O que ver em Burano, a ilha colorida
O que ver em Burano, a ilha das casinhas coloridas (e das rendas) que fica perto de Veneza e Murano.
Uma minúscula ilhota em Technicolor, perdida no emaranhado das ilhas da Lagoa de Veneza… É Burano.
Um lugar sui generis onde não existe fachada neutra e tons pastéis… e por que deveria? A vida é mais legal quando o mundo ao nosso redor é colorido, onde quase nada combina e, ainda assim, tudo é perfeito. Um outfit extravagante… que você não vai esquecer tão facilmente mesmo depois de dar a volta ao mundo.
Sem exagero. Depois de conhecer Burano, você quase esquece de Murano, a irmã famosa. E olhe que na ilha praticamente não há monumentos ou atrações, além das cores e das rendas. É uma mistura estonteante de tons fortes que deixa você literalmente meio abobalhad@ … e a falta de palacetes e igrejas suntuosas passa completamente despercebida.
Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: por que as casas de Burano são coloridas?
Ninguém sabe ao certo mas há duas hipóteses plausíveis. A primeira é que cada cor corresponde a um sobrenome. Como a ilha é pequeninha ficava fácil achar onde morava fulano ou beltrano. A segunda é que as casas coloridas ajudavam os pescadores a encontrarem a rota de retorno quando a ilhota ficava coberta pela neblina.
Como chegar em Burano
Para visitar Burano, certamente você vai sair de Veneza ou Murano. A visita pode ser feita por conta própria usando o vaporetto, como eu fiz, ou com excursões.
O vaporetto que leva até Burano é o número 12 que para na estação Fondamenta Nove. Saindo da estação ferroviária de Veneza, as opções são as seguintes:
- vaporetto 1: descer na parada Ca d’Oro e ir a pé até Fondamenta Nove (menos de 10 minutos)
- vaporetto 4.2 ou 5.2: parar diretamente em Fondamenta Nove, só precisa trocar de entrada
- vaporetto 3: descer em Murano, na estação Murano Faro, e pegar o vaporetto 12.
A viagem dura mais ou menos 45 minutos, dependo do trajeto escolhido.
Visite o site oficial da companhia de transporte público de Veneza para conferir horários e preços das passagens | ACTV

As casinhas coloridas de Burano
O que ver em Burano
O que ver em Burano? Simplesmente Burano porque lá não há igrejas espetaculares nem castelos inesquecíveis.
O gostoso de Burano (mas a dica vale em Veneza também) é passear sem meta nas ruelas que beiram os canais e curtir os trabalhos manuais das rendeiras locais. São verdadeiros mimos para quem gosta de arranjos para cama-mesa-banho.
Só precisa ficar algumas horas para encher os olhos, como se fosse cromoterapia, e fazer umas comprinhas (cuidado com os preços das rendas porque algumas são caras).
A minha dica de roteiro em Burano passa pelas ruas (calle) e praças (campo) principais:
- Piazza Galuppi | única praça da cidade, onde ficam as lojinhas e alguns bares e restaurantes
- Palazzo del Podestà | sede do Município
- Duomo di Burano | principal igreja da cidade, muita antiga e famosa porque o campanário é inclinado.
- Museu da Renda (Museo del Merletto) | fundado em 1981, ajuda a manter viva a tradição das rendeiras locais
- Tre Ponti | ótimo lugar para fotografar porque fica no cruzamento de três canais e três ruas famosas por serem super coloridas (Via Giudecca, Via San Mauro e Via San Martino Sinistro)
- Casa Bepi | a casinha mais colorida da cidade (na minha opinião não é tão bonita como as outras); fica por trás da viela Calle del Pistor.
Para fechar o roteiro não deixe de experimentar o biscoito típico local, conhecido como Bussolà ou Buranello, bem crocante para durar muitos dias. Dizem que antigamente o biscoito era feito pelas melhures dos pescadores para serem levados durante as viagens de barco.

Canais e pontes de Burano

A famosa Casa Bepi

As rendas de Burano
Guarde no Pinterest para ler depois
Adorei essa dica do que ver em Burano, a ilha colorida, pois amo rendas e amo cores. Muitas vezes as pessoas me perguntam: “o que fazer em tal lugar” e mesmo a cidade tendo várias atrações, acho que caminhar sem destino, explorando ruas e praças, nos leva a conhecer tantos recantos legais. Burano tem um ar de cidade feliz !
Olá Lilian, amei esse cidadezinha colorida. Visita-la em um de sol e céu azul é ainda mais legal.
Quem tem um pouquinho mais de tempo durante a estadia em Veneza, não deveria deixar de dar um pulinho lá.
Abs!