O que ver em St Ives: a Cornualha que você não imagina


As melhores atrações de St Ives, a mais charmosa e glamour das cidadezinhas costeiras da Cornualha, a icônica região do sul da Inglaterra.

A 5 horas de Londres fica uma das regiões mais espetaculares da Europa – a Cornualha. Um emaranhado de imensas praias turquesas (sim, turquesas), vilarejos típicos, faróis, trilhas, paisagens matadoras…

No meio dessa beleza toda fica a cidadezinha de St Ives, debruçada na imensidão do Oceano Atlântico. Mas não é “só” por causa das praias que St Ives é famosa… há mais de cem anos é reduto de artistas e ingleses endinheirados em busca de sombra e água fresca.

Não é por nada que no centro da cidade tem uma sede da Tate Gallery. Entre os personagens ilustres que passaram o verão por lá, não posso deixar de citar a grande Virginia Wolf.

Leia mais sobre a Cornualha aqui no blog | Dicas e atrações da Cornualha

St Ives

O charme de St Ives


O que visitar em St Ives

St Ives é a essência do estilo cornish (assim chama-se o nativo da Cornualha). Tem tudo: sacadas floridas, cottages românticos, porto de pescadores, farol, bares e pubs na beira da praia. Quando a maré seca e o mar vai embora, os barquinhos caem de lado na areia, descansando, na espera de outra maré cheia.

O ritmo é sudista, lento, e o dia começa religiosamente com chá e cream tea, uma verdadeira atração turística que nenhum viajante gourmet pode perder. Com o tanque cheio de calorias, no verão, todo mundo corre para as praias… mas não tem perigo de lotar porque são imensas e a Cornualha não é Mikonos. Ou seja, apesar das cores mediterrâneas, o mar é frio e os turistas estrangeiros são poucos – apesar de ter encontrado alguns brasileiros…

A escolha da melhor praia é uma tarefa árdua porque são todas lindas. Quem não quer arriscar um mergulho pode ficar de pernas pro ar curtindo o vaivém dos surfistas ou caminhar nas trilhas panorâmicas do circuito South West Coast Path até a St. Nicholas Chapel.

Tem a praia da cidade, é claro, mas não é legal para banho. Melhor ir até a belíssima Porthminster Beach, a 15 minutos a pé do centro da cidade, em direção sul, ou de carro, até Carbis Bay Beach.

No norte ficam Porthmeor Beach e Porthgwidden Beach, ambas a poucos minutos a pé do centro.

Depois de um bom almoço a base de cerveja artesanal e fish & chips, nada melhor do que um passeio cultural entre as ruelas da cidade, galerias de arte e lojinhas de artesanato.  Não cheguei a entrar na Tate Gallery porque o dia estava lindo e preferi ficar ao ar livre, mas é certamente uma boa opção para quem gosta de pintura.

Cornualha

Aqui e acolá uma galeria de arte.


Porthminster Beach

A “caraíbica” Porthminster Beach


St Ives

O desfile de barcos em St Ives


Quando ir e quanto tempo ficar em St Ives

A escolha da época do ano é muito importante em qualquer viagem na Cornualha. Não esqueça que a região fica no sul da Inglaterra e sujeita a mudanças repentinas de condições atmosféricas.

O período mais recomendável para visitar St Ives vai do mês de junho ao mês de agosto, que é em teoria a estação mais quente do ano. No entanto, mesmo em pleno verão, chuva e vento estão sempre à espreita. Não deixe de levar capa e agasalho porque mesmo sem fazer realmente frio, a temperatura pode ficar desagradável se você estiver de camiseta e chinelo.

A menos que você esteja visitando somente a cidade de St Ives, a estadia mínima que eu recomendaria na região é de uma semana. Considerando os custos da viagem e a distância até Londres, não teria muito sentido em visitar um destino tão paradisíaco e remoto para ficar um ou dois dias.

Como chegar

A 450 km de Londres, St Ives combina com um roteiro redondinho na Cornualha, passando antes por outros destinos apetitosos como Stonehenge, Salisbury, Exeter e Bath.

O meio de transporte mais prático é o carro… no entanto, se você não gostar de guiar à inglesa, o trem pode ser uma alternativa válida porque em St Ives tem estação.

A viagem de Londres Paddington até lá dura mais ou menos 6 horas.

Na cidade tem vários estacionamentos (a pagamento), inclusive opções de Park & Ride, mas no verão pode ser difícil achar vaga perto do centro.


Guarde no Pinterest para ler depois

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.