Saint-Paul-de-Vence: o vilarejo dos artistas


Saint-Paul-de-Vence é um pequeno vilarejo medieval debruçado nas colinas da Côte d’Azur, perto de Nice. Um mimo conhecido como o “vilarejo dos artistas” porque por ali passaram os grandes nomes da arte e da literatura do século 20 como Sarte, Beauvoir, Picasso, Mirò, Matisse, Chaplin e tantos outros. Chagall descansa no singelo cemitério da cidadezinha. Artistas ou não, os motivos para visitar Saint-Paul-de-Vence são muitos.

Sobre Saint-Paul-de-Vence

Imaginem uma cidade típica da Riviera Francesa cercada por muralhas e torres antigas que serviram para afugentar os mouros, vielas estreitas, fachadas em pedra, ateliês e bistrôs. Assim é a charmosa Saint-Paul que, apesar dos turistas, ainda mantem aquela cara sossegada de cidade do interior.

Tudo na cidade lembra que Saint-Paul-de-Vence foi, durante um longo período, um reduto de artistas e intelectuais. Mas o motivo não era somente a beleza das praças: durante a ocupação nazista, o sul da França era considerado uma “zona livre” e muitos artistas procuravam refúgio nos vilarejos do interior, como Saint-Paul.

Depois da guerra, nos anos 50, a cidade continuou sendo o ponto de encontro de artistas e do jet set internacional. Muitos personagens eram vistos nos bistrôs e nos restaurantes, principalmente no hotel-restaurante Colombe d’Or, que continua firme e forte.

Muita coisa mudou desde então, mas não o fascínio e a maravilhosa paisagem dos arredores.

Saint-Paul-de-Vence

Saint-Paul-de-Vence é exatamente como você imagina


Saint-Paul-de-Vence fica somente a 20 km de Nice…traduzindo: ideal para um bate-volta de fim de tarde. A viagem pode ser feita de carro, trem ou de ônibus.

de carro | Rodovia A8 – saída n. 47 (vindo de Marselha) e saída n. 48 (vindo de Nice).

de ônibus | n. 400, saindo da Place Massena em Nice.  A viagem de ônibus demora mais ou menos 30-40 min.

de trem | a estação mais próxima é Cagnes sur Mer (depois precisa pegar ônibus).

Consulte o horário dos ônibus no link abaixo.

Site oficial do turismohttps://www.saint-pauldevence.com

Saint-Paul-de-Vence

Ruelas típicas em Saint-Paul-de-Vence


O que ver em Saint-Paul-de-Vence

A cidade é pequena e pode ser visitada em duas ou três horas no máximo. Visitada, sim, mas se quiser curtir a paisagem em um dos terraços ou xeretar nas setenta galerias de arte ou ainda nas lojas de artigos provençais  espalhadas pelo centro, fique uma manhã ou uma tarde. Evite sábado e domingo, principalmente no verão, por causa do vaivém dos turistas.

A visita pode começar pela pelo lado norte, continuando pela Rue Grande que praticamente atravessa a cidade de ponta a ponta, passando pelas duas atrações mais importantes: a Chapelle des Pénitents Blancs e a Église Collégiale. Na outra extremidade fica o  belíssimo miradouro e, fora das muralhas, o cemitério, famoso pela sepultura do grande Chagall que viveu na cidade entre 1966 e 1985, ano da sua morte.

Um dos motivos para visitar Saint-Paul-de-Vence é, na verdade, uma das mais importantes galerias do mundo: a Fondation Maeght a 10 min a pé do centro da cidade, que expõe obras de Giacometti, Mirò, Chagall entre outros. A fundação, criada pelo casal Maeght, amigos de Chagall, em 1966, foi construída pelo arquiteto catalão Sert com a colaboração de Mirò, que criou as esculturas que hoje decoram os jardins do museu.

Tudo muito interessante mas o único problema é o preço da entrada: 16 euros por pessoa!!

Mais informações no site oficial | Fondation Maeght

O passeio em Saint-Paul-de-Vence combina muito bem com uma esticadinha até Vence, a 5 km. Somente a interessante Chapelle du Rosaire, conhecida também como Capela de Matisse, projetada pelo pintor francês, vale a visita. Mas o centro da cidade também não é nada mal.

Saint-Paul-de-Vence

Um dos ateliês de Saint-Paul-de-Vence


Saint-Paul-de-Vence

O cemitério de Saint-Paul-de-Vence e o bel=issimo panorama



Guarde no Pinterest para ler depois

Saint-Paul-de-Vence

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.