Os melhores croissants de Paris


Depois da Torre Eiffel e do Louvre, não pode faltar o croissant nas lista das atrações parisienses 🙂 e a perguntinha clássica e natural que vem à tona é “onde encontrar os melhores croissants de Paris?” A resposta é complicada porque parece bobagem achar (boas) boulangeries ou pâtisseries onde comer (bons) croissant em Paris. Mas não é.

O motivo é muito simples: até o croissant de Paris sofre por causa do turismo de massa. A ideia generalizada do comerciante de qualquer cidade turística é que turista come qualquer coisa. Até em Paris. Então por que perder tempo e dinheiro com ingredientes e produtos de qualidade? O resultado é que a cidade do croissant está repleta de croissants que não valem nada.

Como eu adoro croissant, adoro mesmo, para não chorar de decepção depois da primeira mordida, sempre que visito a Cidade Luz levo minha lista de boulangeries – rigorosamente selecionadas – onde tentar achar a perfeição. Sim, eu sou muito exigente quando o assunto é croissant.

Se você é como eu, continue lendo as minhas dicas 🙂 mas mesmo que você não morra de amores pela iguaria francesa saiba que visitar Paris sem experimentar os famosos croissants  é como visitar Nápoles e não comer pizza.

Antes de compartilhar a minha listinha, é bom saber que existem campeonatos, blogueiros e sites especializados que desenfornam a toda hora rankings com os melhores croissants da cidade. Provavelmente no pódio dessas listas estão os verdadeiros “melhores croissants de Paris”. Os meus são simplesmente os primos dos melhores, apesar de bem quotados na “Bolsa do Croissant”. Mas garanto que passaram pelo meu crivo e que não deixam a desejar.

Nas listas dos “especialistas ranqueadores” você vai sempre encontrar as famosíssimas pastelarias:

  • Stohrer (Rue Montorgueil, 57)
  • Le Grenier à Pain (Rue des Abbesses, 38)
  • Dominique Saibron (Avenue Général Leclerc, 77)
  • Boulangerie Pichard (rue Cambronne, 88)
  • Des Gâteaux et du Pain (Boulevard Pasteur, 63).

Sinceramente nunca entrei em nenhuma delas porque ficaram fora do meu roteiro ou porque vivem lotadas. Quase impossível achar um lugar para sentar e, aqui entre nós, comer croissant em pé não dá pra mim.

Truques básicos para saborear um bom croissant

Antes de começar, uns truques básicos para evitar decepções:

1. sempre peça croissant au beurre porque a manteiga faz diferença, e como. Jamais margarina, ok?

2. coma o croissant de manhã quando ainda está fresquinho e crocante. Se a prateleira da padaria estiver quase vazia às 8 da manhã, provavelmente são as sobras do dia anterior. Não coma.

3. Evite sofisticações. Para apreciar os sabores do croissant é melhor que seja simples, sem recheio ou cobertura.

4. Evite bares e fast food. Prefira sempre uma boulangerie ou pâtisserie.

Os (meus) melhores croissants de Paris

Blé Sucré

Apesar de muito bem conceituado,  até já ganhou vários prêmios como um dos melhores croissant de Paris, o croissant da Blé Sucré não é o meu preferido.

Entretanto… o lugar é um charme. Explico: quer passar meia hora como um parisiense, numa mesinha na calçada na frente de uma pracinha fofíssima? Então o Blé Sucré é a sua praia.

Meio afastada do centro, mas perto do Mercado d’Aligre, outra parada gourmet em Paris, essa pequena boulangerie oferece além do croissant, ótimos docinhos e pães franceses.

Endereço | Rue Antoine Vollon, 7

Blé Sucré

Croissant e ótimos pães


melhores croissant de Paris

Uma graça de pastelaria, para um lanche tranquilo


Du Pain et des Idées

Também muito famosa, mas com a vantagem de ficar fora do eixão turístico. Fica perto do Canal de Saint-Martin, um dos bairros mais charmosos de Paris.

O croissant é de ótima qualidade mas mesmo que não fosse, vale o pit stop somente pela fachada maravilhosa e pela decoração frufru do local.

Leia mais sobre o bairro Canal de Saint-Martin aqui no blog.

Endereço | Rue Toudic 34

melhores croissants de Paris

Além do croissant muito bom, a fachada pede uma parada


Liberté

Não muito longe da Du Pain et des Idées, sempre no bairro Canal de Saint-Martin, na charmosa Rue des Vinaigriers, fica Liberté, a boulangerie que vende o meu croissant preferido.  Ou seja, crocante por fora, macio e soltinho por dentro, ligeiramente salgado. Perfeito.

A boulangerie é bem simples, a produção e o empacotamento dos produtos ficam ao lado do balcão. Sem luxos. Há somente duas ou três mesinhas onde sentar.

Além dos croissants, eu recomendo os biscoitos bretões e os pães com cereais feitos com massa-mãe e fermentação natural.

Prova dos nove: comprei mais de um croissant para comer no dia seguinte. Ainda estavam ótimos.

Endereço | Rue des Vinaigriers 39

melhores croissant de Paris

Liberté: bandejas com croissants e outros docinhos que acabaram de sair no forno


melhores croissant de Paris

Sem grandes luxos, mas vende o meu croissant preferido


Eric Kayser

Na minha última visita a Paris tive a sorte de ficar hospedada pertinho da boulangerie de Eric Kayser, no Quartier Latin. Um mimo todas as manhãs. O croissant é ótimo apesar de ser menos artesanal. Os pães também são muito bons.

A Eric Kayser tem várias sedes na cidade, algumas perto de pontos turísticos. Só testei as duas que ficam na Rue Monge. O estilo do local não é tipo bistrô, é mais padaria mesmo. Mas padaria parisiense 🙂

Endereços | Rue Monge 8, Rue Monge 14,  Place de la Bourse 5,  Boulevard Diderot, 13


Vamos aos preços | Em Paris um croissant custa entre 1,00 euro e 1,80 euro. Tudo depende do local e da qualidade. Com 1,50 euros você já compra um ótimo croissant.

As minhas citações sobre os melhores croissant de Paris são imparciais e minhas visitas aos locais foram completamente anônimas. Nenhum tipo de parceria. Como sempre no Turista imPerfeito,

E você? Tem uma listinha com os melhores croissants de Paris?

Deixe seu pitaco nos comentários.


Guarde no Pinterest para ler depois

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.