Os melhores pratos típicos de Catânia, Sicília
Escolher os melhores pratos típicos de Catânia é uma mission quase impossible. Sem exagero, tudo é gostoso: salgados, doces, queijos e vinhos. Tanta “gostosura” provavelmente depende da posição geográfica sui generis da cidade, encravada entre o mar e o vulcão Etna. O resultado são pratos que unem mar e montanha, fogo e água.
Não somente em Catânia mas, em geral, na Sicília, a culinária é uma verdadeira atração turística :) principalmente para nós brasileiros porque os ingredientes típicos sicilianos são difíceis de encontrar no Brasil. E quando tem, são caríssimos ou meras imitações.
Os ingredientes típicos sicilianos incluem:
- pistaches: os melhores são cultivados na cidade de Bronte;
- amêndoas: existem vários tipos; as mais famosas são de Avora e Noto;
- pinoli: não confunda com os pinhões do sul do Brasil porque os pinoli são típicos do Mediterrâneo; são pequenos e beige, bem macios;
- anchovas frescas e em conserva;
- ricota: também não parece nadinha com a ricota brasileira; o tipo fresco ´usado como recheio e nos doces, e o tipo curado pode ser usado ralado como na preparação de molhos e recheios;
- frutas e verduras: laranjas vermelhas, berinjelas, alcachofras frescas e p famoso tomate de Pachino;
- outras conservas: alcaparras, azeitonas, etc.
É um crime visitar Catânia sem experimentar pelo menos os pratos mais famosos e levar pra casa um souvenir gastronômico.
Mas voltando aos pratos típicos de Catânia…
Por onde começar? Vou seguir a ordem típica das refeições italianas: antipasto (entrada), primo (massas ou sopas) e secondo (carnes ou queijos). E para fechar com chave de ouro, uma dica de comida de rua e de café da manhã.
Selecionei os pratos de acordo com a minha opinião e gosto :) Espero que gostem!
Caponata
Um dos meus pratos preferidos. Preparado com um refogado de berinjelas, tomates, alcaparras, aipo, azeitonas pretas, pinoli e manjericão. Pode ser servido também como acompanhamento.

A caponata é um prato típico de Catânia
Pasta alla Norma
A pasta alla Norma é um dos pratos típicos de Catânia mais famosos no mundo. Inclusive no Brasil. É uma homenagem à ópera Norma de Vincenzo Bellini, compositor lírico nascido em Catânia.
A massa é feita com berinjelas fritas em tirinhas, molho de tomate, manjericão. Servida com ricotta salata ralada, um queijo curado que, repito, não parece com a ricota brasileira.
Gostosa é pouco…é maravilhosa!

Pasta alla Norma, a massa típica de Catânia
Pasta alla catanese
Um prato menos badalado, simples, rústico mas muito gostoso. Feito com anchovas em conserva, tomate e miolo de pão torrado (às vezes substituído com farinha de rosca). Pode ser servido com spaghetti ou massas curtas.

Pasta alla catanese: mais uma massa típica de Catânia
Arancine ou arancini (em português, laranjinhas)
Bolinho de arroz com açafrão empanado e frito, recheado com carne moída e queijo caciocavallo (queijo típico siciliano, bem salgadinho, nada a ver com mozzarella). A forma pode ser arredondada (como uma laranja) ou cônica, dependendo da região.
Além do recheio com carne, é comum o recheio com presunto e queijo, ou espinafre. Mas o melhor é mesmo o original. Um lanche perfeito ou uma refeição rápida.

Em qualquer padaria ou lanchonete você encontra arancini com vários tipos de recheios
Sarde alla beccafico
Tem que gostar de peixe! Prato à base sardinhas fritas recheadas com miolo de pão, queijo caciocavallo, queijo de ovelha e alho.
Mas genuíno do que isso…
Granita com brioche
Outro prato muito disputado. Dizem que é de Palermo, de Catânia, de Messina. Sei lá. Eu comi em Catânia e adorei. Quem inventou não sei!
Esclarecendo: granita parece com raspa-raspa. Mas não é. Nem é sorvete. É um creme de raspa-raspa, vamos dizer. Bom, tem que experimentar :)
Os sabores mais típicos da granita são amêndoa, pistache e café. Come-se com colher ou como recheio da brioche, o pãozinho redondo de acompanhamento.
É muito usado no café da manhã, um ritual siciliano, como já contei tim-tim por tim-tim no meu post aqui no blog. No calor do verão siciliano é como uma poça d’água gelada no deserto. Deu pra entender?
Agora que vocês ficaram apaixonados pela culinária de Catânia tem que programar uma viagem para a Sicília e visitar o vulcão Etna, outra maravilha sem igual!
Leia mais >> Como visitar o vulcão Etna

E no café da manhã: granita de pistache e brioche.
Guarde o post no Pinterest para ler depois
Arancini! Que delícia! As massas siciliana! Saudade.
Olá,
eu simplesmente adoro. As receitas são fáceis e sempre faço em casa :)
Eu adoro a culinaria italiana. E acho os pratos lindos.
A gastronomia italiana é top mesmo! Quem não adora?
uau!!!!
Oí Marcello,
a mesa está posta! :)
Abs