Expo 2015: o evento do ano em Milão


Expo 2015 em contagem regressiva! Depois de grandes debates e opinião pública dividida, a Expo vai abrir suas portas no dia 1° de maio. Um evento que aguarda mais de 20 milhões de visitantes do mundo inteiro.

Quem estiver planejando uma visita à Itália na próxima primavera,  terá uma ocasião imperdível para visitar um evento de importância mundial e prestigiar a participação brasileira (sim, o Brasil vai participar!).

O que é Expo 2015?

É a edição italiana da Exposição Universal (Expo), realizada pela primeira vez em Londres em 1851. A última edição foi em Shangai. O Brasil já foi sede em 1922. Milão também, em 1906.

Expo-2015

Expo Gate no centro de Milão

O tema este ano será “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida“. Uma vitrina sobre cultura e tradições culinárias, técnicas de cultivo, sustentabilidade e inovação.

Um dos objetivos mais importantes da Expo é deixar como legado a “Carta di Milano”, um documento sobre a alimentação similar ao Protocolo de Kyoto. O documento poderá ser assinado pelos visitantes dos pavilhões com o objetivo de chamar a atenção sobre o desperdício de alimentos, o direito à alimentação e a agricultura sustentável.

O Centro de Exposições

O Centro ocupa uma área de 110 hectares, a noroeste da região metropolitana de Milão, a poucos km do centro da cidade. Foi projetado pelos arquitetos Stefano Boeri, Ricky Burdett e Jacques Herzog (conhecido principalmente pelo projeto do Estádio de Pequim – o “Ninho de Passarinho” – e o estádio Allianz Arena de Munique).

A exposição fica ao longo de dois eixos ortogonais (chamados cardo e decúmano) em forma de cruz que relembram a forma das antigas cidades do Império Romano, rodeados por ambientes aquáticos e áreas verdes, como uma ilha.

Partecipantes

A Expo 2015 vai hospedar 145 países e vários órgãos internacionais. Clique nas bandeiras para ver alguns dos temas escolhidos.



O pavilhão Brasil com o tema “Alimentando o mundo com soluções”

O nosso pavilhão, escolhido em um concurso nacional, foi projetado pelo escritório paulista Studio Arthur Casas em parceria com o Atelier Marko Brajovic. Linhas arrojadas e ao mesmo tempo acolhedoras. Vocês podem vê-lo no site da Expo 2015.

O pavilhão, com mais de 4000 metros quadrados, vai mostrar o melhor da nossa agricultura, da nossa capacidade de aumentar a produção de alimentos e atender à demanda mundial usando tecnologias avançadas de forma sustentável.

O pavilhão tem três andares e uma área verde. Fica próximo à entrada oeste da área da Expo e à estação de metrô.

Na entrada encontra-se um espaço de cultivo de plantas, flores e frutas brasileiras e uma rede suspensa, a principal atração do pavilhão, por onde será possível caminhar.

O primeiro andar terá um video wall com 56m de extensão e uma exposição dos produtos da agropecuária brasileira. No segundo andar mais uma tela de projeção e um bar. O pavilhão terá também um auditório, loja, café, bar e um restaurante com pratos da gastronomia brasileira.

A participação brasileira é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e das Relações Exteriores.

Pavilhão Itália

A Itália vai expor em duas localizações: no Palazzo Itália, centro da exposição e sede institucional, e ao longo do eixo cardo. Será exposto o top de gama da produção italiana no setor alimentício, mostrando a alta qualidade das matérias primas e dos produtos finais.

Na zona norte do eixo estarão os produtos típicos das várias regiões italianas e, na zona sul, as mais famosas cadeias produtivas do “Made in Italy”.

Outros pavilhões

Além do Brasil, vale a pena ressaltar a importância de alguns pavilhões, seja pela arquitetura monumental que pelo conteúdo do tema escolhido, como por exemplo:


icona dicas

  • Site oficial em inglês: http://www.expo2015.org/en/index.html
  • Preço do ingresso:
    data livre: 1 adulto (14-64 anos) = 32,00 euros
    data fixa: 1 adulto (14-64 anos) = 27,00 euros
  • Promoções:
    20% de desconto para compras antes da inauguração (1° de maio)
    Criança de 0 a 3 anos grátis
  • Pacote família com crianças de idade entre 3 e 13 anos: exemplo 2 adultos e 1 criança (69,00 euros com data aberta) ou 2 adultos e 2 crianças (82,00 euros com data aberta).
  • Ingresso para 2 dias: 1 adulto com data livre = euros 57,00

Visite a bilheteria on line para consultar todas as possíveis opções.

  • Como chegar: Metrô linha 1 (vermelha) e trem super rápido.
  • Horário de abertura: 10:00 às 23:00 h.

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *