Guia completo do Arches National Park em Utah
Um guia completo do Arches National Park com dicas de roteiro, trilhas e panoramas.
Quem nunca teve vontade de conhecer aquele parque americano com uns arcos malucos que desafiam as leis da natureza? Como é mesmo o nome? Continue lendo e descubra porque não é à toa que o Arches National Park é um dos parques mais interessantes do estado de Utah.
Antes de tudo, as informações gerais sobre o Arches National Park
Localizado perto da cidade de Moab, em Utah, o Arches National Park, juntamente com os parques Bryce Canyon, Canyonlands, Zion e Capitol Reef, formam o poderoso quinteto conhecido como Mighty 5.
No parque encontra-se simplesmente a maior concentração de arcos naturais do mundo. São mais de 2.000 espalhados em 300 kmq de área desértica. Mas não acaba aqui: além dos famosos arcos, o parque tem outras formações rochosas impressionantes esculpidas pela chuva e pelo vento. Um processo incrível que durou milhões de anos e ainda está em andamento.

Uma pequena amostra do que a natureza pode construir
Como chegar no Arches National Park
A entrada do parque fica na Highway 191 que passa por Moab, a 8 km, e a Bluff, mais ao sul, no caminho para Monument Valley, a 250 km.
As distâncias podem assustar, mas a viagem é muito tranquila porque não tem trânsito e as estradas são muito bem conservadas. A paisagem desértica e as cores avermelhadas são maravilhosas e dão aquela sensação on the road in America. Quem gosta de fotografia (presente!) vai deitar e rolar…

A Scenic Drive leva até as principais atrações do parque
A Scenic Drive
Assim que entrar no parque siga a Scenic Drive, uma estrada asfaltada que leva até as principais atrações. No site oficial do parque tem um mapa super prático que mostra a localização das atrações e as respectivas distâncias.
A maneira mais fácil para visitar o parque é seguir justamente o roteiro da Scenic Drive. A organização vai depender do tempo disponível e das atrações que você escolheu. A distância total ida e volta é de 58 km.
Seguindo o trajeto da Scenic Drive você vai encontrar as indicações para identificar as principais atrações.
Para ver de perto as formações rochosas geralmente precisa estacionar e caminhar um pouco. Às vezes a trilha é longa. Planeje com antecedência e calcule o tempo necessário.
Tem estacionamento na frente ou próximo às atrações. Se o estacionamento estiver cheio não estacione fora das áreas permitidas para evitar multas. Fique na espera.

Placas ajudam a entender melhor o panorama nos mirantes
As principais atrações do Arches National Park
O que você vai encontrar ao longo da Scenic Drive:
- Mirante e trilha Park Avenue: é uma pequena amostra da beleza do parque. A trilha tem 1,5 km e leva até o Courthouse Towers, no lado direito da estrada.
- Mirante La Sal Mountains: mirante bem fácil e rápido. Parada para fotografias.
- Mirante Courthouse Towers: ponto de chegada da trilha Park Avenue e visual do Courthouse Towers e outras maravilhas como Tower of Babel, Three Gossips e Sheep Rocks.
- Mirante Petrified Dunes: sem problemas, parada, fotos e…vamos pra outro.
- Balanced Rock: um desafio às leis da física. Vale a pena descer do carro e olhar de perto. A trilha é bem fácil e rápida ( 1 km ida e volta).
- Windows Section: logo depois da Balanced Rock fica a entrada da estradinha que leva até arcos muito famosos como Garden of Eden, Double Arch, North Window e South Window. As trilha são todas fáceis e vale a pena.
- Mirante do Delicate Arch: se você vai visitar o Delicate Arch, essa parada não vale a pena. Pule.
- Delicate Arch: o arco icônico, símbolo do estado do Utah. Vale a pena!! Leia abaixo como chegar lá.
- Mirante do Fiery Furnace: a trilha do Fiery Furnace pode ser feita somente com um ranger. Para entrar desacompanhado tem que pedir autorização e pagar uma pequena taxa. Menores de 5 anos não podem entrar. O mirante vai dar uma ideia da beleza do local (de longe);
- Sand Dune Arch, Broken Arch e Tapestry Arch: último grupo de arcos antes do fim da Scenic Drive. Trilhas fáceis e rápidas (entre 20 e 60 min, ida e volta);
- Devils Garden: a entrada da trilha fica no fim da estrada (mas não cheguei a ir por falta de tempo). Trilha longa (4 horas) e difícil. Nos arredores fica também o único acampamento do parque.
Em geral é melhor colocar as trilhas mais longas (por exemplo a trilha do Delicate Arch) na parte da manhã, quando faz menos calor.
Não é permitida a entrada de animais de estimação nas trilhas.
Dica >> No site oficial do parque tem uma explicação detalhada de todas as trilhas permitidas, com distância e grau de dificuldade.

Balanced Rock, majestosa prova da força da natureza (repare a altura das pessoas)

North Window, um dos mais espetaculares (veja o tamanho das pessoas!)
Delicate Arch
O arco mais famoso do mundo é provavelmente também o mais bonito e surpreendente – na minha opinião. As fotos não conseguem mostrar a imensidão da estrutura, encravada no meio do deserto. O panorama e as cores são de tirar o fôlego.
Mas beleza tem preço: para chegar no Delicate Arch tem que seguir uma trilha de 4,8 km (ida e volta). Calcule duas horas para não furar o seu roteiro.
A trilha é ao alcance de todos, apesar de ser considerada difícil no guio oficial do parque (provavelmente por precaução). Cruzei com crianças e idosos.
Cuidado com os trechos íngremes, leve água e evite as horas mais quentes do dia porque não tem sombra…nem bar…nem restaurante.
Bom, quando você chegar lá vai entender porque todo mundo quer visitar o tal do Delicate Arch. É maravilhoso. Fica na borda de um anfiteatro rochoso natural onde você pode sentar, curtir o panorama…e esperar a sua vez para ficar embaixo do arco e bater aquela foto legal para mostrar aos migos do face. :)
Dica >> eu não fui de manhã porque tinha lido que o melhor horário para fotografar o Delicate Arch é no final da tarde. Mas não adiantou porque ficou nublado de repente…

O icônico Delicate Arch. A foto não mostra realmente a imensidão do arco!
Quando visitar o Arches National Park
O parque funciona o ano inteiro e fica aberto 24 horas por dia. Portanto, a escolha fica por sua conta.
No entanto, durante o verão, além do calor, o parque fica mais lotado. Ou melhor, relativamente lotado, porque o espaço é realmente muito grande. O único problema pode ser o estacionamento porque em geral não é muito grande.
Eu estive lá no fim de agosto e encontrei tudo tranquilo. O único lugar mais movimentado é o Delicate Arch.
O ideal é dormir em Moab, a 8 km da entrada do parque, e começar a visita logo cedo nas horas mais frescas do dia.
Devido a altitude, o inverno é frio e pode nevar. O melhor período é a meia-estação, principalmente se você quiser economizar um pouquinho com hospedagem (porque Moab é cara). Reserve com antecedência.
Onde comprar e quando custa o ingresso
O ingresso do Arches National Park pode ser comprado na entrada do parque e vale 7 dias com entradas ilimitadas.
É permitido a entrada de veículos e motos. O preço do ingresso para veículos com até 15 passageiros custa $25, incluindo os passageiros.
Quem vai fazer o roteiro dos parques nacionais da região pode optar como eu fiz pelo passe anual “American The Beautiful” que custa $80 por pessoa e vale em mais de 2.000 atrações nos EUA.
Quanto tempo dura a visita
Depende do foco da sua visita :)
- 3 horas: passeio de carro ida e volta na Scenic Drive (58 km), com parada rápida nas atrações mais famosas incluindo o mirante para ver (de longe) o Delicate Arch;
- 5 / 6 horas: passeio de carro ida e volta na Scenic Drive (58 km) e caminhada para ver de perto o Delicate Arch e a Windows Sections;
- dia inteiro: passeio de carro ida e volta na Scenic Drive (58 km) e caminhada até o Delicate Arch, Windows Sections e outra trilha a escolha como por exemplo para o Double O Arch ou Landscape Arch.
Eu fiquei menos de um dia e me arrependi. É um lugar muito legal para entrar em contato com a natureza.
Dica extra | Na zona de Moab, a 70 km, fica outro parque sensacional, o Canyonlands, conhecido entre os fãs de cinema porque foi cenário do filme Thelma e Louise. Mas infelizmente não deu tempo para visitar. Quem quiser completar o roteiro e curtir fotos super legais vai encontrar tudo explicadinho no post sobre o Canyonlands do blog amigo Suas Próximas Viagens.

Tunnel Arch
Informações adicionais
- O Visitor Center não fica aberto 24 horas por dia. Consulte os horários no site oficial do Arches National Park;
- Compre lanches e água em Moab porque no parque não tem nada além de uma lojinha do Visitor Center;
- Não há hotéis dentro do parque; a hospedagem mais próxima fica em Moab;
- Baixe para o celular os mapas e guias oficiais do parque (em PDF) para consultá-los offline;
- Consulte o site oficial do parque para saber mais sobre as visitas guiadas e passeios de ônibus;
- Siga a conta Twitter e Facebook do parque para acompanhar as notícias da última hora e evitar surpresas.
Se você gostou do guia completo do Arches National Park, guarde-o no Pinterest
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!