Destinos fora do radar no Brasil: dicas de 10 blogueiros


Estou sempre à caça de destinos fora do radar, é uma mania. Mesmo nas super badaladas Nova York ou Paris procuro – e acho – um cantinho fora do roteirão para entrar no clima da cidade ou simplesmente para relaxar. Mas reconheço que nem sempre é fácil achar lugares pouco explorados – principalmente nas grandes cidades ou nos litorais da vida durante as férias de verão.

E no Brasil? Bom, não faltam destinos fora do radar no Brasil. Mas muitas vezes faltam informações, quero dizer, um kit mínimo e básico de informações para viabilizar a viagem.

Ultimamente andei vasculhando entre os blogs de viagem brasileiros em busca de novas inspirações  e olha só o que achei.

10 blogueiros e 10 destinos fora do radar no Brasil

#1 Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

A matéria do blog Vem que te conto começa do jeito que gosto, falando de ecoturismo, uma das minhas paixões. E continua explicando tim-tim por tim-tim como organizar uma visita no parque do Itatiaia, situado na divisa dos estados do Rio de janeiro e de Minas Gerais. Por sinal um parque muito especial porque foi primeiro Parque Nacional do Brasil, criado por Getúlio Vargas em 1937.

No blog você encontra mil dicas sobre o que fazer: birdwatching, trilhas, pernoite nos abrigos, ciclismo, cachoeiras…leia mais.

destinos fora do radar no Brasil

O Parque Nacional do Itatiaia (RJ) – (foto: Vem que te conto)


#2 Museu do Seringal em Manaus (AM)

Uma atração diferente do clichê amazônico “encontro-das-águas-danças-indígenas-botos-cor-de-rosa” é o Museu do Seringal, como sugere o blog Comer.Dormir.Viajar.

O Museu fica nas margens do Rio Negro, exatamente na Vila Paraíso a somente a 25 minutos de barco saindo de Manaus. Uma ocasião para conhecer de perto as condições de vida do homem do seringal e entender finalmente o Ciclo da Borracha, que você  com certeza estudou muito bem na escola 🙂

O passeio inclui várias paradas, como o casarão antigo que abriga o museu, uma trilha entre árvores seringueiras e uma demonstração da extração do látex para produção da borracha… leia mais

destinos fora do radar no Brasil-Museu do Seringal

Museu do Seringal às margens do Rio Negro (foto: Comer.Dormir.Viajar)


#3 Fora do eixo Gramado – Canela no Rio Grande do Sul

Ok, Gramado e Canela são lindos. Mas como explica o blog Expanda Fronteiras, o Rio Grande do Sul é muito mais do que isso e indica 12 pontos turísticos que merecem uma visita. Começando por Porto Alegre, com as dicas certeiras do blog para montar um roteiro redondinho que pode ser feito usando a linha de turismo da cidade, passando pela Praça da Matriz, Praça da Alfândega, Mercado Público, um dos orgulhos dos porto-alegrenses,…

Mas a lista não acaba em Porto Alegre. Tem Nova Petrópolis, … leia mais

Porto Alegre

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre (foto: Expanda Fronteiras)


#4 Praia de Maragogi (AL)

Chega o verão e você sonha com as palmas do Nordeste brasileiro e…escolhe Porto de Galinhas. Calma, calma, Porto de Galinhas é maravilhosa, mas não muito longe fica outro paraíso mas com baixo teor de badalação – Maragogi – também conhecida como o Caribe brasileiro.

Não foi à toa que o blog Aprontando as malas foi conferir esse pedacinho de litoral que fica entre Alagoas e Pernambuco, dentro da Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais. O nome já diz que você vai encontrar arrecifes de corais e piscinas naturais des-lum-bran-tes.

No blog tem todas as dicas sobre passeios de barco e buggy, trilhas na mata atlântica e… leia mais

Maragogi

A praia de Maragogi em Alagoas (foto: Aprontando as malas)


#5 Monumento aos Pracinhas no Rio de Janeiro

O blog Viajar Correndo colocou na lista das atrações cariocas um lugar altamente simbólico, e não somente para os corredores do Rio de Janeiro que param ali distraidamente para descansar. E convida os leitores a visitarem o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, ou mais romanticamente, o Monumento aos Pracinhas.

Localizado no Aterro do Flamengo, entre o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Marina da Gloria. o monumento é uma homenagem aos pracinhas brasileiros…os 467 soldados que deram a vida em combate durante a participação do Brasil na Segunda Guerra e … leia mais

Monumento aos Pracinhas

Monumento aos Pracinhas, uma homenagem aos soldados brasileiros que perderam suas vidas na Segunda Guerra (foto: Viajar correndo)


#6 Praia Barra do Sahy (SP)

O litoral paulista está na minha lista faz tempo. Já li muito a respeito mas Barra do Sahy é um nome novo e considero esse fato um bom começo. E o blog Turmundial confirma que é Barra do Sahy é uma das praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo.

O blog compartilha dicas para curtir a praia com indicações sobre transportes, atrações e… leia mais.

Barra de Sahy

A praia Barra de Sahy, no litoral norte paulista (foto: Turmundial)


#7 Rio Branco, capital acriana

Não tenho dúvidas que o Acre deveria estar em qualquer lista sobre destinos fora do radar no Brasil. Mas fora do radar não quer dizer falta de atrações. O blog Atravessar Fronteiras conta que o estado do Acre oferece uma cultura riquíssima e uma culinária deliciosa.

As atrações mais conhecidas na capital são o Palácio Rio Branco e o Novo Mercado Velho, fundado em 1929, entre outras. Pertinho de Rio Branco fica o Parque Chico Mendes, homenagem ao ambientalista acriano, que ninguém pode deixar de conhecer. 🙂

Para completar o quadro tem um pequeno detalhe: Rio Branco fica a 1000 km de Cuzco no Peru, e… leia mais

Palácio Rio Branco

Palácio Rio Branco na capital acriana (foto: Atravessar Fronteiras)


#8 Península de Maraú (BA)

As praias da Península de Maraú são praticamente desertas todo o ano, até na alta temporada“. Essa é a dica chave que o blog Boralá generosamente compartilha com os leitores. Parece até milagre que essa faixa litorânea de coqueirais e areia branca, localizada no sul da Bahia, entre Morro de São Paulo e Itacaré, não fique lotada no verão. Mas é assim. Sorte nossa.

O blog apresenta o mapa da mina das praias da região, com detalhes, fotos, prós e contras.

A melhor época para visitar a península é…leia mais.

Península de Maraú

Península de Maraú (foto: Boralá)


#9 São Luiz do Paraitinga e a casa de Oswaldo Cruz (SP)

São Luiz do Paraitinga…quando você depara com um destino desconhecido tem duas opções: ou deixa pra lá ou faz como Alessandra do blog De Cá pra Lá e procura desvendar o mistério. E muitas vezes vale a pena.

A cidadezinha é uma das 29 Estâncias Turísticas de São Paulo e fica na região do Vale do Paraíba, a aproximadamente 180 Km da capital paulista. Uma parada ideal a caminho de Paraty, por exemplo, como Alessandra fez.

O blog mostra as principais atrações, começando pela Casa de Oswaldo Cruz, onde viveu o mais famoso sanitarista do Brasil e onde hoje funcionam a Biblioteca Municipal e a Casa do Artesão. Mas não é tudo. Muito interessantes também o Mercado Municipal, a Igreja do Rosário e… leia mais.

São Luiz do Paraitinga

A casa de Oswaldo Cruz, o grande sanitarista brasileiro (foto: De Cá pra Lá)


#10 Travessia do Rio Amazonas até o Peru

O blog Diva de Mochila conta uma experiência incrível para qualquer viajante fã de aventura e natureza: navegar o Rio Amazonas e entrar no Peru por barco pela tríplice fronteira: Tabatinga (Brasil), Leticia (Colômbia) e Iquitos (Peru).

Um itinerário cheio de surpresas que dura vários dias saindo de Macapá (outro destino fora do radar), passando por Belém, Santarém, Manaus….até Iquitos. Diga-se de passagem que não é uma viagem para quem gosta do conforto de hotel boutique 🙂 mas acho que vale cada quilômetro.

No blog tem os todos os detalhes de cada trecho da viagem, os melhores meios de transporte, as opções de alojamento e… leia mais.

Rio Amazonas

Casa ribeirinha ao longo do Rio Amazonas


Viu? Não precisa ir até Timbuktu para sair do radar.

Procurando por outros destinos fora do radar no Brasil, leia mais aqui no blog

Praia de Maracaípe (PE)

A Capela Dourada de Recife


10 respostas
  1. Carolina Belo
    Carolina Belo says:

    Adelaide, que post legal! Quantas inspirações para viagens futuras. Aliás, obrigada por ter colocado o Monumento aos Pracinhas na sua lista. É, realmente, um lugar interessante para visitar…
    Parabéns pelo post!!!
    Um super beijo
    Carolina

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *