old-spitalfields-market

Old Spitalfields Market: descobrindo o East End de Londres


Quem já andou lendo o blog sabe que eu adoro mercados. Porque os mercados mostram uma parte importante da cidade, os hábitos, as tradições gastronômicas e, muitas vezes, a história. Qualquer que seja a cidade, em qualquer lugar do mundo .

Visitar um mercado como o Old Spitalfields Market não é somente uma ocasião para comprar uma roupinha retrô mas para entrar no ritmo alternativo e original do East End londrino.

old-spitalfields-market-entrada

Old Spitalfields Market – entrada da Commercial Street


A história do Old Spitalfields Market

Como o Borough Market, o Old Spitalfields é um marco histórico da cidade. Se você quer saber mais sobre o Borough, confira aqui no blog um artigo com dicas e informações.

O Old Spitalfields fica perto da City, entre a Commercial St e a Bishopgate, no miolo do East End e bem pertinho de Brick Lane. Foi fundado em 1682, inicialmente como um mercado de carne, fruta e verdura.

O nome “Spitalfields” é uma abreviaçao de “Hospital Fields” porque ali perto ficava o St Mary’s Hospital, construído em 1197, sobre as ruínas de um antigo cimitério romano. A história, às vezes, é um emaranhado de acontecimentos…

A inauguração do mercado aumentou o movimento no bairro, atraindo a população local e imigrantes vindos de outros países. No final do século XVII, chegaram os huguenotes fugidos da França por causa das perseguições religiosas. Os hughenotes viviam na famosa Fournier Street, quase na frente do Old Spitalfields Market, e trabalhavam na produção da seda. A escolha do bairro não foi à toa: fora das muralhas da City, o exercício das artes e dos ofícios era menos controlado.

Em seguida chegaram os irlandeses que fugiam da carestia e, enfim, os judeus do Leste Europeu. Imaginem que, a um certo ponto, no bairro existiam mais de 40 sinagogas.

O bairro era já naquela época uma encruzilhada, uma mistura de povos. E ficou assim até hoje. Essa área de Londres sempre foi uma das preferidas dos imigrantes.

Bom, voltando ao mercado, até meados de 1800, o mercado era um ponto de referência não somente para o bairro mas para a cidade inteira. Depois começou um lento declínio, com mudança de proprietários, até ser finalmente comprado pela City. Nas últimas décadas o mercado passou por várias reformas e hoje na realidade tem um aspecto bem diferente do velho mercado vitoriano.

Compras no Old Spitalfields Market

No site oficial do mercado está escrito: “The perfect shopping destination“. Verdade, porque o Old Spitalfields Market é coberto e prático mesmo durante o inverno ou quando chove.

O mercado abre todos os dias, de segunda à domingo. Os melhores dias para compras são quinta, sexta, sábado e domingo. Nesses dias a mercadoria sempre muda:

  • Quinta | antiguidades em geral, decoração retrô, moda alternativa.
  • Sexta | vestiário, acessórios e arte. Todo mês, na primeira e na terceira sexta-feira, tem uma importante feira de discos de vinil, discos raros e novidades, ideal para colecionadores.
  • Sábado | é o dia das novidades, funciona tipo “rodízio”, todo sábado muda a mercadoria (artigos selecionados, retrô, design).
  • Domingo | é o dia do “tem de tudo”, roupas, sapatos, artigos em couro, malharia, artigos retrô, brechó, comidas orgâncias, etc etc….

Nos outros dias da semana a oferta muda pouco: roupas, sapatos, artigos para presentes…

Dentro do mercado, além das barraquinhas, funcionam algumas lojas, como as famosas Jigsaw, Fred Perry e Bobbi Brown Cosmetics.

O mercado abre nos seguintes horários:

  • Segunda à sexta | 10:00 – 17:00
  • Sábado | 11:00 – 17:00
  • Domingo | 10:00 – 17:00
Bijuterias e acessórios

Bijuterias e acessórios feitos a mão

Roupas para crianças no Old Spitalfields

No Old Spitalfields tem até roupas “trendy” para crianças

Old Spitalfields-pinturas

Pinturas, quadros, velhos cartazes de cinema


Comes e bebes

Nem precisa dizer que no Old Spitalfields Market tem de tudo e mais alguma coisa. Uma vantagem em relação ao Borough Market é que aqui tem onde sentar para comer. O cardápio é quilométrico: comida mexicana, indiana, portuguesa, americana, greca, japonesa, além de hambúrgers, crepes, pratos vegetarianos, fish and chips, queijos franceses, bistrôs, pastelaria, etc….

Preços honestos.

Old Spitalfields-Comida de rua

Comida de rua feita na hora


Os arredores do mercado

O Old Spitalfields não é a única atração do East End. As redondezas pedem uma visita, mesmo rápida. Quem quiser continuar com as compras, pode voltar pela Commercial St, passando antes pela rua dos huguenotes, a Fournier Street, e pela Brick Lane, templo do brechó.

Entrando no bairro de Shoreditch, ao norte, tem o Boxpark, um “shopping” ao ar livre, com lojas em containers empilhados, especializado em produtos alternativos e “indie”.

Na realidade o lugar ficou meio turístico mas garimpando você pode achar um acessório ou uma roupa interessante.

Outra parada legal é a antiga cervejaria Old Truman Brewery, um galpão com lojas e bistrôs, e o Sunday UpMarket.

Old Spitalfields Market

Fournier Street, a rua dos huguenotes franceses. No fim da rua fica a Commercial St e o Old Spitalfields Market


Como chegar no Old Spitalfields Market

A parada mais próxima é Liverpool St. As alternativas são Aldgate e Aldgate Est.

Informações úteis

Se você tiver qualquer dúvida ou quiser compartilhar sua experiência não deixe de entrar em contato usando a caixa de comentários.  Fique sempre atualizado seguindo a página Facebook  do blog ou assinando a newsletter. Não envio spam nem propaganda.


Fotos: Adelaide Pereira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *