Inglaterra: como visitar o Durdle Door


No sul da Inglaterra existe um impressionante patrimônio da UNESCO, conhecido como Costa Jurássica, que narra 185 milhões de anos da nossa história geológica. Ao longo de somente 150 km, a natureza desperdiçou beleza e nos deixou um legado de paisagens arrebatadoras. Confira aqui como visitar um dos cartões-postais dessa incrível região, o arco Durdle Door, localizado no condado de Dorset, a  200 km de Londres.

 

Sobre a Costa Jurássica e o Durdle Door

Não precisa ser geólogo para ficar impressionado com a imensidão do Durdle Door, um arco natural que emoldura um pequeno trecho da maravilhosa Costa Jurássica, declarada patrimônio da Unesco em 2001 e localizada entre Orcombe Point, perto da cidade de Exmouth, no condado de Devon, e Old Harry Rocks, no Dorset.

O Durdle Door é um capítulo da longa história dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo narrada pelas formações rochosas da Costa Jurássica. Uma viagem nos primórdios da nossa existência através da sequência de falésias, penhascos, praias, arcos e grutas espalhadas no litoral do Canal da Mancha.

Durdle Door é uma formação praticamente vertical em rocha calcária que forma um arco entre falésia e a praia. É – com razão – um dos pontos turísticos mais conhecidos do Dorset e da Inglaterra. Não é à toa que foi cenário de vários clipes famosos como Shout do Tear for Fears e Lover Boy de Billy Ocean.

O arco fica localizado a 2 km do vilarejo de West Lulworth e a 20 km de Weymouth, uma pequena cidade costeira que escolhi como base para conhecer a região. Durdle Door faz parte da propriedade da família Welds mas, apesar de particular, é aberto ao público.

como visitar o Durdle Door

O imenso Durdle Door


Como visitar o Durdle Door

A maneira mais prática e rápida para visitar o Durdle Door é de carro, usando o estacionamento Durdle Door Holiday Park que fica a  800 m do arco. O trecho até o arco precisa ser feito a pé passando por uma trilha não asfaltada.

Isso mesmo, o arco não é visível do estacionamento.  A trilha até lá é relativamente simples na ida mas íngreme na volta: plana só na parte inicial, com uma escadaria que leva até o arco e, em seguida, até a praia. Mas subindo devagar pode ser feita sem problemas até por crianças e não requer um preparo físico especial. É desaconselhada a pessoas com problemas de mobilidade.

A trilha faz parte da South West Coast Path, uma rede de mais de 1000 km que passa pelo litoral da região, proporcionando vistas e passeios maravilhosos.

Resumindo o Durdle Door pode ser visto de cima, na borda da falésia, sem precisar descer até a praia, ou diretamente da praia. São dois tipos de panoramas bem diferentes. O melhor momento para fotografias é durante a maré baixa (verifique aqui antes de programar o passeio) e durante o entardecer quando o sol bate na frente do arco.

A praias que ficam ao lado do arco são muito bonitas e valem um pit stop ou um piquenique. A água é fria mas não inviável durante o verão.  Eu preferi a praia que fica por trás do arco, a Man O’ War Beach porque achei mais agradável e protegida dos ventos.

Quem gosta de caminhar, depois de visitar o Durdle Door, pode continuar  o passeio na trilha até Lulworth Cove, a 2,2 km, uma praia muito bonita e famosa por formar um semicírculo praticamente perfeito. Eu fiz a trilha num lindo dia de sol e vale muito a pena.

Durdle Door

O caminho que leva do estacionamento até Durdle Door


Man O' War Beach

Praia Man O’ War: a primeira paisagem matadora descendo pela trilha. De longe, o arco Durdle Door


Durdle Door

Vista do alto


Durdle Door

A vista do Durdle Door da praia


Durdle Door

A belíssima praia ao lado do Durdle Door


Dorset

Vista da trilha South West Coast Path, a caminho da praia Lulworth Cove


Info úteis

Quando visitar | no verão, melhor ainda em julho, para aproveitar o clima seco e ameno.

Quando dura a visita | mais ou menos 2 horas (incluindo a caminhada de ida e volta até o estacionamento)

Quanto custa | a visita é gratuita mas o estacionamento é pago (preços válidos em agosto 2019):

  • até 2 horas: £ 4
  • até 4 horas: £ 5
  • até 6 horas: £ 8
  • mais de 6 horas: £ 9.50

Site do Durdle Door | Lulworth

Site oficial da trilha | South West Coast Path

Site oficial da Costa Jurássica | Jurassic Coast


Guarde no Pinterest para ler depois


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.