Circuito Lagoa das Emendadas, Lençóis Maranhenses

 


Tudo o que você precisa saber sobre o Circuito Lagoa das Emendadas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Uma coisa é certa – a Lagoa das Emendadas é um excelente motivos para colocar Santo Amaro no seu roteiro nos Lençóis Maranhenses. As “emendadas” formam uma paisagem única e surreal… e o circuito que nos leva até lá é, na minha opinião, o passeio mais bonito do Parque.

Sobre os Lençóis Maranhenses

Não dá para descrever em palavras a imensidão e a beleza cênica dos Lençóis. Melhor resumir tudo com #naturezaperfeita, hashtag inflacionado mas eficiente como poucos para explicar o fenômeno geológico raríssimo que formou a longa cadeia de lagoas e dunas que adentram mais de 30 km em direção do interior.

Como definir os Lençóis? Simplificando muito, é um imenso campo de dunas, o maior do litoral brasileiro, formado pela ação dos ventos e das chuvas, intercalado com lagoas de água doce, rasas e cristalinas. Merecem destaque também o conjunto de ecossistemas de mangues e restingas que compõem o bioma costeiro.

O fenômeno segue o ciclo das águas: as chuvas durante o primeiro semestre do ano enchem as lagoas; em junho, quando as chuvas cessam, as lagoas começam a esvaziar. Em outubro, a maior parte delas estará vazia. O ciclo, é claro, pode variar de ano em ano. Alguns guias afirmam que, com sorte, dependendo das chuvas, mesmo em novembro ainda é possível encontrar lagoas com água, principalmente em Santo Amaro.

Toda a área faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, unidade de conservação voltada à proteção integral do ecossistema, que abrange aprox. 155.000 hectares, por mais de 50 km de linha costeira, entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

Lagoa das Emendadas

A imensidão da Lagoa das Emendadas


Circuito Lagoa das Emendadas

O circuito é indicado para quem gosta de caminhar e deseja explorar o lado mais selvagem e panorâmico do Parque. É o único passeio entre os que fiz que dá a sensação de uma (mini) travessia porque mostra a vastidão do campo de dunas e passa por lagoas muito pouco frequentadas.

Lagoa das Emendadas

A vista matadora da Lagoa das Emendadas


Onde ficar

O circuito da Lagoa das Emendadas faz parte do grupo de passeios que saem de Santo Amaro, uma das bases dos Lençóis Maranhenses (as outras duas são Barreirinhas e Atins).

Santo Amaro, aliás, é a base ideal para quem quer ficar num lugar mais tranquilo e o mais perto possível da entrada do Parque. Além disso, em Santo Amaro, as dunas são mais altas e as lagoas são maiores e permanecem cheias por mais tempo. O acesso ao Parque por Santo Amaro é restrito aos veículos credenciados pela Santo Amaro Cooperativa, ou seja, não é permitido o acesso às agências de Barreirinhas ou de São Luís.

Leia mais aqui no blog | A Praia de Atins

Como chegar

Como não é permitida a entrada de carros particulares em Santo Amaro, a opção mais prática e barata é contratar um transfer coletivo até Santo Amaro, saindo de Barreirinhas ou de São Luís. Geralmente, a empresa deixa o passageiro nas pousadas, sem custos adicionais.

Ou então, se você estiver em Barreirinhas, mate dois coelhos com uma cajadada só. Contrate um passeio até as lagoas de Santo Amaro e fique por lá, sem voltar para Barreirinhas. Eu fiz assim e achei uma ótima solução. Nesse caso, o passeio sai às 8 da manhã de Barreirinhas e depois de aprox. uma hora meia de viagem, chega em Santo Amaro, onde começa o circuito que geralmente passa pelas lagoas da Gaivota, da Andorinha, da Ilha e do Peixe.

Preço| 250 reais por pessoa (o passeio, incluindo o transfer, dura o dia inteiro; o almoço não está incluído)

Como reservar

O passeio das Emendadas pode ser contratado diretamente com a Cooperativa local Santoamarocoop (como eu fiz), até pelo whatsapp, ou na sua pousada (pelo que entendi até os pacotes vendidos pelas pousadas são organizados pela Cooperativa). Pode ser privativo ou em grupo, mas sempre com guia e veículo 4 x 4 que apanha os passageiros nas pousadas.

Na alta estação, é melhor reservar com antecedência.

Quanto custa

O passeio custa 130 reais por pessoa (agosto 2022, preço contratado diretamente com a Santoamarocoop).

Quanto dura

O passeio é feito à tarde, das 14 às 19.30 horas mais ou menos, com direito a pôr do sol com vista de 360 graus das lagoas das Emendadas.

O itinerário

O veículo 4 x 4 leva os passageiros até o limite permitido. Dali pra frente, o grupo segue a pé com o guia que escolhe a trilha mais plana e menos cansativa. Geralmente os guias dos passeios são nativos e ficam a nossa disposição para tirar dúvidas e dar explicações sobre o parque.

É bom saber que a empresa não garante o mesmo trajeto em todos os passeios porque depende das condições das lagoas (algumas podem estar muito baixas e são descartadas).

A primeira parada é na lagoa da Sonda, onde funcionou um poço de perfuração da Petrobrás nos anos 70. Dá tempo para tomar banho, fotografar e passear. O itinerário continua por outras lagoas, entre elas Funil, da Ostra e do Olho.

O trecho da ida acaba com a travessia de uma lagoa pouca profunda que leva até a duna onde ficamos para o pôr do sol. De longe, a subida parece muito íngreme e difícil mas na realidade dá para encarar sem problemas.

A duna oferece uma vista abrangente das lagoas, a melhor de todas que vi nos passeios.  Antes do pôr do sol, dá tempo de explorar, fotografar e curtir o momento sem pressa.

Depois do pôr do sol, começa o trajeto da volta passando pelas margens das lagoas e com duas pequenas travessias, também fáceis. Uma surpresa incrível e inesperada foram as cores do entardecer e os reflexos avermelhados sobre as dunas e nas lagoas.

Quando chegamos na caminhonete já estava quase escuro e deu para ter uma ideia dos Lençóis durante a noite. Resumindo: emocionante!

Lagoa das Emendadas

Trajeto a pé na Lagoa das Emendadas


Lagoa das Emendadas

As cores maravilhosas durante o caminho de volta (sem filtro)


lençóis maranhenses

Fechando o circuito com chave de ouro (sem filtro)


O que levar

A caminhada não uma é maratona no deserto. Não é uma boa ideia encher a mochila com bagagem desnecessária porque durante a travessia das lagoas o peso pode incomodar. A bagagem “básica” inclui:

  • roupa leve e prática (para os friorentos sugiro levar uma troca e uma camiseta de manga comprida para a volta).
  • boné;
  • protetor solar;
  • água e um lanchinho leve.

Lagos das Emendadas: dicas gerais

  • Caminhada: não é cansativa; o guia mantém um ritmo ao alcance de todos, sem correria e respeitando as paradas para banho e descanso;
  • É necessário seguir o guia: as trilhas não são sinalizadas;
  • Calor: sim, mas na média; o passeio é feito à tarde e a área é muito ventilada;
  • Não há qualquer tipo de estrutura nas dunas (nem bar nem área de lazer);
  • Não é permitido o consumo de bebida alcóolica dentro do Parque (há fiscalização na guarita de acesso);
  • Chinelos são desnecessários porque a areia não é quente e dificultam o equilíbrio;
  • Deixe os itens desnecessários (e pesados) na caminhonete;
  • Melhor época: entre meados de junho e início de outubro.

Guarde no Pinterest para ler depois

Lençóis Maranhenses

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.