Praia de Atins, o outro lado dos Lençóis Maranhenses
Tudo sobre a praia de Atins, aquele paraíso – ainda – intocado, pertinho dos Lençóis Maranhenses
A maioria dos que visitam os Lençóis Maranhenses embarcam numa voadeira ou num 4 x 4 e fazem o périplo das lagoas em três dias, deixando a praia de Atins para trás. Mas essa prainha tranquila pode ser um excelente fim de roteiro, uma desculpa para aproveitar mais um pouquinho das belezas maranhenses. Tem foz de rio, dunas, escola de kitesurf, bares descolados, sossego e paisagens intocadas. Vem comigo conferir como chegar lá, quando ir e qual é o astral desse pedacinho de terra maranhense.
ÍNDICE DO ARTIGO

Entrada do vilarejo de Atins

A praia de Atins
Sobre a praia de Atins
Quem conheceu Jericoacoara anos e anos atrás, acha Atins muito parecida. E que, com o passar do tempo, ficará famosa como a prima cearense. Quem sabe… até porque é um dos trechos de costa mais bonitos do Maranhão.
Por enquanto a praia de Atins ainda fica fora da rota mais batida dos Lençóis, principalmente porque não é fácil chegar até lá e – talvez – porque luxo e agito são artigos em falta.
Enfim, Atins tem aquele jeitinho roots que conquista brasileiros e gringos que gostam de andar de chinelo na areia e bebericar curtindo o pôr do sol.
Mas se você pensou que Atins parece com Pipa ou Jeri, ou mesmo com Barreirinhas, lamento informar que não é assim. O vilarejo tem um “centrinho” com pousadas rústicas, algumas até charmosas, bares, alguns serviços… e só.

A praia de Atins durante a maré baixa
Como chegar na praia de Atins
Quem vai para a praia de Atins geralmente já visitou ou vai visitar os Lençóis e escolhe o vilarejo como uma das bases do roteiro.
No entanto, é bom frisar que Atins só é acessível por lancha (voadeira) ou veículos 4×4 credenciados pelo parque nacional. Lá não circulam carros comuns como em Santo Amaro ou Barreirinhas, as outras duas bases da região.
Para ir até lá, a maioria dos visitantes escolhe a “voadeira” que sai de Barreirinhas e desce o Rio Preguiças em apenas uma hora de viagem. Você pode contratar um traslado privativo ou comprar uma vaga no passeio coletivo (aprox. 110-120 reais por pessoa, em agosto 2022). O passeio inclui paradas em Vassouras, Mandacaru e Caburé. No fim do dia, você escolhe se voltar com o grupo ou ficar por lá.
Quem não curte passeio de barco ou quer conhecer melhor o Parque, pode optar (como eu fiz) pelo passeio de “jardineira” (veículo 4 x 4, geralmente uma Toyota) ou pelo transporte coletivo local (não tenho maiores detalhes mas sei que sai muito cedo pela manhã do centro de Barreirinhas).
Leia mais aqui no blog | Circuito da Lagoa das Emendadas
Passeio de “jardineira” até Atins
Como o passeio até Atins não pode ser feito por conta própria, precisa ser contratado online ou pessoalmente em uma das várias operadoras locais, até mesmo no hotel. Dura praticamente o dia inteiro (das 9 às 16 horas aprox.) e começa em Barreirinhas (a operadora apanha os passageiros diretamente no hotel/pousada). Todos os passeios no Parque são acompanhados por um guia credenciado.
Depois de uma rápida e tranquila travessia de balsa pelo Rio Preguiças, a jardineira entra no Parque Nacional e segue uma trilha de areia (fofa) de 30km por aproximadamente 1h40min.
Como você pode imaginar, a jardineira chacoalha muito e fica complicado até filmar ou fotografar. Precisa encarar o passeio com filosofia e uma pitada de espírito aventureiro. Na minha opinião, o “sacrifício” vale a pena porque o itinerário passa por dunas imponentes e lagoas ainda mais selvagens do que as dos circuitos da Lagoa Azul e Lagoa Bonita.
Além da parada na praia de Atins, nas margens da foz do rio Preguiças, o passeio inclui:
- parada para fotografia nas dunas de Atins;
- banho e passeio nas lagoas Tropical, da Ilha e do Gavião (as paradas podem mudar de um dia para o outro porque o guia escolhe as lagoas com as melhores condições de nível e transparência); as lagoas da região de Atins são muito tranquilas e praticamente desertas (em agosto);
- parada para passeio e almoço no Canto do Atins, o vilarejo de pescadores, onde ficam os restaurantes do Sr. Antônio e da Sra. Luzia, famosos pelos camarões grelhados (almoço não incluso no preço do passeio).
O passeio custa 150 reais por pessoa (ida e volta, em agosto 2022). Não acho recomendável para pessoas com dificuldade de locomoção.
O astral da praia e outras dicas
Como já escrevi lá em cima, em Atins a infraestrutura ainda é incipiente, mas o charme do lugar é justamente esse. Na praia você vai encontrar alguns bares pé na areia, kitesurfe e barquinhos que oferecem travessias e passeios pela foz do rio.
Se você é o do time “muvuca dia e noite”, Atins não é a sua praia. Lá você vai sentar numa espreguiçadeiras de madeira e jogar papo fora entre um mergulho e outro. Ou depois de um circuito ou caminhada entre as lagoas locais.
O astral é zero sofisticação, relax e muita natureza.

Barquinhos para passeio na praia de Atins
Para não estragar essa estadia idílica, eis algumas dicas essenciais:
- evite feriados e fim-de-semana (vale para os Lençóis também): não entre nessa roubada, vá em dias úteis;
- a melhor época para visitar os Lençóis (e portanto Atins) é entre junho e setembro: as lagoas estão cheias e os dias ensolarados e com pouca probabilidade de chuva;
- prepare-se para caminhar na areia fofa porque o meio de locomoção no vilarejo de Atins é o famoso expresso canelinha;
- verifique sempre os preços nos bares e restaurantes: em Atins, como em Barreirinhas e Santo Amaro, não tem nada barato;
- se for alugar um quadriciclo, procure uma locadora bem conceituada: ouvi alguns depoimentos negativos (perigo de acidente, desconforto, falta de indicações ao longo dos trajetos, etc); e, enfim…
- não fique só algumas horas como eu fiz porque Atins vai deixar aquele gostinho de “quero mais”.
E se você é fã de praia, peraí, selecionei uns artigos legais para as suas próximas viagens. Na Itália, tem a fofíssima Boccadasse ainda pouco conhecida no Brasil mas que fica a um pulo da cidade de Genova. E no Brasil, não posso deixar de mencionar a icônica praia de Ipanema e a maravilhosa praia de Grumari, ambas no Rio de Janeiro. Falando em praia, também não dá para não citar as praias de Barra Grande, na Bahia.
Guarde no Pinterest para ler depois
Lençois Maranhenses estão nos meus planos de viagens, porém nunca tinha ouvido falar da praia de Atins, gostei muito de saber desta possibilidade na região e de como acessá-la e o que fazer por lá.
Um local tão pouco conhecido e de difícil acesso só pode mesmo oferecer momentos de paz, relaxamento e pura beleza, gostei muito da ideia, obrigada.
Olá Gisele,
Atins é perfeito para quem quer descansar e curtir o lado menos badalado dos Lençóis.
Abs
Eu também estive na Praia de Atins recentemente e amei, mas é muito interessante ler pela ótica de outra pessoa, sempre acrescenta e mostra um ângulo diferente. Realmente essa é uma praia muito linda e com características muito peculiares. Adoro olhar de longe as velas de kitesurf.
beijos
Oí Olívia,
legal que você também visitou. Nem sempre Atins entra nos roteiros mas acho que vale a pena!
Abs
Lendo esse post minha vontade de conhecer a região só aumentou. Esse ano cheguei a cogitar a viagem aos Lençóis Maranhenses mas quando fui procurar hotel já não tinha vaga. Muito bom saber que a praia de Atins é um lugar tão interessante pois torna-se uma opção de base para conhecer o entorno. Cada vez mais prefiro viajar num ritmo mais tranquilo. Apreciar a beleza da simplicidade não tem preço. beijocas
Olá Lilian,
Atins pode ser uma ótima base para variar um pouco o roteiro. Nesse caso, por praticidade, eu aconselho fica runs dias também em Barreirinhas ou Santo Amaro.
Bom planejamento!
Bem legal encontrar uma praia que ainda consegue resistir à invasão descontrolada de turistas e manter a sua essência. Em um roteiro tão badalado quanto os Lençóis Maranhenses, é surpreendente encontrar um destino próximo que ainda mantenha suas raízes. Tomara que a praia de Atins consiga manter sua identidade e esse astral idílico por muito tempo. Delícia de post e de lugar!
Olá Regina, Atins merece uma parada, melhor ainda uma estadia de um dia ou dois.
Bjs