Praia de Serrambi: veraneio como antigamente


Quase todo artigo sobre Porto de Galinhas tem uma listinha de atrações imperdíveis nos arredores e a praia de Serrambi está sempre lá, firme e forte. Merecidamente, embora injustamente kkk. Porque a praia de Serrambi é, sim, imperdível, mas não é um satélite de Porto de Galinhas. É uma estrela de primeira grandeza do litoral pernambucano. E ainda fora do radar para a maioria dos turistas.

Maravilhosa e pouco frequentada? Como é isso?

Simples: Serrambi é uma praia “de antigamente”. Sem muvuca dia e noite, só areia, sol, águas mornas e piscinas naturais (e ainda por cima na beira da praia durante a maré baixa e completamente gratuitas). Na minha modesta opinião: é um paraíso para grandes e pequenos!

praia de Serrambi

Um dos trechos mais lindos da praia de Serrambi. Todinho pra você em pleno janeiro (isso mesmo, a foto é do mês de janeiro)


Sobre a Praia de Serrambi

A praia de Serrambi fica no município de Ipojuca, a 14 km ao sul de Porto de Galinhas e a 70 km de Recife.

É formada na realidade por três prainhas: Serrambi, propriamente dita, mais ou menos na frente da Vila dos Pescadores, Enseadinha, ao norte, chegando até o Rio Maracaípe, e o Pontal de Serrambi, entre as duas. As piscinas naturais e os arrecifes mais acessíveis ficam entre o Pontal e o Rio de Maracaípe. Na extremidade sul de Serrambi fica Toquinho, a praia mais exclusiva do litoral pernambucano, cercada por um condomínio fechado. De luxo.

O litoral de Serrambi, um dos mais bonitos do Nordeste e talvez do Brasil, faz parte da primeira Unidade de Conservação (UC) exclusivamente marinha de Pernambuco: a Área de Proteção Ambiental (APA) “Recifes Serrambi”. Uma área de arrecifes ainda muito bem preservada e de grande beleza cênica.

A maior parte da área urbana da praia fica dentro de um condomínio de casas de veraneio. Atrás fica a antiga vila dos pescadores.

praia de Serrambi

O arrecife na beira da praia é um “museu” da biodiversidade do litoral pernambucano


praia de Serrambi

As pequenas piscinas que se formam durante as marés baixas nos arrecifes de Serrambi


Rio Maracaípe

Os bancos de areia no estuário do Rio Maracaípe, na extremidade norte da praia de Serrambi


O que você precisa saber antes de ir

Como já escrevi, Serrambi não é sinônimo de agito e de vida noturna. É uma praia muito tranquila que combina com sossego, passeios a pé, exploração dos arrecifes, mergulhos e banhos de mar (daquele tipo que você fica de molho durante horas, até a maré encher). Quem gosta de sair à noite, tem que ir até porto de Galinhas, a 20 minutos de carro.

Bares e restaurantes

Na areia não há barraquinhas, chaise-longues ou bares, mas coisas simples, como venda de coco, sorvete, passeio de caiaque e muitas crianças com pá, rede e balde colorido brincando nas piscinas naturais. Como antigamente. Se você gosta de bebericar e petiscar, tem que levar seus comes e bebes, seu “isopor” e seu guarda-sol. Sem perder o charme… ou ir até um dos bares e restaurantes que ficam na vila.

Hospedagem

Numa praia assim, é claro, que você não vai encontrar dezenas e dezenas de pousadas transadas e hotéis megalomaníacos como na badalada Porto de Galinhas. Esqueça. O ambiente é mais família, e família discreta. :)

Isso não quer dizer que você vai dormir numa barraca de palha ou na areia da praia. Para os mais exigentes, tem o Serrambi Resort, que fica no pontal, e para os mais flexíveis têm algumas pousadas aqui e acolá. Passei na frente de algumas delas e são bem legais.

Mas… se você quiser veranear de verdade, como antigamente, alugue uma casa, até pelo Airbnb. Têm opções para todos os gostos e bolsos: luxuosa com piscina e jardim, rústica e pequenina, grande para mais de uma família.

Se você ainda não sabe usar Airbnb, confira minhas dicas aqui no blog.

Tipos de praia

Para todos os gostos, até mesmo sem sair do lugar. É só esperar a maré descer e subir. :)

No trecho entre Toquinho e o Pontal, há dois tipos de praia. Uma com ondas sem arrecifes e outra com uma parede de arrecifes perto da praia. Apesar de bonito, é menos indicado para crianças, principalmente durante a maré cheia e nas imediações de Toquinho, onde os arrecifes passam longe da praia.

O trecho mais exuberante fica entre o Pontal e Enseadinha. É ali que ficam os famosos arrecifes e os amplos bancos de areia durante a maré baixa. Ideal para crianças e adultos folgados como eu que adoram ficar de molho na água morna…kkk. Um verdadeiro spa natural.

No pontal, os arrecifes ficam na beira da praia durante a maré baixa, formando pequenas poças onde os peixes ficam encurralados. São verdadeiros aquários. Nas piscinas maiores é possível sentar e tomar banho.

No fim de Enseadinha fica outro trecho imperdível: o estuário do Rio Maracaípe. Na maré baixa dá para atravessar  a pé e ir até a outra margem, onde fica a praia de Maracaípe e, em seguida, Porto de Galinhas.

O itinerário de ida e volta até  Porto de Galinhas requer um certo preparo porque deve durar menos do que o intervalo da maré baixa, ou seja menos de 5-6 horas. Caso contrário tem que atravessar o rio de jangada.

Leia mais | A praia de Maracaípe

praia de Serrambi

Efeito cromático na areia durante a maré baixa


Rio Maracaípe

As águas cristalinas do estuário de Maracaípe


Áreas de mergulho

Serrambi é um achado para mergulhadores por causa da presença de naufrágios relativamente perto da costa, como por exemplo, o famoso Galeão Serrambi que muitos acreditam possa ser o galeão português Santa Rosa ou, mais provavelmente, o  clipper americano Stag Hound.

Como chegar em Serrambi

A melhor opção para ir até a praia de Serrambi é de carro.

Saindo de Recife | BR-101 até a cidade do Cabo, em seguida PE-060 e PE-051 (Avenida dos Santos) até a vila dos pescadores. Ou pela rodovia PE-009 até Porto de Galinhas e, em seguida, PE-060 e PE-051.

A partir da vila, pedir informações sobre como chegar no trecho da praia escolhido porque há pouca sinalização.



Guarde no Pinterest para ler depois

4 respostas
    • Adelaide
      Adelaide says:

      Olá Gilberto,
      a praia ainda conserva a mesma biodiversidade de anos atrás. Os arrecifes estão muito bem conservados apesar de ficarem na beira da praia.
      Vale a pena conhecer!.
      Abs

      Responder
  1. ANGELO VIRGILIO JUNIOR
    ANGELO VIRGILIO JUNIOR says:

    Boa noite Adelaide…excelente reportagem e explanação deste lindo local Praia de Serrambi…vale a pena para quem deseja tranquilidade e Paz…pelas fotos ha muita energia neste local..
    abs
    Angelo

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.