Inglaterra: as principais atrações do Dorset
Atualizado em 29/02/2020
Uma seleção das principais atrações do Dorset, um pedaço ainda pouco conhecido do sudoeste da Inglaterra que vai surpreender você com vilarejos em perfeito estilo british, praias paradisíacas e penhascos tombados pela Unesco.
O Condado de Dorset é a Inglaterra que você não imagina a somente 180 km do centro de Londres. Uma escapadinha de poucos dias é suficiente para explorar as charmosas cidadezinhas típicas da região, praias e paisagens arrebatadoras e, sim, a Jurassic Coast, o famoso patrimônio Unesco.
As principais atrações do Dorset: as cidades
Bournemouth
É a cidade mais conhecida do Dorset, principalmente entre os intercambistas do mundo inteiro, não só brasileiros.
Como a cidade é relativamente recente, não existe um verdadeiro centro histórico mas vale um pit-stop para conhecer o famoso calçadão, o pier e as pitorescas cabanas de praia que são realmente uma graça. Sem esquecer que em Bournemouth viveram personagens ilustres como Oscar Wilde e J.R. Tolkien.
A parada em Bournemouth pode ser estratégica também para conhecer os lindos vilarejos de Swanage, Corfle Castle e Studland, que ficam no comecinho da Jurassic Coast.

As cabanas de praia em Bournemouth
Weymouth e a ilha de Portland
Weymouth é a essência do estilo praiano british com casinhas coloridas, janelas brancas e barcos ancorados no porto. Resiste firme e forte o ritmo de veraneio descompromissado, ainda não contaminado pelo turismo de massa, com direito à aperitivo e fish and chips nas docas do porto.
Foi a minha base para conhecer a região porque é um dos principais pontos de acesso à Jurassic Coast. Escolha super aprovada porque, além de tudo, a cidade é uma graça, tem ótimas praias e boas opções de pubs e restaurantes.
Indicada também para quem curte pesca e esportes aquáticos… lembrando que Weymouth foi sede das competições de iatismo nas Olimpíadas de 2012.
Pertinho de Weymouth fica a ilha de Portland, famosa pelo farol vermelho e branco e pela extração da pedra de Portland, material usado na construção da fachada do Buckingham Palace e da catedral de São Paulo em Londres e da sede das Nações Unidades de Nova York.

A cidade de Weymouth, no litoral do Dorset

O farol da ilha de Portland
Dorchester
Dorchester, o centro administrativo do condado, foi um castrum romano. Hoje é conhecida principalmente porque foi ali que nasceu e morreu o escritor Thomas Hardy.
O centro da cidade é pequeno e pitoresco mas sinceramente não tem nada de inesquecível. Se você curte arqueologia, é melhor passar pelo Maiden Castle, uma fortaleza pré-histórica, exatamente da Idade do Ferro, onde viveram várias tribos célticas.
Lyme Regis
Lyme Regis é a capital dos caçadores de fósseis, de todas as idades. O motivo é simples: nos arredores foram encontrados importantes restos de ictiossauros, dinossauros e pterossauros.
E quem passa por lá – e gosta de dinossauros e fósseis em geral – não pode deixar de tentar. É impressionante a quantidade de pessoas procurando fósseis na areia da praia.
Eu procurei e não achei nada kkkk. Mas precisa ter uma noçãozinha do que vai procurar (ou então entrar em uma das lojas de Lyme Regis, comprar um fóssil-souvenir e contar para os amigos que achou na praia kkkk).

Os caçadores de fósseis em Lyme Regis
As principais atrações do Dorset: a natureza
Jurassic Coast – Costa Jurássica
Na minha opinião só uma visita em alguns trechos da Costa Jurássica, justifica uma esticadinha até o Dorset.
São 150 km de costa, com origem no Triássico, Jurássico e Cretáceo, que narram 185 milhões de anos da evolução da Terra. Dentro do trecho tombado pela Unesco em 2001 encontram-se atrações como a Chesil Beach e o arco Durdle Door.
Durdle Door e Lulworth Cove
O Durdle Door é um imenso arco natural em rocha calcária localizado na Costa Jurássica a 20 km de Weymouth. Não só o arco é maravilhoso, mas a praia e a vista também valem a pena.
Não muito longe do Doodle Door fica outra praia icônica, a Lulworth Cove, um semicírculo praticamente perfeito. A praia de Lulworth é menos arrebatadora de Durdle Door mas tem uma boa infraestrutura para o turista.
O passeio entre as duas atrações podem ser feito a pé passando pela trilha South West Coast Path.
Leia mais no blog | Como visitar o Durdle Door

Durdle Door, o belíssimo arco natural localizado na costa do Dorset

A praia de Lulworth Cove
Chesil Beach
Chesil Beach, a 10 km de Weymouth, é considerada – com razão – uma das praias mais lindas da Inglaterra. É um praião com 29 km de cascalho e pedrinhas em tons pastéis, entre a ilha de Portland e West Bay.
Ótima para passeios e para curtir a natureza selvagem do Dorset. Por trás das dunas de cascalho ficam algumas lagoas de água salgada de grande valor científico, chamadas East e West Fleet.

A praia de Chesil Beach
Praias de West Bay
As praia de West Bay são uma verdadeira aula de geologia ao ar livre. Os imensos paredões alaranjados – reparem a altura das pessoas na foto – narram trechos da Era Jurássica e são reconhecidos como importantes marcos de interesse científico.
West Bay e a cidadezinha de Bridport ficaram famosas porque também foram cenário da série Broadchurch, produzida pela BBC.

A praia de West Bay faz parte da Jurassic Coast, patrimônio UNESCO
Prontos para visitar as principais atrações do Dorset? Qualquer dúvida, deixe um comentário.
Leia mais sobre a Inglaterra aqui no blog
Guarde no Pinterest para ler depois
Boa noite Adelaide,
Vi seu roteiro sobre Dorset, é interessante pelas paissagens que difere em muito de nosso litoral brasileiro, na praia de Checil e West Bay, notei que a areia é bem grossa, e as paissagens são bem bucólicas, que interagem com a região.
Parabens pela apresentação.
Excelente semana
Bom dia Ângelo,
muito diferente nas muito bonito também. Uma viagem de carro muito bonita. Gostei e voltaria.
Um abraço