Guia completo do Antelope Canyon – as ondas vermelhas do Arizona
A coisa mais bonita do Antelope Canyon? As formas fluidas das rochas avermelhadas. Um show em technicolor. Com certeza o Antelope Canyon, o slot canyon mais famoso dos Estados Unidos, foi uma das atrações mais incríveis que visitei durante a minha viagem no Arizona. Não é à toa que o lugar é o paraíso dos fotógrafos amadores e profissionais.
Quem vai visitar o Grand Canyon não pode deixar de dar uma esticadinha até lá. Não fica longe e pode ser encaixado num roteiro redondinho Phoenix – Monument Valley – Antelope Canyon – Grand Canyon – Las Vegas ou vice-versa.
Um roteiro simples e sem complicações mas que com certeza vai ficar na lista das suas melhores viagens.

Paredões no Lower Antelope Canyon (sem filtro)
Informações básicas sobre o Antelope Canyon
O Antelope Canyon fica no estado do Arizona, na reserva indígena chamada Navajo Nation, a 450 km de Phoenix e a 220 km do Parque Nacional do Grand Canyon.
O Antelope Canyon faz parte do Navajo Nation Parks e fica fora do circuito dos Parques Nacionais Americanos (U. S. National Park Service) e sendo assim o Annual Pass não vale como entrada. O Antelope Canyon pode ser visitado exclusivamente com guias Navajos. Não é permitida a entrada sem acompanhante.
Na verdade o Antelope Canyon é formado por duas atrações diferentes: o Upper Antelope Canyon e o Lower Antelope Canyon. O significado dos dois nomes é bem explicado na língua Navajo: Upper Antelope Canyon ou Tsé bighánílíní significa “o lugar onde a água passa entre as rochas” e Lower Antelope Canyon ou Hazdistazí significa “arcos de rocha espiral”.
O Antelope Canyon foi formado pela erosão do Arenito Navajo causada pelas enchentes torrenciais e pelo vento. A passagem rápida das águas entre as fendas rochosas durante milhões de anos provocou o modelamento de labirintos ondulados muito estreitos e profundos. A cor avermelhada da areia dá um toque especial e único aos paredões e fecha o show com chave de ouro.
O outro lado da moeda: os labirintos subterrâneos são muito perigosos e ficam fechados durante os períodos chuvosos porque se transformam rapidamente em verdadeiras enxurradas.
Em 1997 o fenômeno matou 12 turistas durante uma visita no Lower Antelope Canyon. Desde então, as medidas de segurança são muitos severas.

Efeitos luminosos (sem filtro) no Lower Canyon
Como chegar no Antelope Canyon
O Antelope Canyon fica perto da cidade de Page, às margens do Rio Colorado, a 2 horas de carro de Desert View, a entrada leste do Grand Canyon, passando por Cameron na rodovia US 89.
Eu escolhi Page para pernoitar depois da visita ao Grand Canyon. Uma ótima opção porque fica perto de outras atrações top: Lake Powell, Glen Canyon Dam e Horseshoe Bend.
Como escrevi antes o Antelope Canyon é formado pelo Upper Canyon (cânion superior) e pelo Lower Canyon (cânion inferior). São duas visitas separadas mas que ficam perto uma da outra e podem ser feitas na mesma manhã, como eu fiz. Muitas pessoas escolhem uma só, mas eu achei válido conhecer as duas.
Saindo de Page pela AZ 98 você chega ao Antelope Canyon em 10 minutos. Depois de 5 km você vai encontrar um cruzamento com as indicações para os estacionamentos das empresas que organizam as excursões. A direita fica o Antelope Canyon Navajo Tours (o que eu usei para a visita do Upper Canyon) e à esquerda, na Route 222, fica o Ken’s Tour que leva ao Lower Canyon.
As excursões guiadas no Antelope Canyon
Várias empresas atuam no local e vale a pena pesquisar os preços na internet antes de comprar a entrada. Confira a lista das empresas no site oficial do parque Navajo Parks & Recreation.
Durante a alta estação (julho e agosto) é melhor reservar on line antecipadamente para poder escolher o melhor horário para fotografar (que muda durante as estações do ano). As vagas são relativamente poucas, no máximo 15/20 pessoas em cada grupo.
Quem não faz questão de fotografar e não tem problema de horário, pode reservar na hora. No dia anterior verifique se choveu e se houve cancelamento de excursões. Nesse caso pode estar tudo lotado.
Como nem todas as agências aceitam cartão, precisa levar dinheiro. O preço da excursão não inclui a taxa para entrar no território Navajo (Navajo Permit Fee) que custa 8 dólares. A taxa é paga somente uma vez e vale em todos dos parques administrados pelos Navajos.
Crianças tem desconto. Não é permitido a entrada de animais.
Local de encontro
Quem reservou on line tem que se apresentar no mínimo 30 minutos antes da hora marcada para a excursão.
Algumas agências marcam o encontro diretamente no estacionamento da entrada, outras saem dos escritórios de Page.
Procure as informações no site das agências ou entre em contato antes para evitar aborrecimentos. Quem chega atrasado fica para o tour seguinte. Eu notei que os guias não dão muita folga.
Quem não fez reserva pode ir diretamente ao estacionamento do Upper ou do Lower Canyon – de manhã cedo – para tentar conseguir uma vaga no horário desejado. Se a visitar ficar para depois, a melhor coisa é visitar o Horseshoe Bend ou o Lake Powell que ficam bem perto.
Importante: confira com a empresa se o horário marcado é de acordo com o fuso do Arizona.

Camionetes usadas para o transporte de turistas até a entrada do Upper Antelope Canyon
Os horários
Os horários mudam durante o ano e com o tipo de excursão.
- Março-Novembro: 08:00 – 17:00 h
- Novembro-Março: 09:00 – 15:00 h
No Lower Canyon, os grupos entram a cada 20 minutos mais ou menos e a visita é relativamente tranquila porque somente duas empresas organizam a excursão.
No Upper Canyon, o intervalo entre as excursões é menor porque mais de uma empresa atua praticamente no mesmo horário. No verão e nas horas top, o cânion fica lotado.
Melhor horário para fotografar os fachos de luz no Upper Canyon: 11:30 h 12:30 h (no verão). Sempre confira com a empresa o melhor horário durante o resto do ano.
Não é nada fácil fotografar o cânion por causa da escassez de luz e da quantidade de turistas.

Para conseguir fotografar os efeitos luminosos tem que escolher o horário melhor em função da época do ano (Lower Canyon, sem filtro)
Upper ou Lower Antelope Canyon?
Eu pesquisei bastante antes de decidir o que fazer. Resumindo, eu resolvi fazer as duas excursões. Mas foi uma escolha pessoal porque não tínhamos pressa.
Quem quiser fazer somente uma delas confira as minhas dicas para escolher a melhor opção. Não tenha receio: os dois cânions são maravilhosos e mesmo quem visita um deles não fica decepcionado.
Upper Antelope Canyon
O acesso ao cânion é feito com caminhonete 4×4 com a traseira adaptada para assentos. A viagem até a entrada do cânion é feita por uma trilha de areia fofa e esburacada e dura uns 10 minutos (de sacolejos). A paisagem entre as dunas vermelhas até o cânion é muito bonita. Mas vai ser difícil fotografá-la porque o motorista corre como um louco.
O cânion é um “corredor” estreito de 200 m de comprimento formado por vários paredões ondulados em arenito vermelho e amarelado. O trajeto pode ser feito sem dificuldades por crianças e adultos.
É bem mais lotado que o Lower Canyon mas é a única alternativa para quem quer fotografar os famosos fachos de luz.
Ao lado do estacionamento das camionetes tem uma área coberta para espera com mesinhas e cadeiras.
Lower Antelope Canyon
O acesso ao cânion é feito a pé por uma trilha não asfaltada. O trecho é bem curto, uns 10 minutos. O nosso guia foi muito legal porque explicou com calma como ajustar a câmera ou o celular para fotografar com pouca luz e obter os melhores efeitos.
O cânion é subterrâneo e tem uma profundidade 40 metros e 800 m de comprimento. O acesso é feito por uma escada metálica.
A visita no Lower Canyon é bem mais tranquila porque é menos lotado. Talvez seja mais indicado para quem viaja com crianças e não gosta de muvuca.
Apesar de não ter os fachos de luz, o cânion é muito bonito e não vai faltar foto legal.
Somente duas empresas organizam excursões no Lower Canyon e somente uma tem site on line. Eu escolhi a Ken’s Tour e gostei.
Escolha um ou outro, ou os dois como eu fiz. Importante é não deixar de ir até lá porque o lugar é simplesmente maravilhoso. Vale a pena.

Entrada do Lower Antelope Canyon

Descida de escada até o Lower Antelope Canyon

Trilha não asfaltada que leva até o Upper Antelope Canyon

Entrada do Upper Antelope Canyon
Tipos de excursões
Quase todas as empresas oferecem dois tipos de excursões: básica e para fotógrafos. As diferenças entre os dois tipos são: preço, duração, tipo de equipamento permitido.
Excursão básica com acesso livre
- dura mais ou menos 1 h – 1 h 30 min;
- é permitida a entrada com celulares e qualquer tipo de câmera fotográfica;
- não é permitido o uso de flash, tripé ou monopé (detalhe importante para quem quer fotografar porque o cânion é muito escuro);
- não pode parar para fotografar durante a visita (principalmente no Upper Canyon, a visita é muito apressada e não tem realmente como fotografar com calma).
Excursão para fotógrafos
- dura entre 2 h e 2 h 30 min;
- mais caro do que o tour básico;
- o tour não é feito nos fins de semana e durante os feriados nacionais;
- os guias ajudam a fotografar;
- é permitido o uso de qualquer equipamento fotográfico, incluindo flash;
- não é permitido o acesso de acompanhantes ou ajudantes (ou seja, todo mundo paga);
- não é permitido o acesso de pessoas sem câmera reflex, tripé ou monopé;
- o grupo para fotógrafos compartilha o mesmo espaço com grupo do tour básico; a diferença é que podem permanecer sozinhos no local depois que os outros grupos saem e por mais tempo.
Quanto custa
Upper Antelope Canyon
- Tour básico: 40 dólares
- Crianças: 30 dólares
- Tour das 11:30 h: 50 dólares
- Tour fotográfico: 85-88 dólares
Lower Antelope Canyon
- Tour básico : 20 dólares
- Tour fotográfico: 42 dólares
Confira os preços atualizados nos sites das agências. Durante o outono-inverno o tour custa um pouco menos.

Lower Antelope Canyon
Informações e links utéis
Site oficial do parque | Navajo Parks and Recreation
Site oficial da cidade de Page, Arizona | Page
Quer ler mais sobre os Estados Unidos?
>> Chelsea Market de Nova York
Guarde no Pinterest para ler depois
Adelaide, tudo bem?
Na sua opinião, qual o melhor horário para visitar o Lower Antilope Canyon? Vejo sempre indicaçãoes para o Upper, nunca para o Lower.
Obrigada!
Anna
Oí Anna,
o melhor horário para fotografias é quando o sol está mais alto, por exemplo entre 11 e 13 h mais ou menos.
Não esqueça que:
– o melhor horário depende também da época do ano
– durante o inverno, o sol não chega até o pico então os fachos de luz são bem mais fracos
– em dias nublados não há fachos de luz
– o horário mais lotado é justamente entre 11 e 13.
Eu entrei bem mais cedo, para fotografar com mais calma e gostei do resultado.
SE quiser dicas sobre como fotografar o Antelope confira meu post abaixo – são dicas “amadoras” porque não sou fotógrafa profissional :)
Qualquer dúvida entre em contato.
https://www.turistaimperfeito.com/como-fotografar-o-antelope-canyon/
Olá Adelaide, adorei seu blog, as informações são muito completas e úteis! Visitarei o Antelope Canyon em abril, já tinha me decidido pelo Lower quando vi um aviso bem grande que não é permitido para gestantes e uma amiga que estará comigo está gestante. Não vi nada sobre isso no Upper, você saberia me dizer se é permitido?
Oí Sarah,
obrigada, fico feliz que esteja aproveitando.
Olha, o problema do Upper pode ser o transporte. As empresas usam geralmente uma pickup coberta com assentos de metal que sacoleja muito. A estrada até lá não é asfaltada e em alguns trechos podem ter buracos se tiver chovido antes. Você poderia ver na internet se as empresas oferecem outras opções de transporte mais confortáveis.
Abs
Muito bom, gostei mesmo!! Estive lá ano passado, lugar incrível, quero voltar, até porque, preciso ver o Monument Valley.
Não perca. Eu visitei também o Monument Valley mas sinceramente não saberia dizer qual é o mais bonito. :)
Que sensacional…..com certeza vale a visita… mas me diz uma coisa, e a temperatura???? sabe mais ou menos a quanto chega ali embaixo?
Parabéns pelo artigo!
Eu visitei o Antelope Canyon no fim de agosto. A temperatura é um pouco mais baixa do que do lado do fora. Não requer vestiário especial.
Abs
Quando eu vi a primeira foto, fiquei confusa. Depois que eu entendi o que era… meu deus, que espetáculo de lugar!!! :O
O lugar é lindo mesmo, merece a visita.
Essas ondas vermelhas são realmente incríveis…. as fotos ficam surreais!!! Adorei o post e anotei tudinho!!! Parabéns!!!
Waowwww.. que fotos incríveis.. a primeira foto do Antelope Canyon ficou espetacular. Deve ser um passeio e tanto. Ainda não conheço, mas já está na lista. =)
O Grand canyon ja parece ser um lugar unico e encantador, agora o antelope canyon consegue ser ainda mais lindo!!! Ainda não tinha ouvido falar sobre o antelope e com certeza vou seguir suas dicas pra conhecer quando for lá! <3
Que demais! Ainda não tive a oportunidade de conhecer is Canyons dos EUA, fiz uma rota da Califórnia a Las Vegas mas não deu tempo de ir ao Grand Canyon, acredita ! E tenho um sonho de conhecer Antelope Canyon com as rochas vermelhas, incrível ! Adorei o post e todas as dicas, vou deixar salvo para quando programar essa viagem ! Amei, parabéns pelo post.
Oí, realmente foi uma pena. Mas a viagem de carro de Las Vegas até o Antelope Canyon é muito longa. Vale a pena se tiver vários dias a disposição.
Coloque o destino na sua próxima viagem aos EUA.
Que lugar mais sensacional! E eu que morei um tempo pela Califórnia nem sabia da existência deste cânions. Bom, vai que na época eram outros interesses, né!
Lindo demais, obrigada por compartilhar estas dicas!
Sensacional mesmo. Eu amei. Um paraíso para quem gosta de fotografia.
Post incrível de um lugar mais incrível ainda. Fotos maravilhosas. Obrigada por um post tão detalhado!
Obrigada! Na realidade a viagem toda foi incrível. O Arizona merece.
Nossa Adelaide, achei incrível este lugar! Eu já tinha visto várias fotos deste cânion, mas nunca tinha lido nada a respeito. Na verdade, nem sabia que eram dois passeios, he he he…
Gostei de saber que há tour diferenciado para fotografia. Mesmo sendo mais caro, talvez seja mais válido para poder aproveitar melhor o local!
Já coloquei na lista de desejos…
Um abraço,
Carolina
Oí Carolina, eu amei o Antelope Canyon, as cores, as formas. Quem vai até o Grand Canyon, não deve deixar de dar um pulinho até lá.
Uau! Esse lugar parece incrível, Adelaide! Eu acho que não conseguiria escolher entre o Upper e o Lower Canyon e acabaria fazendo os dois, que nem você hehe Parabéns pelo post, super completo! :) bjos
Os dois cânions são diferentes e valeu conhecer os dois.
Bjs
Muito obrigado pela resposta rapida.
Olá,
Estou programando um roteiro nos parques do Arizona. Quero visitar o Antelope. Você acha que vale a pena contratar o tour fotográfico?
Obrigado
Olá,
obrigada pelo contato.
Se você tem tempo, quer e sabe tirar boas fotos, pode valer a pena. Mas já entre bem organizado.
Não aconselho durante a alta estação, tipo julho e agosto, porque tem muita gente dentro do cânion e os tours ficam um atrás do outro. Fica difícil para todo mundo fotografar.
Abs