San Quirico d’Orcia, a Toscana autêntica


San Quirico d’Orcia é um daqueles pequenos tesouros toscanos ofuscados pela fama planetária de Montalcino e Montepulciano. Geralmente passa despercebido, apesar da importância milenar e da posição estratégica no topo da colina. Mas se você está organizando um roteiro no Vale d’Orcia ou nos arredores de Siena, San Quirico não pode faltar de jeito nenhum.

San Quirico d’Orcia é um destino que por si só vale cada quilômetro a mais em qualquer itinerário que passa pela região. Pra começo de conversa, a cidade fica ao longo da Via Francigena, a rota medieval de peregrinação que unia Canterbury na Inglaterra e Roma, levando os peregrinos dos mais longínquos cantos do Sacro Império até a Cidade Santa. E seria já um ótimo motivo para um pit stop. De qualquer forma, bons motivos não faltam porque afinal de contas estamos no coração do Vale d’Orcia, tombado pela UNESCO, entre os ciprestes e os vinhedos toscanos.

Leia mais aqui no blog | Roteiro de carro no Vale d’Orcia

San Quirico

O centro histórico de San Quirico e as bandeiras da Festa del Barbarossa (leia abaixo)


O que ver em San Quirico d’Orcia

Além de abrigar importantes monumentos da Idade Média, a cidade, de origem etrusca, é muito bem conservada. Adoráveis ruelas atravessam o centro histórico. Tudo parece uma aquarela bucólica, em tons pastéis.

A cidade é pequena e pode ser vista em poucas horas, simplesmente passeando a pé. A beleza começa já do lado de fora, nas antigas muralhas quase intactas.

No centro histórico merecem destaque a belíssima Chiesa Santa Maria Assunta, construída no século XI, que fica exatamente na Via Francigena. Quase na frente da igreja, meio escondido, fica o antigo Ospedale della Scala, que oferecia abrigo e refeições aos peregrinos que passavam pela cidade.

Ao entrar nesse pequeno ponto turístico, aparentemente insignificante, precisa parar um minuto para entender o que significava chegar até as colinas de San Quirico em plena Idade Média depois de meses de caminhada.

O passeio continua na Via Dante Alighieri que atravessa o centro, passando pela praça principal onde ficam a Chiesa di San Francesco (ou Chiesa della Madonna) e os jardins all’italiana Horti Leonini, construídos no fim de 1500.

Mais na frente fica o monumento mais bonito da cidade, na minha opinião, a Collegiata di San Quirico, do século XII, construída sobre um batistério ainda mais antigo, do século VIII. Ao lado fica o Palazzo Chigi, antiga residência cardinalícia e hoje sede da prefeitura.

Quem tiver um pouco mais de tempo pode esticar até a Cappella della Madonna di Vitaleta, a famosa capela solitária ladeada por ciprestes, ou até Bagni Vignoni, onde ficam as termas romanas  instaladas na praça da cidade, como uma piscina. Não tive tempo de visitar Bagni, mas parei na Cappella e acho que vale a pena um pit stop mesmo de longe porque é um dos símbolos “fotográficos” indiscutíveis da Toscana.

San Quirico d'Orcia

A igreja Santa Maria Assunta


Cappella Madonna di Vitaleta

A icônica Cappella Madonna di Vitaleta em San Quirico, a poucos km da cidade, mas ainda dentro do município


Como chegar em San Quirico d’Orcia

San Quirico d’Orcia fica a 50 km de Siena e a 14 km de Montalcino. A maneira mais prática para chegar até a cidade é de carro, pela rodovia SR-2.

A estação ferroviária mais próxima é Chiusi, na linha Florença-Roma. Mas para quem está sem carro talvez a melhor solução seja a viagem de ônibus, saindo de Siena.

Quem quiser pernoitar na cidade ou nas redondezas, minha dica é escolher um “agriturismo”, pequena residência rural com poucos quartos, geralmente com restaurante anexo ou venda de produtos típicos locais.

San Quirico

O centro histórico de San Quirico


Quando visitar San Quirico d’Orcia

Talvez a melhor época para visitar San Quirico seja no mês de junho durante a Festa del Barbarossa, a festa de comemoração da passagem pela cidade do poderoso Frederico Barbarossa  durante a sua jornada em direção à Roma para ser coronado em 1155.

Esse evento de grande importância histórica é comemorado todos os anos. Eu estive lá poucos dias depois (uma pena!) mas a cidade ainda estava toda embandeirada.

Info utéis

Página Facebook oficial da Prefeitura | Comune di San Quirico

Site oficial do Vale d’Orcia | Parco Val d’Orcia


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.