Mercado des Enfants Rouges: o mais antigo de Paris


Como eu poderia ter ido a Paris sem visitar o Mercado des Enfants Rouges? Foi uma das primeiras atrações da minha listinha porque além da fama gastronômica, o mercado é o mais antigo da cidade e um dos mais antigos da França. Desde 1982 faz parte da Lista dos Monumentos Históricos.

O Marché des Enfants Rouges é um típico mercado de bairro, não muito grande e menos sofisticado do que o Borough Market de Londres e o Mercado de San Miguel de Madri, por exemplo.

Mas é super descontraído e agradável. Não é excessivamente turístico, é frequentado pelos parisienses, enfim, um lugar onde explorar especialidades francesas e do mundo bem perto do centro da cidade.

Mercado les Enfants Rouges

Entrada do Mercado des Enfants Rouges


Duas palavrinhas sobre o Mercado des Enfants Rouges

O Mercado des Enfants Rouges é um mercado coberto, situado no III arrondissement, construído nel 1615 na época de Luís XIII, para abastecer o bairro de Les Marais. O mercado fica exatamente na Rue de Bretagne n. 39, no Haut Marais, a zona mais descolada do bairro.

Por falar em Marais, não deixe de dar uma olhada na minha matéria sobre as atrações do bairro.

O nome Enfants Rouges, crianças vermelhas, é uma homenagem aos uniformes vermelhos usados pelas crianças do antigo orfanotrófio Hospice des Enfants-Rouges, que ficava por perto. Lembrando que vermelho é a cor que simboliza a caridade cristã.

Mas também é a cor do comunismo…O destino uniu o mercado ao Partido Comunista. Robespierre, aquele da Revolução Francesa, morou no número 64 da Rue de Saintonge, bem perto do mercado.

Muitas reuniões e conferências do partido foram realizadas no número 49 da Rue de Bretagne, praticamente ao lado do mercado, com a presença de grandes personagens da história, inclusive Lenin.

Anos atrás a prefeitura de Paris projetou a demolição do mercado para construir uma biblioteca e um estacionamento. Mas a associação do bairro bateu os pés e em 2007 ganharam a disputa com a prefeitura.

Mercado des Enfants Rouges

Venda de peixe dentro do mercado


Visitar o Mercado des Enfants Rouges

A entrada fica na Rue de Bretagne, passando por um portão de ferro, nem tão fácil de achar.

Na parte coberta encontram-se algumas lanchonetes e mais ou menos vinte quiosques e barraquinhas que vendem fruta, verdura, carnes, peixe, conservas e outros produtos típicos franceses (não somente parisienses) e étnicos.

Na minha opinião, o mercado é uma boa alternativa para quem fica hospedado em apartamento e quer explorar a autêntica cozinha francesa sem ter que ir à restaurante.

Aviso aos navegantes: achei o preço da fruta e da verdura muito alto porque são variedades selecionadas. Bem mais em conta os preços dos queijos, do peixe e da carne.

Marché des Enfants Rouges

Seleção de queijos no Enfants Rouges: preços razoáveis


Mercado des Enfants Rouges

Variedades super selecionadas de frutas e verduras. Eu nunca tinha visto amoras brancas


Mercado des Enfants Rouges

Lanche caprichado. Tem para todos os gostos…


A lanchonete mais famosa do mercado é Chez Alain Miam Miam. Uma sanduicheria para lá de pitoresca, onde o dono super simpático prepara sanduíches com vários tipos de recheio – na hora e na sua frente. Dizem que seja o melhor sanduíche de Paris. Não sei se é verdade, mas é delicioso. Escolha bem o horário para evitar fila (mas de qualquer forma vale a pena!!).

Além do Alain Miam Miam você pode tentar outras lanchonetes que vendem quitutes libaneses, marroquinos, italianos, veganos, vegetarianos, etc.

Nos corredores laterais encontram-se várias mesinhas onde sentar para comer as delícias que você comprou dentro do mercado.

Mercado des Enfants Rouges

Livre acesso às mesinhas do mercado. Uma delícia de pausa…


Indicado se você gosta de…

  • explorar mercados de bairro
  • visitar as áreas menos batidas das cidades
  • experimentar comida local sem passar por restaurante
  • passar duas horas fazendo de conta que mora em Paris 🙂
  • lanchar com comidas típicas sem gastar uma fortuna

e…detesta comidas anônimas e fast food.

Informações sobre o Mercado des Enfants Rouges

  • Horário de abertura: terça-sábado 8:30-13:00 e 16:00-19:30; domingo 8:30-14:00.
  • Endereço: 39, rue de Bretagne, 75003 Paris
  • Metrô: Arts-et-Métiers (3) Filles du Calvaire (8).
  • Página no site oficial do Turismo de Paris: Marché des Enfants Rouges


Guarde no PINTEREST para ler depois

Enfants Rouges

 

7 respostas
  1. Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
    Analuiza (Espiando Pelo Mundo) says:

    Indicado se… me encaixo em todas as opções e já adorei este mercado. Ele me pareceu ser bem o tipo de lugar que gosto, apesar dos preços das frutas serem altos. Já me vi por ai! 🙂 Sabendo então que figuras importantes da histórias mundial andaram debatendo suas ideias por esta região, me pareceu ainda mais atraente!

    Também nunca vi amora branca e fiquei morrendo de vontade de saber que sabor ela tem. E do sanduíche também! rsrsrs

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *