Mercado da Ribeira

Lisboa Gourmet: Mercado da Ribeira


Mercado da Ribeira, mais um para a minha coleção de mercados gourmet. Nem em Lisboa, com tantas coisas legais para visitar em pouco tempo, eu pude resistir. E com jogo de cintura consegui dar uma olhadinha (e sentar para comer, é claro) no novo e concorrido mercado gastronômico lisboeta, inaugurado em 2014, no Cais do Sodré.

O Mercado da Ribeira, ontem e hoje

Mercado da Ribeira na realidade era um antigo mercado de produtos alimentares inaugurado em 1882. Depois de um período de declínio, passou sob a gestão da revista Time Out, um fato inédito e inovador no setor gastronômico. A empresa transformou o mercado em uma praça de alimentação gourmet e a ideia foi um verdadeiro sucesso de público.

Uma parte do mercado ainda funciona como mercado “tradicional” para a venda de peixe fresco, bacalhau, frutas e verduras, etc. Eu vi também lojinhas de flores e plantas. Mas essa área é relativamente pequena e não oferece muitas opções de produtos típicos regionais como certos mercados parisienses e espanhóis.

Nos sábados e domingos tem feirinha de artesanato e para colecionistas (selos, moedas, etc).

O espaço da Time Out, que fica ao lado do mercado “tradicional”, é outra estória. A ambientação segue aquele estilo “industrial” e descolado muito usado ultimamente em áreas de alimentação, com tubulações à mostra, materiais reaproveitados, etc.

mercado da Ribeira

Ambiente descontraído e moderno


O bom do Mercado da Ribeira

A ambientação: estilo praça da alimentação com design moderno, uma mistura de madeira e metal que deu muito certo. Ideal para uma refeição informal, sem requintes. Mesas compartilhadas no centro do salão e “quiosques” laterais.

A gastronomia: cardápios diversificados para todo tipo de exigência, com opções vegetarianas e de menu degustação. Uma boa definição do mercado é “fast food de qualidade superior”. No comando de alguns quiosques vamos ver o nome de chefs como Alexandre Silva e Marlene Vieira. Confira alguns destaques:

  • Chicken All Around do chef Miguel Laffan (já premiado com 1 estrela Michelin);
  • Honorato, o especialista lisboeta em hambúrger artesanal;
  • Garrafeira Nacional, um nome que não precisa de apresentações para quem aprecia vinhos portugueses;
  • Conserveira de Lisboa, sucursal da icônica conserveira de Lisboa;
  • Manteigaria Silva: sucursal da ótima e famosa charcutaria lisboeta;
  • Manteigaria: sucursal da pastelaria do Largo de Camões. Onde comi os melhores pastéis de nata da viagem!

O preço: digamos que nem é uma pechincha nem assusta – ou seja – preço médio para o mercado europeu. O estilo não é 10-euros-um-almoço-completo. Você vai gastar um pouco mais do que certos bares do centro de Lisboa, mas em compensação vai experimentar bons produtos portugueses – além de muito bem apresentados.

A localização:  muito prática, com várias opções de transporte público (confira no final do post). Além de ficar bem perto da famosa Rua Cor-de-Rosa (Rua Nova do Carvalho), um dos mais famosos points de agito noturno lisboeta.

Mercado da Ribeira

Apresentação estilosa do filezinho de bacalhau


Mercado da Ribeira

Um show de produtos regionais coroados com queijo da serra derretido


… e o ruim…

Como sempre nem tudo é positivo, mas nem restaurante estrelado passa sem dores por todos os crivos. Imaginem um mercado gourmet. O primeiro senão é que fica cheio demais nas horas de pico. Mas não é um problema do Mercado da Ribeira. Vale para todos os mercados gastronômicos que visitei.

A minha dica é chegar antes da hora do almoço ou do jantar porque não tem coisa mais chata do que ficar na fila para comer ou degustar um bom vinho no meio do barulho e da confusão. Pelo menos pra mim.

O outro porém – que depende do primeiro – é que quando a cozinha trabalha apressada nem tudo sai do jeitinho que a gente quer. Para evitar aborrecimentos, a melhor estratégia é escolher pratos simples e fáceis de preparar. Ou voltar quando o mercado estiver mais tranquilo.

Mercado da Ribeira

O mercado é muito grande mas precisa evitar as horas de ponta


Informações úteis

Página Facebook Oficial | Time Out Market Lisboa

Horários do mercado tradicional

Produtos alimentares frescos | segunda a sábado, das 6:00 às 14:00

Horários do Espaço Time Out

  • domingo a quarta:  das 10:00 às 24:00
  • quinta a sábado: das 10:00 às 02:00

Como chegar

Ônibus: 706, 720, 728, 732, 738, 760

Elétrico: 15E, 18E

Metrô: Estação do Cais Sodré (Linha verde)



Guarde no Pinterest para ler depois

Mercado da Ribeira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *