O que ver em St Ives: a Cornualha que você não imagina
As melhores atrações de St Ives, a mais charmosa e glamour das cidadezinhas costeiras da Cornualha, a icônica região do sul da Inglaterra.
A 5 horas de Londres fica uma das regiões mais espetaculares da Europa – a Cornualha. Um emaranhado de imensas praias turquesas (sim, turquesas), vilarejos típicos, faróis, trilhas, paisagens matadoras…
No meio dessa beleza toda fica a cidadezinha de St Ives, debruçada na imensidão do Oceano Atlântico. Mas não é “só” por causa das praias que St Ives é famosa… há mais de cem anos é reduto de artistas e ingleses endinheirados em busca de sombra e água fresca.
Não é por nada que no centro da cidade tem uma sede da Tate Gallery. Entre os personagens ilustres que passaram o verão por lá, não posso deixar de citar a grande Virginia Wolf.
Leia mais sobre a Cornualha aqui no blog | Dicas e atrações da Cornualha

O charme de St Ives
O que visitar em St Ives
St Ives é a essência do estilo cornish (assim chama-se o nativo da Cornualha). Tem tudo: sacadas floridas, cottages românticos, porto de pescadores, farol, bares e pubs na beira da praia. Quando a maré seca e o mar vai embora, os barquinhos caem de lado na areia, descansando, na espera de outra maré cheia.
O ritmo é sudista, lento, e o dia começa religiosamente com chá e cream tea, uma verdadeira atração turística que nenhum viajante gourmet pode perder. Com o tanque cheio de calorias, no verão, todo mundo corre para as praias… mas não tem perigo de lotar porque são imensas e a Cornualha não é Mikonos. Ou seja, apesar das cores mediterrâneas, o mar é frio e os turistas estrangeiros são poucos – apesar de ter encontrado alguns brasileiros…
A escolha da melhor praia é uma tarefa árdua porque são todas lindas. Quem não quer arriscar um mergulho pode ficar de pernas pro ar curtindo o vaivém dos surfistas ou caminhar nas trilhas panorâmicas do circuito South West Coast Path até a St. Nicholas Chapel.
Tem a praia da cidade, é claro, mas não é legal para banho. Melhor ir até a belíssima Porthminster Beach, a 15 minutos a pé do centro da cidade, em direção sul, ou de carro, até Carbis Bay Beach.
No norte ficam Porthmeor Beach e Porthgwidden Beach, ambas a poucos minutos a pé do centro.
Depois de um bom almoço a base de cerveja artesanal e fish & chips, nada melhor do que um passeio cultural entre as ruelas da cidade, galerias de arte e lojinhas de artesanato. Não cheguei a entrar na Tate Gallery porque o dia estava lindo e preferi ficar ao ar livre, mas é certamente uma boa opção para quem gosta de pintura.

Aqui e acolá uma galeria de arte.

A “caraíbica” Porthminster Beach

O desfile de barcos em St Ives
Quando ir e quanto tempo ficar em St Ives
A escolha da época do ano é muito importante em qualquer viagem na Cornualha. Não esqueça que a região fica no sul da Inglaterra e sujeita a mudanças repentinas de condições atmosféricas.
O período mais recomendável para visitar St Ives vai do mês de junho ao mês de agosto, que é em teoria a estação mais quente do ano. No entanto, mesmo em pleno verão, chuva e vento estão sempre à espreita. Não deixe de levar capa e agasalho porque mesmo sem fazer realmente frio, a temperatura pode ficar desagradável se você estiver de camiseta e chinelo.
A menos que você esteja visitando somente a cidade de St Ives, a estadia mínima que eu recomendaria na região é de uma semana. Considerando os custos da viagem e a distância até Londres, não teria muito sentido em visitar um destino tão paradisíaco e remoto para ficar um ou dois dias.
Como chegar
A 450 km de Londres, St Ives combina com um roteiro redondinho na Cornualha, passando antes por outros destinos apetitosos como Stonehenge, Salisbury, Exeter e Bath.
O meio de transporte mais prático é o carro… no entanto, se você não gostar de guiar à inglesa, o trem pode ser uma alternativa válida porque em St Ives tem estação.
A viagem de Londres Paddington até lá dura mais ou menos 6 horas.
Na cidade tem vários estacionamentos (a pagamento), inclusive opções de Park & Ride, mas no verão pode ser difícil achar vaga perto do centro.
Guarde no Pinterest para ler depois
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!