Mercado d’Aligre de Paris: gourmet dentro e fora


Parece um mas são dois. Como aquela oferta “leve dois e pague um”. Mas no caso do Mercado d’Aligre em Paris (Marché d’Aligre) a promoção é verdadeira. Não estamos falando de mercadoria (apesar das ótimas ofertas da feira) mas das duas sedes do mercado. Uma na praça, a típica feirinha parisiense ao ar livre, e uma coberta, conhecida também como Marché Beauvau.

O Mercado d’Aligre fica localizado no 12° Arrondissement, entre a Rue d’Aligre e a Place d’Aligre, pertinho das estratégicas Place de la Bastille e Place de la Nation. Aliás, o mercado fica perto também da famosa pastelaria Blé Sucré, já mencionada no meu post sobre os melhores croissants de Paris.

Quem lê o blog sabe que os mercados e as feiras gastronômicas são o meu xodó 🙂 E na capital da comida gostosa, como não incluir no roteiro pelo menos um mercado? Mesmo sem comprar nada, mas somente para encher os olhos com aquelas iguarias tantas vezes sonhadas, acho que vale a pena. Já visitei praticamente todos.

Você não precisa exagerar como eu, é claro. Sou um caso patológico. Na sua primeira visita a Paris, escolha apenas um e dê um pulinho lá na hora do lanche. Mas qual é o melhor mercado para visitar sem perder muito tempo e encontrar bons produtos a preços acessíveis?

Eu aconselharia dois (ou um dos dois): o Mercado des Enfants Rouges, o mais antigo da cidade (leia mais aqui no blog) e o Mercado d’Aligre. A escolha vai depender do seu gosto e do seu roteiro.

O Mercado des Enfants Rouges é mais badalado porque fica no bairro Le Marais, e portanto, mais turístico (gente, lugar bonito é sempre turístico) e mais caro.

Já o Mercado d’Aligre é mais pitoresco, ou seja, é muito frequentado pelos parisienses das redondezas. E dizem os parisienses que seja um dos mais baratos da cidade. Uma das vantagens do mercado é que, além da parte coberta, tem um feirinha ao ar livre e um micro mercado das pulgas que funcionam todas as manhãs, de terça a domingo.

Sobre o Mercado d’Aligre

Como já escrevi, o mercado conhecido como d’Aligre é formado por uma feirinha ao ar livre na praça Place d’Aligre e um mercado coberto que fica ao lado.

Na feirinha você vai encontrar frutas, verduras, cogumelos, flores e muito mais a preços bem razoáveis (mesmo para a caríssima Paris). Ótimos produtos locais e da safra mas também interessantes produtos exóticos.

No centro da praça funciona um pequeno brechó de objetos de decoração, livros, roupas usadas e outras quinquilharias. No dia que visitei não encontrei nada de especial. Mas quem sabe garimpando um pouco não dê para comprar um souvenir…

O mercado coberto, conhecido também como Marché Beauvau, foi fundado em 1779 mas a estrutura atual é de 1843.  A área de vendas não é muito grande, menor do que a do Enfants Rouges, mas a qualidade e a variedade dos produtos típicos não deixam a desejar. Pelo contrário. Vai tranquilo.

Na parte coberta, mantenha o foco nos carros-chefe franceses, ou seja, queijos, ensacados, geleias, frutos do mar e carnes. Acho que em Paris não é o caso de comprar produtos étnicos, com exceção dos temperos.

Gostei muito também dos produtos semi-prontos, tipo take away, que só pedem 10 minutos de forno e ficam prontos para o consumo. Boa pedida para quem fica hospedado em apartamento, como eu.

Enfim, é o lugar certo pra matar aquela vontade de experimentar queijos e frios nobres sem gastar uma fortuna. Os preços ficam expostos. Não tem erro. Cuidado com produtos selecionados ou de origem controlada, incluindo fruta e verdura, porque podem ser muito caros, até mesmo no mercado. Muitos preços indicados não são por quilo mas por 100 g. Controle antes.

Se puder, visite o mercado durante a semana porque é mais tranquilo ou no fim do expediente para encontrar boas promoções e descontos.

mercado d'Aligre

O brechó do lado de fora do mercado coberto


Mercado d'Aligre

e venda de tapetes usados…


Mercado d'Aligre

Venda de frios e comidas prontas no Mercado d’Aligre


queijos franceses

Os maravilhosos queijos franceses


Mercado d'Aligre

Manteiga, leite, queijos, cremes…tem de tudo


Mercado d'Aligre

Manteiga, leite, queijos, cremes…tem de tudo

Marché d'Aligre

O mercado coberto


Info úteis

Horário de funcionamento

Mercado coberto | Terça a Sábado 9:00 – 13:00 e 16:00 – 19:30; Sábado, 9:00 – 13:00 e  15:30 – 19:30; Domingo 9:00 – 13:30

Feirinha ao ar livre | Terça a Sexta 7:30 – 13:30; Sábado e Domingo 7:30 – 14:30


Guarde no Pinterest para ler depois

Mercado d'Aligre

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.