O mercado gourmet de Milão no bairro Navigli
Mais um para a minha coleção de mercados. É a vez do mercado gourmet de Milão em Navigli, o bairro dos canais e da vida noturna. Demorou mas chegou. Em Milão faltava um mercado gastronômico, onde comer e comprar produtos típicos a preços acessíveis.
Depois de Londres, Madrid, Nova York, eis então o mercado da Darsena Milanese, ou seja o antigo porto às margens dos canais de Milão.
Se você nem sabia que existem canais em Milão…Bom, está na hora de ler o meu post sobre o bairro Navigli.
Leia mais >> Roteiro em Milão: os canais do bairro Navigli

Passeio de barco nos canais de Milão
Onde fica o mercado
O mercado fica na Piazza XXIV Maggio, no centro do bairro Navigli, um dos mais descolados da cidade. Em outras palavras, pertinho da melhor Milão by night, lojinhas alternativas, ateliês, brechós, feira livre…e por aí afora.
Tudo num lugar só simplesmente porque desde os meados de 1500 a praça foi usada como mercado ao ar livre, até para comércio de animais.
Os canais que passam ao lado da praça – que ainda existem – serviam para transportar mercadorias e matérias primas. Enfim, o fuzuê é antigo.
O mercado coberto propriamente dito foi inaugurado “somente” em 1948. Passou uns anos meio abandonado e esquecido. Nos últimos anos a área inteira passou por uma grande reforma e o mercado foi reaberto em 2015.
O lugar é super convidativo. Fica às margens dos canais, rodeado pelo calçadão que leva até a Porta Ticinese e a feira livre de Papiniano, uma das mais conhecidas de Milão. No verão, é o lugar ideal para relaxar ao ar livre.
O mercado da Darsena não é o único mercado gourmet de Milão, mas é o mais badalado de dia e de noite. Os outros dois ficam respectivamente no centro da cidade (Mercato del Duomo) e na zona oeste da cidade (Mercato di Piazza Wagner).
Leia mais >> As melhores feiras de Milão

Porta Ticinese, ao ladinho do Mercato
O que você vai encontrar no mercado gourmet de Milão
O mercado é relativamente pequeno, bem menor do que os mercados de Madrid ou Nova York, por exemplo. E nem toda a mercadoria é italiana. Quero dizer, o mercado não vende exclusivamente produtos típicos italianos.
Algumas lojinhas vendem produtos importados, principalmente da América do Sul, inclusive do Brasil, como frutas, verduras, sucos,…Ideal para quem está com saudades de comidinha brasileira.
Na parte italiana a escolha fica principalmente entre carnes, queijos, pães típicos e embutidos em geral. Os preços são ótimos e a qualidade também. A higiene é impecável. Uma das características do mercado é a venda carnes especiais que não se encontram facilmente nos açougues italianos (como por exemplo alguns tipos de miúdos ou carnes temperadas).
Um pouco mais caras são as lanchonetes que servem comidinhas já prontas. A mais badalada (e lotada) é a sucursal do famoso Mangiari di Strada. O cardápio oferece quase exclusivamente carne mas tenho certeza que você nunca comeu nada parecido na Itália. A não ser que você seja um gastrô-turista…Vale a pena experimentar as propostas criativas de pratinhos e espetinhos com um bom vinho. Não tem onde sentar mas o mood é muito legal, principalmente na hora do aperitivo.
O mercado não tem uma verdadeira praça da alimentação (leia-se: come-se em pé). Do lado de fora do mercado encontram-se outras lojinhas e um barzinho com mesinhas ao ar livre. O cardápio não é nada de especial mas a vista é legal.
Bom passeio e bom apetite!

Comidinhas feitas na hora na lanchonete Mangiari di Strada (carnes de ovelha, carneiro, miúdos…)

No mercado você vai encontrar queijos e embutidos selecionados

Lojinhas do Mercato Darsena

Lanchonete Mangiari di Strada, só cortes de carne especiais
Como chegar
metrô da Linha 2 (verde) | parada Porta Genova
Bondes (Tram) | números 10, 9, 3
Ou de bicicleta :)
Se gostou, pode guardar no Pinterest para ler depois!
Olá Adelaide…estou pesquisando sobre Milão, nossa parada em fevereiro 2018. Somos viajantes “gastrô-turistas” rsrs, gostamos de bares, restaurantes em geral, vida noturna…qual o melhor bairro em Milão? Nas redondezas da cidade, onde seria melhor ir com esse objetivo, nesta época do ano? Gratidão
Oí Grasiele,
o agito mais trendy de Milão fica em Navigli, o bairro dos canais, e nas ruas Corso Garibaldi e Corso Como. Não use carro porque não vai encontrar estacionamento.
Se ficar mais dias, eu aconselho sair um pouco do agito mais turístico e explorar bairros “mais milaneses” como Porta Romana, Porta Ticinese, Colonne di San Lorenzo e Sempione. Se gostar de jazz, a pedida é o bairro Isola.
Em Milão, o legal é seguir o rito do “happy hour”, ou seja, o aperitivo que começa por volta das 18.30-19:00. Você paga um valor (entre 7,00 e 15,00 euros, dependendo do bar), pede uma bebida e pode se servir à vontade no buffet.
É super pitoresco, vale a pena.
Com relação a restaurantes, evite as ruas turísticas, tipo perto da catedral e outros monumentos. Não tem nada que valha a pena. Procure restaurantes nos bairros mais afastados. Em Milão tem vários restaurantes legais, não turísticos, onde come-se bem sem furar o orçamento.
Buon appetito!
Oi Adelaide, mais uma bela matéria sua…. Estarei em Milão e estou precisando de uma boa dica para turistas em uma cantina italiana com música e mesinhas quadriculadas, bem turistona para eu levar minha família. Tem além desse mercado alguma cantina para comer uma deliciosa massa ou pizza ? Que caiya no boost de um “Turista imperfeito” ?
Oí André,
fico feliz que tenha gostado.
Pizzaria pitoresca como em Nápoles aqui em Milão não é muito comum :) Tem umas cantinas assim como você procura mas pertencem a redes famosas tipo franchising. Eu já comi na Rosso Pomodoro. Tem várias sedes em Milão, o ambiente é alegre (mas não lembro se tem toalha quadriculada kkkk) e a pizza é boa (não ótima). O cardápio é napolitano. Quero dizer, a pizza não é muito fininha. Visite o site deles para checar onde ficam os vários restaurantes na cidade.
http://www.rossopomodoro.it/
Se você prefere pizza fininha outra opção pode ser “Pizza Ok” com sedes na Via Lambro 15 (Zona Buenos Aires) e Piazza Sempione 8 (pertinho do Castello Sforzesco e do Arco della Pace, duas atrações top da cidade). A pizza é gostosa e a pizzaria é bem pitoresca.
Para comer bem sem gastar muito, em geral, eu aconselho sair do centrão. Por exemplo evite Corso Vittorio Emanuele e as imediações da catedral Duomo.
Confira opções de lanche no meu post
http://www.turistaimperfeito.com/comida-de-rua-em-milao-comer-bem-gastando-pouco/
Muita boa a “pizza a trancio” (em pedaços, fatias) do Spontini. Não é muito barata, mas é ótima e bem diferentes das pizzas que tem no Brasil. Tem várias sucursais na cidade, inclusive pertinho da catedral. Vai no site oficial http://www.pizzeriaspontini.it/pizzeria.
Se quiser mais dicas, diga o bairro onde vai ficar hospedado.
Abs