Roteiro nos Lençóis Maranhenses: o que fazer em 3 dias
Como planejar um roteiro nos Lençóis Maranhenses? Confira aqui onde ficar e o que fazer em 3 dias.
Acreditem, o lugar é tão lindo e sui generis que se você pudesse visitar somente uma lagoa, iria amar o passeio e voltaria para casa feliz da vida.
Mas se você não se encontra nessa condição extrema kkkk … e pode ficar pelo menos 3 dias nos Lençóis, confira aqui como organizar um roteiro redondinho.
ÍNDICE DO ARTIGO
Sobre os Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação voltada à proteção integral do ecossistema que abrange aprox. 155.000 hectares, por mais de 50 km de linha costeira, entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.
O Parque é um imenso campo de dunas, o maior do litoral brasileiro, formado pela ação dos ventos e das chuvas, intercalado com lagoas de água doce, rasas e cristalinas. Merecem destaque também o conjunto de ecossistemas de mangues e restingas que compõem o bioma costeiro.
Roteiro nos Lençóis Maranhenses em 3 dias
Dizem que 3 seja o número perfeito. No caso dos Lençóis Maranhenses, a teoria não cola porque 3 dias é o mínimo indispensável para ver o básico. Então nem tente bate-voltas extravagantes porque você só vai curtir a viagem se evitar deslocamentos inúteis.
A não ser que você queira percorrer a Rota das Emoções, São Luís é com certeza a melhor opção para iniciar o roteiro. Além do centro histórico colonial, a cidade tem um bom aeroporto e voos frequentes com as principais capitais brasileiras.
Outra escolha importante é a base da estadia nos Lençóis: Santo Amaro, Barreirinhas ou Atins.
Num roteiro de 3 dias, escolha uma base ou, no máximo duas, em função dos passeios que você gostaria de fazer.

Roteiro nos Lençóis Maranhenses: explorando lagoas e dunas
Santo Amaro, Barreirinhas ou Atins?
Na minha opinião, Santo Amaro é a melhor base nos Lençóis, principalmente para quem tem pouco tempo. Além de ficar bem perto da entrada do parque, e portanto perto das lagoas, Santo Amaro abriga lagoas menos lotadas e com “vida útil” mais longa (podem durar até outubro quando, geralmente, as outras lagoas já estão bem mais secas).
A vila é bem simples e oferece menos opções de hospedagem em relação à Barreirinhas. Por outro lado, a estadia em Santo Amaro é mais tranquila e pode cair bem se você, como eu, gosta de experiências mais autênticas e com pouco agito.
Como as lagoas ficam próximas das paradas dos carros, Santo Amaro é indicada também para quem tem dificuldade de locomoção.
Barreirinhas é a base mais conhecida (e badalada) dos Lençóis. Oferece muitas opções de hospedagem, bares e restaurantes, assim como passeios de barco pelo Rio Preguiças, flutuação no rio Formiga e passeio de quadriciclo nos Pequenos Lençóis. O circuito mais famoso de Barreirinhas é a Lagoa Bonita, merecidamente considerada uma das lagoas imperdíveis dos Lençóis.
A base de Atins é ideal para quem busca tranquilidade mas… infelizmente em somente 3 dias fica praticamente inviável esticar até lá. Para conhecer com calma esse paraíso, é necessário colocar um dia a mais no roteiro, no mínimo. E, muito importante, as lagoas do circuito costumam secar já a partir de agosto.
Leia mais aqui no blog | Passeio em Atins

A vista matadora do conjunto das lagoas e das dunas

Jardineira: meio de transporte durante os passeios nos Lençóis
O que fazer nos Lençóis Maranhenses em 3 dias
Base em Santo Amaro
Com 3 dias disponíveis, a melhor opção é ficar em Santo Amaro para dar tempo de aproveitar os passeios e evitar deslocamentos desnecessários.
1° dia: saída de São Luís e chegada em Santo Amaro
Saindo de São Luís bem cedo com o primeiro transfer (geralmente a partir das 5:00 h da manhã), à tarde você pode já fazer o primeiro passeio. A viagem de van coletiva de São Luís até Santo Amaro dura aprox. 5 horas (260 km). As opções de passeio à tarde são:
- Lagoas da Andorinha e da Gaivota: de carro 4 x 4; saída aprox às 14 h e retorno às 19 h
- Lagoa América: de barco; saída aprox às 14 h e retorno às 19 h
- Lagoa das Emendadas: de carro e caminhada; saída aprox às 14 h e retorno às 19 h. Na minha opinião é o passeio mais bonito dos Lençóis.
Geralmente todos os passeios incluem uma parada para curtir o pôr do sol.
Leia mais no blog | O circuito Lagoa das Emendadas
2° dia: circuito da Betânia
O circuito é feito com veículo 4 x 4 e ocupa o dia inteiro (das 9 h às 19 h). Além da Lagoa da Betânia e das maravilhosas dunas ao redor, o circuito passa por várias lagoas (Lagoa da Serra e do Espigão, por exemplo).
O circuito inclui uma parada para almoço no pequeno povoado da Betânia, com travessia do Rio Alegre. É tudo muito simples mas é uma ocasião para entrarmos em contato com a comunidade que vive dentro do Parque, enfrentando as dificuldades do isolamento geográfico e da escassez de recursos.
3° dia: mais lagoas e volta para São Luís
Alguns passeios como Andorinha, Gaivota e América podem ser feitos pela manhã também. Escolha um deles e volte para São Luís somente depois do almoço.
Base em Santo Amaro e Barreirinhas
Se você quer incluir Barreirinhas no seu roteiro, a melhor opção é começar por lá.
1° dia: saída de São Luís e chegada em Santo Amaro
Como no roteiro de Santo Amaro, precisa sair bem cedo de São Luís para poder aproveitar a tarde e fazer o passeio à Lagoa Bonita (que considero o passeio mais bonito da cidade).
Vale salientar que o trajeto com veículo 4 x 4 até a duna demora quase uma hora (trilha de areia com muito sacolejo). Em seguida, precisa subir – com a ajuda de uma escada – uma duna de 70 metros de altura. Mas não desista porque vale a pena: o mirante oferece uma das vistas mais bonitas do Parque!
O guia geralmente leva o grupo para conhecer as outras lagoas que ficam nas imediações mas a caminhada é leve e não requer preparação física.
Na volta, depois do pôr do sol, tem um pit stop para comer uma tapioca quentinha preparada na hora pelos nativos.
2° dia: ida para Santo Amaro e circuito das Lagoas da Gaivota e Andorinha
Infelizmente o tempo em Barreirinha é curto e provavelmente não vai dar para fazer outros passeios.
Para ir até Santo Amaro, contrate um passeio e fique por lá, sem voltar para Barreirinhas. Eu fiz assim e achei prático e mais barato. O passeio sai às 8 da manhã de Barreirinhas e depois de aprox. uma hora e meia de viagem, chega em Santo Amaro, onde começa o circuito das lagoas da Gaivota, da Andorinha, da Ilha e do Peixe.
3° dia: mais lagoas e volta para São Luís
Se quiser voltar para São Luís no fim do terceiro dia fica complicado fazer o circuito das Emendadas ou mesmo o da Betânia porque ambos acabam por volta das 19 h.
Nesse caso, precisa se satisfazer com o passeio à Lagoa América pela manhã e volta à tarde para São Luís.
Se der tempo para pernoitar em Santo Amaro e voltar no dia seguinte pela manhã para São Luís, a minha dica é fazer o passeio da América pela manhã e à tarde as Emendadas. A outra opção é fazer o passeio da Betânia durante o dia inteiro.

Uma delícia é a parada para banho durante o circuito das lagoas Gaivota e Andorinhas

O pôr do sol geralmente está incluído em todos os passeios
Info gerais
- os horários de saída e chegada podem variar dependendo da organização do passeio.
- como não é permitida a entrada de carros particulares dentro do Parque, a opção mais prática é contratar um transfer coletivo até a base que você escolheu. Geralmente, a empresa deixa o passageiro nas pousadas, sem custos adicionais.
- as reservas podem ser feitas online ou pelo whatsapp, diretamente com a sua pousada, Santoamarocoop ou com as agências no povoado.
- geralmente os passeios coletivos são feitos com a famosa “jardineira” (veículo 4 x 4, geralmente uma Toyota). Vai ter sacolejo mas vale a pena!
Se você é do time que tem poucos dias de férias e está sempre à procura de roteiros rápidos, não deixe de conferir as dicas abaixo:
- Belo Horizonte em 3 dias no blog Destinos por onde andei
- Roteiro de 3 dias em Porto, Braga e Guimarães no blog Olívia garimpando por aí
- 3 dias em Amsterdã no blog Turista Fulltime
- O que fazer em Varsóvia em 3 dias no blog Uma Senhora Viagem.
Amei seu roteiro, Adelaide! Os Lençóis Maranhenses ainda estão na minha lista de desejos e seu post, certamente, vai me ajudar muito quando eu conseguir me programar para visitar este paraíso! Vou seguir tintim por tintim… hehehe! Beijos
Esse roteiro do que fazer em 3 dias nos Lençóis Maranhenses está perfeito. Eu já estive duas vezes, mas com certeza iria outras vezes. E agora que li o seu post, me fez ficar com vontade de volta e fazer esse roteiro que você recomenda.
Obrigada por compartilhar,
beijos
Que maravilha este seu roteiro nos Lençóis Maranhenses em 3 dias, quanta paisagem bonita para se ver por lá. E o mais legal é que você pode ver o por do sol na maioria dos tours por lá.
Imagina se eu iria perder isto, claro que por nada desse mundo.
Mas tenho uma curiosidade, a temperatura da água é boa para banho? Ou é daquelas frias de desanimar a gente?
Beijos!
Posso fazer cópia desse roteiro nos Lençóis Maranhenses em 3 dias? Adorei as dicas e há tempos penso em viajar pra essa região. Fico um pouco confusa com as informações. Meu filho e nora forma em junho e pegaram muita chuva e tinha lido que setembro algumas lagoas já estão vazias. Acho que agosto pode ser uma boa alternativa. Gostei tb de saber dessas lagoas não tão badaladas mas igualmente belas.