feira da Bastilha

Uma viagem gastronômica na Feira da Bastilha de Paris


Quer conhecer a gastronomia francesa sem entrar em restaurantes, mercados ou supermercados? Visite a feira da Bastilha em Paris e descubra os sabores e os aromas típicos das várias regiões do país. Tudo pertinho do centro, na Place de la Bastille, símbolo máximo dos valores franceses.


Sobre a feira da Bastilha

A feira da Bastilha, ou Marché Bastille em francês, é a maior da cidade. Fica no XI Arrondissement, exatamente no Boulevard Richard Lenoir. Começa ao lado da Place de la Bastille, atrativo imperdível de Paris, e continua até as imediações do Canal Saint Martin, bairro super charmoso que merece uma visita.

>> Leia mais sobre o canal Saint Martin aqui no blog.

A feira, ao ar livre, reúne mais de 100 quiosques, principalmente de fruta e verdura, frios, frutos do mar, conservas, vinhos, pão, flores, etc. Tem um ou outro quiosque de vestiário e utensílios, mas não vi nada de interessante. Bom mesmo é o “departamento gastronômico”, ou seja, as especialidades regionais e os produtos típicos. Tudo selecionado, além de bem fresquinhos.

Na minha opinião o ponto forte da feira para um turista são os frios em geral, como queijos, patês e embutidos. A variedade é enorme: eu encontrei produtos de fabricação caseira, pratos semi prontos ou prontos, produtos com denominação de origem controlada.

Além dos queijos, os frutos do mar, principalmente os moluscos, também estavam com uma cara apetitosa…mas é um tipo de compra indicado para quem aluga apartamento e vai ficar alguns dias na cidade.

feira da Bastilha

Seleção de queijos franceses na feira da Bastilha


feira da Bastilha

O Brie de Meaux é um queijo DOP (denominação de origem protegida). Conhecido também como o Rei dos Queijos


Preços? Estamos no centro de Paris, não esqueça. E os produtos da feira da Bastilha nada têm a ver com o que você encontra em supermercados, principalmente nas áreas turísticas. A qualidade não tem comparação. É outro planeta. Talvez você encontre queijo brie no mercadinho ao lado hotel por 10 euros/kg, mas não o Brie de Meaux. E se for em qualquer empório ou restaurante parisiense você vai gastar bem mais.

Enfim, achei os preços justos, na média para uma cidade grande europeia. Nada excessivamente caro ou fora do alcance para um turista com orçamento controlado, como no meu caso.

Evite fazer contas em real senão tudo vai parecer exorbitante. São compras que você faz uma na vida.  E aqui entre nós, o Brasil está caríssimo. Tenho certeza que uma fatia de queijo francês custa menos em Paris do que em qualquer empório paulista. :(

Então aproveite e faça umas “comprinhas souvenir” para levar de volta ou para preparar o lanche do domingo. É o conselho de quem prefere comer um pão francês de padaria com uma fatia de queijo ou embutido local do que entrar numa lanchonete gastando o mesmo valor e comer “uma bobagem qualquer” típica de lugar nenhum.

Talvez por ter visitado a feira no domingo de manhã, não encontrei muitos turistas. A clientela era principalmente parisiense, famílias, casais e solitários naquele mood preguiçoso de dia de folga. Para mim é mais um bom motivo para dar uma chegadinha na feira da Bastilha: um mergulho no dia-a-dia da cidade sem muita contaminação turística.

E de quebra, uma sacola cheia de iguarias :)

feira da Bastilha

As deliciosas vieiras franceses: a prima chique da ostra


feira da Bastilha

Alguns quiosques vendem comidinhas prontas e take away


feira da Bastilha

Frutas e verduras: bons preços para a média de Paris


feira da Bastilha

Camisetas e souvenir…mas nada de especial no setor vestiário


Informações úteis

Horário de funcionamento

  • quinta: 7.00 às 14.30 h;
  • domingo: 7.00 às 15.00 h.

Site oficial Turismo de Paris | Paris Info

Metrô | parada Bastille (linhas 1, 5 e 8) ou parada Bréguet-Sabin (linha 5).

Falando em Bastilha, no blog Atravessar Fronteiras tem um post que explica como é a festa do 14 de julho na França.



Guarde no Pinterest para ler depois

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.