Lojas vintage em Milão


Escrever sobre lojas vintage em Milão, uma das capitais mundiais da moda, parece uma heresia. Mas não é. Porque há coisas que não passam de moda. Principalmente o que é bonito, bonito de verdade. E porque o verdadeiro vintage tem que ser comprado em lojas especializadas – e sérias – para você não cair na armadilha do vintage picareta e sem valor.

Mas o que é vintage? É uma moda que não sai da moda. Um estilo que vai além da peça pin-up, ou do broche da vovó. É quase um modo de encarar a vida, não somente um modo de vestir.

Na realidade, eu não sou adepta ortodoxa do estilo vintage mas nem mesmo uma fashion victim, apesar de viver em Milão 🙂 Fico em cima do muro, ou seja, gosto de roupas e acessórios originais para completar o look do dia-a-dia ou de uma ocasião especial. E mesmo sem fazer parte do grupo “compro logo existo”, adoro garimpar nas horas livres. E o vintage combina muito com garimpo.

A primeira regra do vintage é: para comprar uma peça de qualidade por um preço justo tem mesmo que garimpar com método e paciência. Para começar a aventura com o pé direito – sem quebrar o orçamento da viagem – aí vão as minhas dicas de lojas vintage em Milão. Eu diria que é uma boa amostragem em termos de qualidade e localização. Ficam todas no centro da cidade, próximas às principais atrações turísticas, mas fora do alcance de quem passa só pelas ruas principais. Ou seja, uma desculpa para conhecer melhor a cidade.

Instruções de uso

Quem já conhece o blog sabe que escrevo pouco sobre compras e afins. Afinal de contas, gosto é muito pessoal. Fica difícil indicar – principalmente para quem está viajando – onde achar pechinchas ou artigos de luxo. O que é pechincha para mim pode não ser para você. Idem sobre a ideia de luxo.

Então começo esclarecendo que a seleção que apresento é o “produto” das minhas andanças em Milão. Não faço propaganda de loja, nem ganho nada com isso. Como sempre aqui no blog, o objetivo é compartilhar informações e dar opções de lazer aos leitores.

Outra coisa importante é que no meu entender vintage não é sinônimo de brechó bagunçado ou de simples second hand onde economizar com peças grifadas (lembre-se que nem sempre vintage combina com economia). Em Milão tem muitas lojas assim, mas é outro departamento. Selecionei somente verdadeiras boutiques para amantes do estilo ou para quem gosta como eu de comprar de vez em quando um artigo único dos anos 50, 60…como uma bijuteria para realçar um vestido, uma pochette para o teatro…

Minhas dicas de lojas vintage em Milão

Madame Pauline

A loja fica no centro de Milão, perto do Castello Sforzesco. É pequena mas tem uma boa gama de roupas finas e acessórios de grifes famosas: bolsas, camisas, vestidos, bijuteria. Preços na media, dependendo da grife e da “raridade” do produto.

As propostas são originais mas podem ser usadas no dia-a-dia. Quer dizer, nada de muito excêntrico ou difícil de combinar com peças atuais.

Dica | para quem gosta de dar um toque francês chique ao look sem exagerar com o estilo vintage.

Endereço | Foro Buonaparte, 74 – Milão

Facebook | Madame Pauline

Metrô | estação Cairoli (linha vermelha) ou Lanza (linha verde).

Moda vintage em Milão

Peças para ocasiões importantes


lojas vintage em Milão

Bolsas que nunca saem de moda


Moda Vintage

Cores, cores, cores…e muita bijuteria bonita


Vintage Delirium by Franco Jacassi

A boutique fica no coração de Brera, o bairro mais charmoso de Milão, numa rua tranquila, dentro do pátio de um edifício antigo. Não tem vitrine na calçada. Um bom sinal. 🙂

Entrando na boutique você vai entender de cara que a conversa é séria. Paredes repletas de prateleiras e mostradores. Cada cantinho preenchido com um manequim ou um cabide. Uma loja assim você encontra somente na Itália e na França. A mercadoria, então…

Um pequeno museu…pequeno e acolhedor no tamanho mas imenso no acervo. Uma viagem no tempo começando pelos anos 20 com os costureiros franceses até a ousadia dos anos 80/90. O colecionador, pardon, o dono é Franco Jacassi, figura de destaque da moda vintage.

Digamos que é um paraíso para quem gosta de moda em geral, não somente vintage. Um ponto de referência internacional para fãs e designers em busca de novas ideias e inspiração.

Tem de tudo, mas somente artigos bem selecionados, bem conservados e de excelente qualidade. O garimpo tem que ser feito com reverência porque estamos falando de vintage de verdade.

Preços? Depende, como sempre. Tem artigos que custam poucos euros, como um par de brincos, e peças exclusivas que podem chegar a milhares de euros.

Vasculhando nos cabides e nas prateleiras você encontra artigos das grifes Versace, Missoni, Hermès, Gucci, Pierre Cardin, Saint Laurent, Balenciaga, Dior, Chanel, Prada e por aí afora. A escolha é ampla: vestiário em geral e de alta-costura, bijuteria, bolsas, foulards, gravatas, chapéus, tecidos originais a metragem. E uma coleção interminável de botões. Isso mesmo, botões vintage. Um delírio 🙂

Dica | para veteranas, ousadas ou simplesmente para quem curte peças icônicas de grifes italianas e francesas.

Endereço | Via Giuseppe Sacchi, 3 – Milão

Facebook | Vintage Delirium

Metrô | estação Cairoli (linha vermelha) ou Lanza (linha verde).

Vestido vintage Gianni Versace

Peça raríssima exposta também no Metropolitan de Nova York: vestido longo de Gianni Versace de 1991 inspirado em Andy Warhol


bijouteria vintage

Colares, pulseiras e anéis vintage


Moda vintage

Originalidade: estampas e acessórios vintage


Bijuteria vintage

Cantinho das bijuterias para o dia-a-dia


 Cavalli e Nastri

Mais um referencial em moda vintage em Milão. A boutique tem três sedes na cidade mas só conheço a de Brera que, aliás, fica perto de Vintage Delirium. Uma boa desculpa para um passeio a pé no bairro.

O esquema da loja é parecido com Madame Pauline. Artigos de excelente qualidade porém com estilo mais descontraído e gama mais limitada em relação a Delirium.

Por outro lado, sendo menor, a escolha fica mais fácil até porque as peças vintage propostas pela loja tem ares contemporâneos. Ótima variedade de bolsas e acessórios, vestiário em geral e roupas finas.

Dica | ideal para as iniciantes do vintage que ainda não querem ousar com peças marcantes demais.

Endereço | Via Brera 2 / Via Gian Giacomo Mora 3 / Via Gian Giacomo Mora 12 – Milão

Facebook | Cavalli e Nastri

Metrô | estação Cairoli (linha vermelha) ou Lanza (linha verde).

Lojas Vintage em Milão

Pede ou não pode garimpo?


Lojas Vintage em Milão

Bolsas de vários modelos e épocas


Lojas Vintage em Milão

Artigos mais descontraídos para quem não quer arriscar


Se quiser saber mais sobre ocasiões de garimpo em Milão, leia aqui >> As melhores feiras de Milão

 

Guarde no Pinterest para ler depois

Lojas Vintage em Milão

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *