Inglaterra: as principais atrações do Dorset


Uma seleção das principais atrações do Dorset, um pedaço ainda pouco conhecido do sudoeste da Inglaterra que vai surpreender você com vilarejos em perfeito estilo british, praias paradisíacas e penhascos tombados pela Unesco.

O Condado de Dorset é a Inglaterra que você não imagina a somente 180 km do centro de Londres. Uma escapadinha de poucos dias é suficiente para explorar as charmosas cidadezinhas típicas da região, praias e paisagens arrebatadoras e, sim, a  Jurassic Coast, o famoso patrimônio Unesco.

As principais atrações do Dorset: as cidades

Bournemouth

É a cidade mais conhecida do Dorset, principalmente entre os intercambistas do mundo inteiro, não só brasileiros.

Como a cidade é relativamente recente, não existe um verdadeiro centro histórico mas vale um pit-stop para conhecer o famoso calçadão, o pier e as pitorescas cabanas de praia que são realmente uma graça. Sem esquecer que em Bournemouth viveram personagens ilustres como Oscar Wilde e J.R. Tolkien.

A parada em Bournemouth pode ser estratégica também para conhecer os lindos vilarejos de Swanage, Corfle Castle e Studland, que ficam no comecinho da Jurassic Coast.

Bournemouth

As cabanas de praia em Bournemouth


Weymouth e a ilha de Portland

Weymouth é a essência do estilo praiano british com casinhas coloridas, janelas brancas e barcos ancorados no porto.  Resiste firme e forte o ritmo de veraneio descompromissado, ainda não contaminado pelo turismo de massa, com direito à aperitivo e fish and chips nas docas do porto.

Foi a minha base para conhecer a região porque é um dos principais pontos de acesso à Jurassic Coast. Escolha super aprovada porque, além de tudo, a cidade é uma graça, tem ótimas praias e boas opções de pubs e restaurantes.

Indicada também para quem curte pesca e esportes aquáticos… lembrando que Weymouth foi sede das competições de iatismo nas Olimpíadas de 2012.

Pertinho de Weymouth fica a ilha de Portland, famosa pelo farol vermelho e branco e pela extração da pedra de Portland, material usado na construção da fachada do Buckingham Palace e da catedral de São Paulo em Londres e da sede das Nações Unidades de Nova York.

Weymouth

A cidade de Weymouth, no litoral do Dorset


Portland lighthouse

O farol da ilha de Portland


Dorchester

Dorchester, o centro administrativo do condado, foi um castrum romano. Hoje é conhecida principalmente porque foi ali que nasceu e morreu o escritor Thomas Hardy.

O centro da cidade é pequeno e pitoresco mas sinceramente não tem nada de inesquecível. Se você curte arqueologia, é melhor passar pelo Maiden Castle, uma fortaleza pré-histórica, exatamente da Idade do Ferro, onde viveram várias tribos célticas.

Lyme Regis

Lyme Regis é a capital dos caçadores de fósseis, de todas as idades. O motivo é simples: nos arredores foram encontrados importantes restos de ictiossauros, dinossauros e pterossauros.

E quem passa por lá – e gosta de dinossauros e fósseis em geral – não pode deixar de tentar. É impressionante a quantidade de pessoas procurando fósseis na areia da praia.

Eu procurei e não achei nada kkkk. Mas precisa ter uma noçãozinha do que vai procurar (ou então entrar em uma das lojas de Lyme Regis, comprar um fóssil-souvenir e contar para os amigos que achou na praia kkkk).

Lyme Regis

Os caçadores de fósseis em Lyme Regis


As principais atrações do Dorset: a natureza

Jurassic Coast – Costa Jurássica

Na minha opinião só uma visita em alguns trechos da Costa Jurássica, justifica uma esticadinha até o Dorset.

São 150 km de costa, com origem no Triássico, Jurássico e Cretáceo, que narram 185 milhões de anos da evolução da Terra. Dentro do trecho tombado pela Unesco em 2001 encontram-se atrações como a Chesil Beach e o arco Durdle Door.

Durdle Door e Lulworth Cove

O Durdle Door é um imenso arco natural em rocha calcária localizado na Costa Jurássica a 20 km de Weymouth.  Não só o arco é maravilhoso, mas a praia e a vista também valem a pena.

Não muito longe do Doodle Door fica outra praia icônica, a Lulworth Cove, um semicírculo praticamente perfeito. A praia de Lulworth é menos arrebatadora de Durdle Door mas tem uma boa infraestrutura para o turista.

O passeio entre as duas atrações podem ser feito a pé passando pela trilha South West Coast Path.

Leia mais no blog | Como visitar o Durdle Door

Durdle Door

Durdle Door, o belíssimo arco natural localizado na costa do Dorset


Lulworth Cove

A praia de Lulworth Cove


Chesil Beach

Chesil Beach, a 10 km de Weymouth, é considerada – com razão – uma das praias mais lindas da Inglaterra. É um praião com 29 km de cascalho e pedrinhas em tons pastéis, entre a ilha de Portland e West Bay.

Ótima para passeios e para curtir a natureza selvagem do Dorset. Por trás das dunas de cascalho ficam algumas lagoas de água salgada de grande valor científico, chamadas East e West Fleet.

Chesil Beach

A praia de Chesil Beach


Praias de West Bay

As praia de West Bay são uma verdadeira aula de geologia ao ar livre. Os imensos paredões alaranjados – reparem a altura das pessoas na foto – narram trechos da Era Jurássica e são reconhecidos como importantes marcos de interesse científico.

West Bay e a cidadezinha de Bridport ficaram famosas porque também foram cenário da série Broadchurch, produzida pela BBC.

principais atrações do Dorset

A praia de West Bay faz parte da Jurassic Coast, patrimônio UNESCO


Prontos para visitar as principais atrações do Dorset? Qualquer dúvida, deixe um comentário.



Guarde no Pinterest para ler depois

Dorset

2 respostas
  1. Angelo Virgilio Junior says:

    Boa noite Adelaide,
    Vi seu roteiro sobre Dorset, é interessante pelas paissagens que difere em muito de nosso litoral brasileiro, na praia de Checil e West Bay, notei que a areia é bem grossa, e as paissagens são bem bucólicas, que interagem com a região.
    Parabens pela apresentação.
    Excelente semana

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.