A street art de Londres: o bairro de Shoreditch


Big Ben, Buckingham Palace, Covent Garden …e…? street art, é claro! Não tenho dúvidas, a street art de Londres é uma das atrações mais interessantes da cidade.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico de vanguarda. Street Art não é vandalismo. Nada a ver com mera pichação, mas em muitos países é ainda considerada ilegal. Na minha opinião é uma forma de arte autêntica que usa novas formas de comunicação gráfica.

Apesar das proibições, que considero injustas, não exagero quando digo que a street art virou atração não somente em Londres, mas em Berlim, New York e São Paulo. Muitos comerciantes chegam a encomendar a pintura da fachada para atrair clientes e turistas caçadores de murais. David Cameron liberou geral quando deu de presente ao presidente Obama um quadro de Ben Eine, um street artist inglês de fama mundial.

street art - ben eine

Mural gigante do artista londrino Ben Eine em Shoreditch


A street art de Londres

Quem são os artistas urbanos mais famosos de Londres e onde ficam as melhores obras? Eu diria que os principais distritos da street art de Londres ficam em Shoreditch, Waterloo e Camden, apesar de existirem obras isoladas em outros bairros. Importante é saber mais ou menos onde ficam para não arriscar de passar de lado sem percebê-las. Às vezes não é fácil nem mesmo achar os murais porque ficam nas ruas laterais ou se misturam com placas, letreiros e decorações de lojas.

Neste post vamos explorar um roteiro em Shoreditch, na parte nordeste de Londres, e o seu enorme acervo de murais e grafites, mais ou menos galeria a céu aberto. O bairro oferece uma boa ocasião para entrar non meandros da vida urbana londrina e sair da trilha. Bem na filosofia do Turista Imperfeito.

Eu gostei muito do bairro. Descolado, cosmopolita, com um clima meio indie que agrada. O lugar certo para jogar papo fora nos bares “culturais” e para comprinhas vintage e de design alternativo. Se estiver procurando um quadro, em Shoreditch ficam importantes galerias e ateliês.

Aviso aos desavisados: A street art de Londres é dinâmica. Traduzindo: os murais podem ser removidos em qualquer momento. Algumas obras duram poucas horas. O meu “cadastro” foi feito em janeiro de 2016.

street art de londres

Mural coloridíssimo na Great Eastern Street


O que ver em Shoreditch

As pinturas ficam espalhadas no bairro inteiro, mas as ruas mais importantes são Brick Lane, Great Eastern Street, Bethnal Green Road, Hackney Road, Fournier St, Chance St, Whitby Street, Redchurch St, Leonard St, Curtain Road, Club Row e Hanbury street. Impossível citar todas elas.

Praticamente os melhores street artists do mundo deixaram uma obra em Shoreditch. Começando por Bansky. Para muitos fãs, street art é sinônimo de Bansky, o artista e writer de Bristol que conquistou o mundo e hoje vende obras por milhares de euros. Recentemente um quadro foi vendido em leilão por mais de 1 milhão de…euros!!

Bansky, o misterioso. Ninguém conhece seu rosto. Ele sempre usa uma máscara quando trabalha. Conhecemos somente a sua obra e o seu talento. Bansky é irônico, anticonformista e provocador. Gosta de usar slogans contra guerras, capitalismo e injustiças sociais usando animais (ratos e macacos), soldados, crianças.

Não é fácil encontrar as obras de Bansky. Eu não consegui. A maior parte delas foi roubada. Ou cancelada pelos proprietários dos muros ou pela polícia porque consideradas provocatórias. Existem guias na internet que disponibilizam mapas das suas obras…mas nem sempre estão atualizados.

Tente no site ao lado, talvez você tenha mais sorte do que eu: Mapa com obras de Bansky

street art em londres - bansky

Obra de Bansky – crédito da foto: Di Szater – Opera propria, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/


Certamente é muito menos complicado admirar as obras de outros artistas como por exemplo:

  • Ben Eine | artista londrino famoso pelos desenhos de letras coloridas. Foi preso 14 vezes por atos de vandalismo. Recentemente Google publicou um mapa com as suas obras.
  • Reka One | artista australiano de Melbourne, residente em Berlim. Suas obras fazem parte da exposição permanente da National Gallery of Australia;
  • Claudia Walde | conhecida como as MadC, artista alemã formada em arte e design pela Universidade de Halle e autora de dois libros sobre a Street Art;
  • Jim Vision | artista e writer inglês que trabalha em Shoreditch;
  • ROA | artista belga que trabalhou na Europa, EUA, Austrália, Ásia. Obras ricas de animais típicos da região onde se encontram;
  • Jimmy C | artista australiano muito importante para o movimento underground da Austrália. Andou pintando no Brasil também, em São Paulo;
  • Ronzo | artista alemão famoso pelas pequenas esculturas e desenhos de monstros sem dentes e dragões, espalhadas em Londres.

Esses artistas e muitos outros ainda deixaram várias pinturas nos muros de Shoreditch e vale a pena conferir. Para conhecer a localização de algumas delas, clique nas imagens abaixo.

 

 


Fotos: Adelaide Pereira

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *