Eguisheim: um conto de fadas no coração da Alsácia

Um bate e volta redondinho até Eguisheim, uma das beldades da Alsácia

Um pequeno vilarejo medieval com cara de quem acabou de sair de um conto de fadas… Temos sim, é Eguisheim, na Alsácia. Essa pequena joia com 1700 habitantes, a 7 km de Colmar, está na lista dos “Le Plus Beaux Villages de France” e combina perfeitamente com um bate-volta.

Eguisheim

Eguisheim, uma das belezuras da Alsácia


Entre os vinhedos da Route du Vin d’Alsace, Eguisheim ocupa um cantinho especialíssimo no coração da já especial Alsácia, um destino ainda pouco explorado por turistas brasileiros que geralmente visitam só Colmar e Estrasburgo.

Não é só Colmar a ser pitoresca, mas a Alsácia inteira merece atenção, e não pelos famosos vinhos

Mas como visitar Eguisheim? O que ver? Como chegar?

ÍNDICE DO ARTIGO

Onde fica e como chegar

A melhor opção é ir de carro porque em Eguisheim não tem estação de trem e ônibus é uma raridade. O vilarejo fica na Região do Grand Est, a só 15 minutos de Colmar e a 1 h de Estrasburgo.

Na entrada da cidade tem um estacionamento relativamente grande com preços abordáveis.

Em geral, carro é o meio de transporte mais prático para visitar a Alsácia porque dá para ir parando nos pequenos vilarejos que ficam espalhados nas proximidades de Colmar e Estrasburgo.

As principais atrações de Eguisheim

Eguisheim é um vilarejo super premiado. Além de ter sido eleito um dos lindos da França, anos atrás foi votado como a Ville préféré des Français e recebeu o prêmio Ville fleuri graças às encantadoras decorações floreais.

Apesar de lindo, o centro histórico é pequeno e pode ser visitado em poucas horas, sem correria. Digamos que a melhor atração da cidade é o conjunto de casinhas enxaimel (colombages em francês) muito bem preservadas e distribuídas em círculos, como em um labirinto, protegidas por uma muralha.

As sacadas floridas, os pátios medievais e as fontes completam o outfit da Grand Rue, a principal da cidade. Um detalhe interessante é a presença de símbolos decorados nas fachadas a indicar a profissão dos antigos proprietários (padeiro, ferreiro, marceneiro…).

Outros destaques são a Chapelle St-Lèon que conserva as relíquias do Papa Leão IX, nascido em Eguisheim em 1002 e o Castelo Saint-Léon-Pfalz, ambos na praça principal. Menos badalada é a igreja de Saint-Pierre e Saint-Paul, em estilo românico e gótico, que fica numa pracinha muito agradável.

E para fechar com chave de ouro, tem a famosa casinha super instagramável na Rue du Rempart Sud.

Eguisheim é linda o ano inteiro, até no inverno, quando a cidade abriga o pitoresco mercado de Natal. Evite agosto quando porque a cidade lota.

eguisheim

A instagramável Rue du Rempart Sud


Aqui e acolá, adegas oferecem degustação de vinhos locais, algumas até gratuitas. Como resistir? Não resista, até porque Eguisheim é um dos principais produtores de vinho da região.

O que mais? Flanar e flanar por suas pracinhas e ruelas coloridas, entrando nas padarias e confeitarias, até encontrar uma brasserie perfeita, onde sentar e jogar papo fora entre um golinho e outro de um bom Riesling Alsaciano (obviamente com uma fatia de tarte flambée).

Quem tiver com um pouquinho de tempo a mais pode esticar até os castelos do séc. XI e XII que ficam nos arredores de Eguisheim (Weckmund, Wahlenbourg e Dagsbourg). Eu não cheguei a visitar mas li que são muito bonitos.

alsacia

Pracinha em Eguisheim


E você? Também é fã – como eu – de bate e volta redondinho para visitar aquela cidade menos badalada que não pode ficar fora do roteiro?

Então confere esses artigos que compartilho aqui. Tem Marrocos, Praga, Argentina e Escócia.

Bate e volta de Mendoza até Puente del Inca do blog Destinos por onde andei

Roteiro de um dia em Essaouira e El Jadida no Marrocos do blog Uma senhora viagem

Bate e volta de Aberdeen a Dundee do blog Turista FullTime

Bate e volta de Praga a Kutna Hora do blog Olívia Garimpando por aí.

4 respostas
  1. Lilian Azevedo says:

    Adoro passeios bate e volta e nessa região me parece perfeito para conhecer várias cidadezinhas. Já estive em Estrasburgo e fiquei encantada. Carro na Europa está muito caro pra quem vai alugar. Não sei se tem ônibus para circular pelos vilarejos. Seria muito bom pois são encantadores. Eguisheim parece saída de um livro de histórias. Muito lindinha!

    Responder
  2. GISELE PROSDOCIMI says:

    Que encanto este bate e volta à Eguisheim, parece mesmo saída de um Conto de Fadas, ainda mais que existem castelos no entorno. Suas casinhas floridas e as ruas em paralelepipedos de pedras fazem um contraste inesquecível para quem a visita, tenho certeza.
    Chegar lá não parece tão fácil, já que de carro é a melhor e quase única opção, mas sair de lá com certeza é mais difícil ainda, porque parece ser mesmo uma graça de vilarejo, amaria conhecer e percorrer suas ruas enfeitadinhas de flores. Que linda!!!

    Responder
  3. Regina Oki says:

    Que vilarejo perfeito! Fiquei imaginando que nem no meu condomínio eu acho que moram somente 1700 pessoas. De fato, com vinhos, confeitarias e essa paz (quando não invadido por turistas), este lugar deve ser um pedaço do paraíso! Amei e fiquei morrendo e vontade de visitar!

    Responder
  4. Olivia says:

    Ao ler esse texto que descreve Eguisheim, um pequeno vilarejo medieval na Alsácia, não pude deixar de me encantar com a ideia de visitar um lugar que parece ter saído diretamente de um conto de fadas, e com apenas 1700 habitantes. Que experiência encantadora para um bate e volta.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.