Ryanair: novas regras para bagagem de mão


A companhia aérea irlandesa Ryanair anunciou que a partir de 1° novembro de 2018 entrarão em vigor as novas regras para bagagem de mão, com o objetivo de reduzir os atrasos causados pelos passageiros durante a acomodação das bagagens dentro da cabine. Pelo menos, essa é a versão oficial.

Atualmente todos os passageiros da companhia low cost podem embarcar gratuitamente com um item pessoal (geralmente uma bolsa de mão) e uma mala pequena (o famoso trolley ou carry-on com peso máximo de até 10 kg). Como nos compartimentos de bagagem acima dos assentos há lugar somente para 100 malas, as outras vão para o porão da aeronave sem custos extras para os passageiros. Somente o passageiro que paga a taxa de embarque prioritário garante o embarque da mala na cabine.

A partir de 1° de novembro tudo vai mudar e passageiros sem embarque prioritário poderão embarcar gratuitamente somente um item pessoal de pequenas dimensões. Confira as mudanças e os novos preços.

As novas regras para bagagem de mão na Ryanair

1. O que posso levar gratuitamente a bordo dos voos Ryanair depois do dia 1° de novembro?

Somente uma bolsa de mão ou uma mochila ou um mini trolley. Notem o detalhe do “ou”, ou seja, uma das três.

De acordo com as novas regras para bagagem de mão as medidas da mesma não podem superar 40 x 20 x 25 cm (comprimento x largura x altura). Portanto menor do que a malinha de rodas tradicional (trolley) que mede geralmente 55 x 40 x 20 cm e maior do que a bolsa de mão (que não podia ser maior do que 35 x 20 x 20 cm).

Depois do dia 1° de novembro a bagagem gratuita (bolsa, mochila ou trolley) tem que ser obrigatoriamente colocada no espaço disponível embaixo do assento.

O compartimento acima dos assentos poderá ser usado somente por passageiros que pagam a taxa do embarque prioritário.

2. Como posso adicionar a segunda mala nos voos Ryanair?

Pagando a taxa de embarque prioritário (online ou usando o aplicativo). O preço pode variar:

  • durante a compra da passagem custa 8 euros;
  • depois da emissão da passagem mas antes do voo (até 40 minutos antes do horário marcado) o preço da bagagem extra é de 10 euros. Nesse caso, ao chegar no aeroporto, é necessário despachar a bagagem extra no guichê do check-in. Após o desembarque o passageiro tem que retirar a bagagem despachada.

3. O que acontece se o passageiro não pagou a taxa de embarque prioritário mas quer despachar a mala?

As opções são duas (e mais caras):

  • o passageiro pode entregar a bagagem extra no check-in, pagando 20 euros;
  • ou despachar a mala diretamente no portão de embarque, pagando 25 euros.

A bagagem será etiquetada diretamente no portão de embarque e despachada.

4. O que acontece com quem já comprou a passagem mas viaja depois do dia 1° de novembro?

Quem comprou a passagem  antes do dia 1° de setembro para viagens depois do dia 1° de novembro, e não pagou o embarque prioritário, pode incluir a bagagem (até 10 kg) a 8 euros (e não a 10 euros).

O passageiro que decide desistir do voo, pode pedir o cancelamento com reembolso total do valor.

Resumindo:

  • sem embarque prioritário: somente uma pequena mala de 40 x 20 x 25 cm que deve ser colocada embaixo do assento;
  • com embarque prioritário (pagando 8, 10, 20 ou 25 euros):  um item pessoal (bolsa, bolsa para notebook, etc) e uma mala de até 10 kg.

Aviso aos navegantes: provavelmente a Ryanair vai colocar medidores de mala no portão de embarque. Portanto não arrisque!

novas regras para bagagem de mão

Quem não pagar a taxa de embarque prioritário pode embarcar somente uma mala pequena que deve ser colocada embaixo do assento


Dicas importantes

A Ryanair comunicou que aproximadamente 100 malas de mão podem ser colocadas nos compartimentos de bagagem sobre os assentos. Assim sendo, o embarque prioritário é limitado a 95 passageiros por voo.

Quem deixar para comprar passagem na última hora pode ficar sem vaga no embarque prioritário e, portanto, sem a possibilidade de embarcar com a mala maior.

E ainda:

  • os passageiros que viajam com criança (até 2 anos) podem transportar uma malinha de bebé de até 5 kg;
  • equipamentos médicos podem ser transportados a bordo gratuitamente (mas são sujeitos a aprovação prévia da companhia).

As novas regras para bagagem de mão da Ryanair vão acarretar um aumento no preço da passagem, mas ainda pode valer a pena escolher a companhia para os voos domésticos na Europa. Pagando os 8 euros antecipadamente, o preço fica ao alcance de todos…aqueles que viajam com pouca bagagem :)


Guarde o artigo no Pinterest para ler depois

Ryanair bagagem

2 replies
  1. Jessica Cezar
    Jessica Cezar says:

    Eu estava pensando ontem nisso e dei de cara com o pin do seu post no Pinterest hahaha (e juro que eu nem pesquisei sobre isso!). Preciso medir minha malinha de mão com urgência! :P

    O que eu não entendi bem foi: por que eles devem aumentar o preço da passagem? (Se a questão da “mala de mão” já tá embutida no embarque prioritário?

    Reply
    • Adelaide
      Adelaide says:

      Olá Jessica,
      coincidência!
      A passagem não aumenta. Ou melhor, aumenta se você optar pelo embarque prioritário.

      Funciona assim:

      1. se você comprar a passagem e não pagar o embarque prioritário (não está embutido no preço da passagem, é opcional) pode embarque somente com uma malinha de 40 x 20 x 25 cm (sem direito a bolsa tiracolo, bolsa desktop, nada). A malinha tem que ficar embaixo do assento. Não pode usar o compartimento superior.

      2. se você pagar o embarque prioritário, pode embarcar com uma bolsa de mão e uma mala de até 10 kg. Mas só se você estiver entre os primeiros 95 passageiros que comprarem a passagem. Nesse caso, a sua mala pode ficar no compartimento superior. Ou seja, só tem 95 vagas no compartimento superior. Mais do que isso, não pode.

      É bom medir a sua mala porque acho que eles vão controlar com o medidor antes do embarque. E se for maior do que o permitido, não tem mais saída, tem que pagar 25 euros e não 8 euros.
      Boa viagem!

      Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.