castello-sforzesco

Milão com crianças: visita ao Castelo Sforzesco


Viajar com crianças para cidades grandes nem sempre é uma tarefa fácil. Como distrair os pimpolhos sem renunciar aos monumentos, aos jantares românticos, às comprinhas? Precisa começar com um bom planejamento e uma programação que agrade gregos e troianos. Claro, a escolha da cidade também é importante. E Milão, apesar da fama de cidade industrial, tem boas opções infantis. Uma ótima pedida, por exemplo, é uma visita ao Castelo Sforzesco, um dos símbolo da cidade e xodó dos milanesinhos.

O Castelo Sforzesco é um belíssimo castelo medieval localizado no centro da cidade, pertinho do Duomo, a famosa catedral gótica. Fácil de visitar, barato e sem filas. Um atrativo que não pode faltar em qualquer roteiro, principalmente se você vai viajar com crianças.

Uma visita ao Castelo Sforzesco é uma viagem no tempo entre torreões e armaduras que lembram tantas estórias e filmes infantis. O castelo é rodeado pelo Parco Sempione, o maior parque da cidade e o lugar ideal para um passeio a pé ou de bicicleta e – por quê não – um piquenique nos dias ensolarados?

Por falar em bicicletas, em Milão tem um ótimo sistema de aluguel gerenciado pela prefeitura da cidade. Para mais informações, tem um post no blog que explica tudo.

>> Aluguel de bicicletas em Milão

Castelo Sforzesco

As potentes muralhas do Castelo Sforzesco


Sobre o Castelo Sforzesco

O castelo, construído no século XV por Francesco Sforza, futuro Duque de Milão, foi por muito tempo uma das principais fortalezas europeias. Hoje em dia é sede de vários museus municipais, como a Pinacoteca, o Museu Egípcio e o Museu da Arte Antiga.

O castelo, muito bem conservado, é um dos maiores da Itália. Importantes artistas da época, entre eles Leonardo da Vinci e Bramante, foram encarregadas da decoração do castelo, mas somente a Sala delle Asse de Leonardo chegou intacta aos dias de hoje.

Mais tarde, no século XVI o castelo passou sob o domínio espanhol e foi transformado em uma verdadeira fortaleza. permanecendo com essa função durante séculos, entre uma dinastia e outra.

Durante o período napoleônico foi cogitada a sua demolição, porque era considerado pelos milaneses como símbolo do dominação estrangeira da cidade. Felizmente a ideia não se concretizou e hoje temos uma importante testemunha de importantes fatos históricos que marcaram a Itália.

visita ao Castelo Sforzesco

Um dos pátios da Castelo Sforzesco


Visita ao Castelo Sforzesco

O castelo é tão bonito que você pode visita-lo com as crianças somente por fora, sem entrar nos museus. Acabe a visita no Parco Sempione, chegando até o Arco della Pace, o arco da paz, construído em 1838 em comemoração do acordo assinado no Congresso de Viena. Dentro do parque há vários playgrounds e áreas para piquenique.

Quem gosta de compartilhar arte e história com os filhos pode programar uma visita a um ou mais museus do castelo ou aos afrescos de Leonardo Da Vinci ou ainda à Pietà Rondanini de Michelangelo Buonarroti.

Os museus mais indicados para crianças são:

  • Museu Egípcio (fechado para reformas até junho de 2018);
  • Museu Arqueológico.

Confira a lista completa dos museus do castelo no site oficial do Castello Sforzesco.

Pietà Rondanini

A Pietà Rondanini de Michelangelo fica no Castelo Sforzesco


Arco della Pace

O Arco della Pace no Parco Sempione, perto do castelo


Informações úteis

Horário castelo | Segunda-domingo 7 – 19.30 h (a entrada no castelo é livre; a pagamento somente os museus)

Horário museus | Terça-domingo 9-17.30 (entrada até 17 h)

Fechamento | 25 dezembro, 1° janeiro, Segunda depois do domingo de Páscoa

Entrada livre aos museus | todas as terças a partir das 14 h, de quarta à domingo a partir das 16,30 h

Preço da entrada aos museus |  € 5,00

Transporte | parada Cairoli (metrô linha 1) ou Cadorna (metrô linhas 1 e 2)

Guarde no Pinterest para ler depois

Castelo Sforzesco



2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.