mercado san anton

Madri gourmet: o mercado de San Antón


A tendência dos mercados gastronômicos existe. É inegável. Na Europa e nos EUA a moda proliferou nas grandes cidades como Roma, Milão, New York, Londres, Lisboa…Madri não é uma exceção: nos últimos anos houve um verdadeiro “boom”.

Pois é, como resistir? Os mercados gourmet estão espalhados pela cidade e, entre um atrativo e outro, é obrigatório parar para conhecer e lanchar.

Tem de tudo, desde os tradicionais Mercado de San Miguel e Mercado de San Antón, até o chiquérrimo Platea. Tem mercados novinhos em folha e mercados antigos reformados e transformados em centros gourmet, onde comprar conservas, frios, docinhos, sanduíches, sorvetes…enfim uma tentação para viajantes gulosas como eu.

Alguns oferecem principalmente produtos locais, outros vendem também comidinhas de vários países. Tem lugar para lanchar ou fazer uma refeição completa. Único cuidado: se não gostar de lugares lotados, evite o horário de almoço.

Mas aqui entre em nós, o gostoso de Madrid é a confusão, aquele acotovelamento sem maldade na frente do balcão, para puxar conversa e esquentar os tambores para a movida.

Se quiser saber mais sobre a movida de Madri, clique aqui para ler no blog um post todinho sobre o fuzuê sem fim da cidade.

Mas agora vamos falar do Mercado de San Antón.

mercado de san anton

O mercado de San Antón tem opções para todos os gostos


O bairro Chueca e o Mercado de San Antón

O mercado fica no bairro Chueca, um dos bairros alternativos de Madri, epicentro criativo da cidade, gay friendly. De dia é um bairro tranquilo, discreto e  super transado, com muitas lojas de designers e artigos originais. À noite, é uma das sedes do agito madrileno.

O mercado fica entre a Calle Augusto Figueroa e a Calle Barbieri, pertinho do metrô Chueca e da Plaza de Chueca, onde você vai encontrar outros restaurantes e bares.

O que você vai encontrar no Mercado de San Antón

O Mercado de San Antón foi inaugurado em 2011, é menor, menos famoso, menos turístico (e mais tranquilo) do que o Mercado de San Miguel. Outro tipo de ambiente, mais aconchegante. A escolha é up to you, questão de gosto.

O mercado é bem moderno, estrutura aberta e vazada em vidro, madeira e cristal, mas sem perder a cara de mercado.

O que não falta é comida. São três andares de comida gostosa, com várias opções de serviço.

1° andar | venda de frutas e verduras, flores, ervas, carnes, pães, bacalhau e frios em geral. Interessantes o “Fish Corner” de La Trastienda Tapas, com venda de peixe, crustáceos e moluscos fresco (inclusive ostras), cozidos na hora, e a Hamburguesa Nostra com mais de 30 tipos de hamburgers. Mercadorias caras, mas você paga a qualidade e a location.

2° andar | lanches, tapas, petiscos, sushi, sanduíches estilo degustação. As mesas ficam nos corredores e são compartilhadas. Chegue cedo para sentar. O preço das tapas é aceitável, mais baixo do que certos produtos frescos do andar inferior. Gostei muito da La Casa del Bacalao, com uma boa variedade de mini-tostas típicas a 1,00 e 1,50 euros feitas com polvo, bacalhau, atum. Você escolhe o que quer, coloca na bandeja e leva para a mesa. Venda de bebidas ao lado.

3° andar | o único restaurante é o Cocina de San Antón com vista nota 10 do bairro Chueca. O restaurante oferece cardápio a la carte (caro), cardápio do dia (a preços razoáveis) e cocktails (para curtir a vista). Digamos que em Madri você ache restaurante mais barato, mas aqui o que vale é o ambiente romântico e a vista.

No térreo tem um supermercado Supercor, mas não cheguei a entrar.

mercado de san anton

Mercado de San Antón: três andares de delícias…


dicas-turista-imperfeito


Bom, já escrevi: San Antón é menor e mais tranquilo do que o Mercado de San Miguel. Achei os preços mais baixos, talvez por ser relativamente fora do corre-corre turístico.

É o lugar certo para lanchar ou tomar um drink com petiscos, no meio da tarde, quando o local não está lotado.

Apesar de ser um mercado, é um mercado gourmet. Leia-se: cuidado com os preços, nada populares, apesar da popularidade do local.

Resumindo com duas palavrinhas em inglês: cool e trendy, como o bairro Chueca.

mercado de san anton - queijos

Vendas de queijos no Mercado de San Antón

 


Informações úteis

  • Horário de abertura: de segunda a domingo (consultar o perfil FB para checar os horários)
  • Endereço: Calle Augusto Figueroa, n. 24.
  • Como chegar: Metrô Chueca.
  • Site oficial: atualmente fora do ar.
  • Facebook: Mercado San Antón

Fotos: Adelaide Pereira (reprodução proibida)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *