Top 5 das melhores praias do sul de Pernambuco


As melhores praias do sul de Pernambuco: dicas, pitacos e pegadinhas para te ajudar a escolher a praia pernambucana que mais combina com o seu sonho de verão.

Curtinho mas cheio de encantos, o litoral sul pernambucano oferece praia pra todos os gostos e bolsos (e todas relativamente perto de Recife).  Tem praia pra surfar, pra ficar de molho, pra comer frutos do mar sem levantar da cadeira, pra ficar sozinh@… Aquele roteiro bem descomplicado para quem quer curtir uns dias de férias sem ter que percorrer grandes distâncias.

Pegue a toalha e o protetor e vem comigo descobrir as minhas 5 melhores praias do sul de Pernambuco. E não vacile, seja qual o for o seu destino, mantenha o distanciamento social.

praia de Maracaípe

A praia de Maracaípe


As melhores praias do sul de Pernambuco

1. Calhetas (Cabo de Santo Agostinho)

Linda e diferente das praias mais famosas do litoral sul porque é rochosa e pequeninha. A vibe é de praia roots, com barzinho pé na areia e tirolesa que termina no mar.

No entanto…sim, tem um porém: a praia lota rapidamente nos fins de semana e durante o verão. A faixa de areia é realmente curta e durante a maré cheia pode ficar complicado curtir a praia com tranquilidade (e manter o distanciamento).

Mas não vá embora chatead@ porque os arredores abrigam importantes edificações históricas do Brasil colonial… e talvez seja esse o principal motivo para visitar Calhetas.

Comece pelas ruínas do Forte São Francisco Xavier que fica próximo a tirolesa (à esquerda de Calhetas) e dá pra ir a pé. O forte foi construído em 1630 e oferece uma vista de 180° da vizinha praia de Gaibu! Outra parada estratégica é o Forte Castelo do Mar, também construído em 1630 e localizado em uma das extremidades do Cabo de Santo Agostinho. Estacione o carro e siga a trilha.

Pra fechar o dia tem o farol, o mirante e a igrejinha de Nossa Senhora de Nazaré, mais uma construção portuguesa do século 16.

Dica extra | a infraestrutura hoteleira é fraca, a praia é ideal para passar o dia com pernoite nas redondezas (praia de Gaibu ou Paiva).

Quem não vai gostar| Quem gosta de faixa de areia quilométrica

2. Porto de Galinhas e Muro Alto

A dupla forma um dos trechos mais bonitos (e badalados) de Pernambuco. Bonito mas precisa tomar muito cuidado para não cair em armadilha pra turista.

Em Muro Alto, por exemplo , apesar de ser um verdadeiro espetáculo da natureza, há trechos deturpados pelos resorts de luxo que tomaram conta da areia, dificultando o acesso ao trecho mais bonito da praia. As barraquinhas completaram a obra, com cadeiras e comidas a preços muito apimentados.

Para curtir a verdadeira Muro Alto, com as suas piscinas naturais e águas cristalinas, precisa chegar cedo, escolher o dia com a melhor maré e estacionar depois dos resorts, indo na direção de Suape. Aí sim, vale o passeio.

Porto de Galinhas não precisa de apresentação, na verdade. Mas os mesmos cuidados de Muro Alto valem lá também com a vantagem que a praia é muito grande e 100% acessível mesmo para quem não fica nos hotéis da orla. Resumindo: 15 minutos de caminhada ou alguns minutos de carro e você vai achar um cantinho paradisíaco e sem muvuca, se é  que você gosta de tranquilidade.

Porto oferece uma ótima infraestrutura hoteleira, barraquinhas de comes e bebes e os famosos passeios de jangada nas piscinas naturais. Quem gosta de rolê praiano vai curtir o centrinho da cidade, que é uma graça, apesar de turístico, e oferece ótimas opções gastronômicas e baladinhas noturnas. Cuidados com os preços escondidos atrás das fachadas pitorescas.

Quem não vai gostar | Quem não curte praia badalada e preços altos

3. Macaraípe (Ipojuca)

Muro Alto é caro e lota. Porto de Galinhas é caro. E agora? Tem Maracaípe, coladinha a Porto mas ainda muito bem preservada e tranquila. Sem exagerar: uma das melhores praias do litoral sul de Pernambuco.

A vibe é roots, e não só de fachada. A praia tem um coqueiral imenso, faixa de areia estilo caribenho, poucas barracas e barzinhos. Finalmente.

Tem trecho pra todo mundo: desde as melhores ondas do litoral pernambucano (Maracaípe faz parte do Circuito Brasileiro de Surf ) até a praia do pontal com águas rasas e cristalinas. E, detalhe importante, tem pouca gente o ano inteiro. Aqui e acolá um grupo de surfistas quando maré enche.

O fim da tarde é o melhor horário para cliques fantásticos, daqueles para colocar no Instagram…

O vilarejo é pequeno e ainda rústico, com poucas opções de hospedagem. Mas não é grave porque você pode ficar hospedado em Porto de Galinhas e curtir praia em Maracaípe, é pertinho.

Dica extra | atrás do pontal, encontra-se uma área de mangue bem preservada onde é possível tomar banho e observar os raros (e talvez últimos) cavalos marinhos pernambucanos.

Quem não vai gostar | Ninguém… kkk… talvez quem gosta de um mínimo agito “after beach” sem ter que pegar carro.

Leia mais aqui no blog | Praia de Maracaípe, sossego perto de Porto de Galinhas

4.  Serrambi

Mais uns quilômetros em direção sul e você vai chegar em Serrambi, aquela praia de “antigamente”, destino família, onde quase todo mundo é veranista.

Lugar ideal onde alugar uma casa com jardim e curtir as piscinas naturais que ficam na beira da praia durante a maré baixa (e completamente gratuitas). Um verdadeiro paraíso para grandes e pequenos!

Na extremidade sul de Serrambi fica Toquinho, a praia mais exclusiva do litoral pernambucano, cercada por um condomínio fechado. Mas a praia é acessível… e vale a pena.

Quem não vai gostar | Ninguém… kkk… de novo… só quem gosta de um mínimo agito noturno.

Leia mais aqui no blog | Praia de Serrambi, veraneio como antigamente

melhores praias do sul de Pernambuco

A praia de Serrambi durante a maré baixa


praia de Serrambi

As águas rasas de Serrambi


5. Praia dos Carneiros

O cenário é paradisíaco… no entanto a praia do Carneiros é mais uma vítima do turismo não sustentável. Portanto a visita tem que ser muito bem planejada para evitar decepções. Evite com todas as forças os fins de semana de dezembro e janeiro. E evite a praia que fica na frente da famosa capelinha porque, na alta estação, tem até fila para fotografá-la.

Mas a solução é fácil porque a praia dos Carneiros é grande, o coqueiral é extenso e alguns trechos são bem tranquilos. As piscinas naturais ficam próximas à beira-mar e não precisa pagar para ir até lá. Não perca também o estuário do Rio Formoso porque a vista é matadora. Na outra margem do rio fica a praia de Maracaípe.

Quem não vai gostar | Teoricamente ninguém… só quem não curte atrações turísticas lotadas.

Leia mais aqui no blog | Praia dos Carneiros


Guarde no Pinterest para ler depois

praias-pernambuci

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.