver com pressa, pare onde gostar.
Bate-volta de carro
A vantagem da base em Siena é que você pode fazer dois itinerários diferentes, um na ida e outro na volta.
Na ida, viaje pela rodovia SS2 “Cássia”, atravessando o pitoresco Val d’Arbia, terra de bons vinhos brancos, até entrar no Val d’Orcia para finalmente visitar as divas Montalcino, San Quirico d’Orcia e Pienza.
O roteiro bem explicadinho fica assim:
- Siena – Montalcino (rodovia SR2): 50 km (uma opção de parada nesse trecho é Buonconvento)
- Montalcino – San Quirico d’Orcia (rodovia SP 14): 14 km (nesse trecho eu fiz uma desvio até a Abbazia de Sant’Antimo, uma abadia maravilhosa, construída em 781 em estilo românico)
- Montalcino – Pienza (rodovia SP 146): 10 km (nesse trecho fiz outro desvio para fotografar a famosíssima – e fotografadíssima – Cappella Madonna di Vitaleta, que você já deve ter visto mil vezes no Instagram, até na minha conta.
Quem tem tempo para esticar, poderia incluir uma parada em Castiglione d’Orcia, ao sul de San Quirico e Pienza (desvio de 15 km).
A volta até Siena pode ser feita por Montepulciano que já fica no famoso vale Val Di Chiana, entre as províncias de Arezzo e Siena:
- Pienza – Montepulciano (rodovia SP 146): 14 km
- Montepulciano – Siena (rodovia SP 135 – Raccordo Siena-Bettolle): 63 km (o trecho é repleto de paradas interessantes como, por exemplo, Sinalunga, mas tudo depende do tempo disponível).
Quem não vai fazer bate-volta, depois de Montepulciano, pode continuar a viagem pela Autostrada A1 (a pagamento) que leva até Florença (norte) ou Roma (sul).

O centro histórico de San Quirico d’Orcia

Pienza: as toscanices da Toscana

A icônica Cappella Madonna di Vitaleta
Informações úteis
Site oficial de Trenitalia | https://www.trenitalia.com/
Site oficial do Val d’Orcia | Parco della Val d’Orcia
Monte seu roteiro na Itália com as dicas do blog
Guarde no Pinterest para ler depois
Não sabia muito sobre essa região do Val d’Orcia, as paisagens são encantadoras.
Boas dicas sobre evitar o bate-volta à Florença e não exagerar nas paradas, irá ajudar quem estiver planejando essa viagem a montar o roteiro.
Olá Juliana,
é um roteiro básico para ajudar quem está planejando uma viagem na região.
Visitei Siena, Montalcino e Pienza em 2015. Siena é super encantadora e Montalcino é muito gostosa, especialmente a fortaleza da entrada da cidade. E, claro, brunellos deliciosos!
Oí Rafael,
que legal que visitou Pienza. Geralmente os brasileiros “pulam” essa cidadezinha super charmosa. Vale super a pena até porque é capital do famoso queijo pecorino de Pienza, um queijo de ovelja que é uma maravilha.
Seu post chegou na hora certa! Vou para lá no Carnaval. Uma viagem curta, só a semana mesmo da folia. A ideia e fazer um roteiro bem parecido com esse, mas penso em ficar em Montalcino 2 dias (marido apaixonado por Brunellos). Com certeza esse post e as outras dicas do blog vão servir de base para eu montar o roteiro. Super obrigada!!!!
Ótimas dicas para montar o roteiro pela Val D’Órcia, estou encantada com as fotos e adoraria conhecer. O único que vai ser difícil é não ir parando muito heheheheheh como você disse a toscana encanta demais!
O problema é exatamente esse. É uma viagem para ir parando mesmo.
Amei esse roteiro! Simplesmente apaixonante. Ainda não conheço essa região, mas já está na minha lista. Um roteiro tranquilo de carro no momento seria tudo o que eu queria! Parabéns pelo post, muito inspirador!
Olá Cristina,
a Toscana é um dos meus lugares preferidos. E acho que combina muito bem com viagem de carro porque facilita a locomoção entre as cidades pequenas.
Até a próxima!