Jubileu da Misericórdia: tudo o que você precisa saber
O Jubileu da Misericórdia foi anunciado pelo Papa Francisco para lembrar os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II. O Jubileu começará com a abertura da Porta Santa na Basílica Vaticana em Roma durante a solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro, e terminará no dia 20 de novembro de 2016.
O Vaticano abriu um site oficial para dar informações sobre o Jubileu da Misericórdia. Tem versão em português.
A origem do Jubileu
O nome Jubileu provém da palavra judaica yobel, que significa “chifre de carneiro”, ou seja, a trombeta ou berrante que servia para anunciar um chamado ou um julgamento de Deus.
Na tradição judaica, o ano do yobel (ou jubileu) é o ano que começa pelo toque da trombeta. A tradição estabelecia que no fim de cada 6 anos deveria ser celebrado o ano sabático, entendido como o ano de descanso da terra, de libertação de escravos e de perdão de dívidas. Após 7 ciclos de 7 anos, ou seja 49 anos, no quinquagésimo ano celebrava-se o Jubileu.
O Jubileu cristão nasce na Idade Média, em 1300, graças ao papa Bonifácio VIII. A comemoração consistia na peregrinação dos cristãos a Roma para visitar o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e pedir o perdão dos pecados.
O primeiro jubileu a Roma reuniu um número enorme de peregrinos, o que levou Bonifácio VIII a convocar um Jubileu a cada cem anos e a promulgar a indulgência plenária.
A partir de 1475, o jubileu ordinário passou a acontecer a cada 25 anos para que cada geração pudesse vivenciar pelo menos um Ano Santo. Um jubileu extraordinário, como o Jubileu da Misericórdia, é promulgado quando o Papa deseja celebrar um acontecimento ou uma data especial.
Até hoje, foram realizados 26 Anos Santos ordinários. O último foi o Jubileu de 2000, “o Grande Jubileu” convocado por João Paulo II. O último jubileu extraordinário foi em 1983, convocado por João Paulo II, para comemorar os 1950 anos da Redenção.
Os três sinais que caracterizam cada Jubileu são: a abertura das Portas Santas, a Peregrinação e a Indulgência.

Porta Santa da Basílica de São Pedro (crédito: it.wikipedia.org)
A abertura das Portas Santas
O rito inicial do Jubileu é a abertura da Porta Santa, um evento que acontece somente durante o Ano Santo, porque a porta permanece murada fora deste período. O rito simboliza o caminho extraordinário para a salvação oferecido aos peregrinos durante o Jubileu.
Após a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, serão abertas em seguida as Portas Santas das outras basílicas maiores de Roma:
- São João de Latrão (San Giovanni in Laterano);
- São Paulo Extramuros (San Paolo fuori le Mura);
- Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore).
A tradição existe desde 1423, quando o Papa Martinho V abriu, pela primeira vez na história, um ano jubilar pela Porta Santa na Basílica de São João de Latrão.
A Porta Santa da Basílica de São Pedro foi aberta no Natal de 1499 pelo Papa Alexandre VI.
Indulgência e Peregrinação
Para obter a indulgência os fiéis devem realizar uma peregrinação rumo à Porta Santa, aberta em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo Bispo, e nas quatro Basílicas Papais em Roma.
Datas de abertura das Portas Santas
A abertura das Portas Santas é um dos eventos mais importantes do Jubileu da Misericórdia. Para participar a uma ou mais aberturas é necessário agendar e reservar o ingresso (completamente gratuito). Siga as instruções abaixo.
Porta Santa da Basílica de São Pedro
- Data: 08 Dezembro 2015 – 09:30-12:30
- Local: Praça de São Pedro
- Evento: Solenidade da Imaculada Conceição
- Missa de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Porta Santa da Basílica de São Paulo Extramuros
- Data: 13 Dezembro 2015
Porta Santa da Basílica de São João de Latrão e nas Catedrais do Mundo
- Data: 13 Dezembro 2015:
Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior
- Data: 01 Janeiro 2016
- Evento: Solenidade de S. Maria Santíssima
- Dia Mundial da Paz.
Portas da Misericórdia no Brasil
No Brasil, as Portas da Misericórdia são as seguintes:
Catedral de Caxias do Sul – Paróquia S. Teresa
- 13 Dezembro 2015 – 13 Novembro 2016
- Caxias do Sul-RS
- site oficial: www.diocesedecaxias.org.br
Catedral de Nossa Senhora da Apresentação
- 13 Dezembro 2015 – 13 Novembro 2016
- Natal-RN
- site oficial: www.arquidiocesedenatal.org.br
Catedral do Divino Espírito Santo
- 13 Dezembro 2015 – 13 Novembro 2016
- Umuarama-PR
- site oficial: www.diocesedeumuarama.org.br
Catedral Sagrado Coração de Jesus
- 13 Dezembro 2015 – 13 Novembro 2016
- Três Lagoas-MS
- site oficial: http://diocese3lagoas.com.br/
Como participar do Jubileu da Misericórdia
Para participar dos Grandes Eventos do Jubileu da Misericórdia em Roma e para agendar a passagem pela Porta Santa da Basílica de São Pedro o peregrino deverá se inscrever gratuitamente no site do Vaticano em português.
Veja aqui embaixo passo a passo o que precisa fazer.
Como se cadastrar como peregrino
É possível se cadastrar como peregrino individual ou como responsável de grupo (grupos, famílias ou amigos, independentemente do número de elementos). Cada responsável poderá cadastrar somente um grupo para cada evento, assim como agendar somente uma vez a a peregrinação à Porta Santa de São Pedro.
A inscrição a um evento inclui automaticamente o acesso à Porta Santa de São Pedro, mas somente na data do evento, conforme as modalidade indicadas.
Entre no site oficial em português do Jubileu clicando aqui.
Para fazer o cadastro é necessário preencher on line uma ficha com os dados pessoais e com o e-mail. Siga as instruções. Alguns dados são opcionais. No final da operação será enviado um e-mail para você com um link para entrar na página web e criar uma password.
Utilizando o e-mail indicado na fase de cadastro e a password, você poderá entrar na área reservada e modificar a ficha se for necessário, fazer a inscrição em um ou mais dos Grandes Eventos do Jubileu que constam na lista abaixo ou agendar a passagem pela Porta Santa de São Pedro.
- Jubileu dos Agentes das Peregrinações: 19-21 de janeiro de 2016
- Jubileu da Espiritualidade da Divina Misericórdia: 3 de abril de 2016
- Jubileu dos Diáconos: 27 – 29 de maio de 2016
- Jubileu dos Sacerdotes: 2 – 3 de junho, 2016
- Jubileu dos Doentes e das Pessoas Portadoras de Deficiência: 12 de junho, 2016
- Jubileu dos Operadores e dos Voluntários da Misericórdia: 4 de setembro
- Jubileu dos Catequistas: 25 de setembro 2016
- Jubileu Mariano: 8 – 9 de outubro de 2016
N.B. para o Jubileu dos Adolescentes (26 – 31 de julho de 2016) clique qui.
Para completar a inscrição é preciso ainda preencher 3 fichas: Composição do Grupo, Dados da Viagem e Detalhes Evento (será disponível depois de alguns dias da inscrição).
Alguns dias depois da inscrição para um determinado evento, será possível baixar um arquivo PDF que indica o código de cadastro e outras informações sobre o grupo.
Quando o grupo chegar em Roma, um representante deverá apresentar o documento acima no Centro de Acolhimento dos Peregrinos (Via della Conciliazione, 7) para recolher as instruções para o evento.
Como agendar a Peregrinação à Porta Santa
Para participar da peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro no Vaticano é necessário agendar seguindo o mesmo procedimento de cadastro indicado acima, escolhendo o dia desejado e indicando a preferência entre manhã (07:00h – 13:00h) ou tarde (13:30h – 17:00h), verificando antes a disponibilidade.
Em seguida, o Comitê Organizativo para o Jubileu da Misericórdia enviará – exclusivamente por e-mail – uma resposta com a indicação do melhor horário para a peregrinação, juntamente com um voucher que deverá ser impresso e apresentado na entrada do itinerário que leva até à Porta Santa de São Pedro, nos jardins do Castelo de Sant’Angelo.
Nos dias de Audiências gerais (quarta-feira), Audiências jubilares (sábado, uma vez por mês), Grandes Eventos e outras celebrações com a presença do Papa, não será possível agendar a peregrinação.
Ingressos para as solenidades do Calendário Jubilar em Roma
Em geral, para participar das solenidades com a presença do Papa é necessário requerer antecipadamente os ingressos (totalmente gratuitos) à Prefeitura da Casa Pontifícia, seguindo as instruções fornecidas no site.
A inscrição a um dos Grandes Eventos do Jubileu (indicados acima) inclui automaticamente o acesso aos ingressos para as celebrações que acontecem paralelamente ao Grande Evento.
Através do site oficial do Jubileu (www.im.va) é possível requerer o ingresso para as outras solenidades que não coincidem com os Grandes Eventos acima indicados, como por exemplo:
- Abertura da Porta Santa de São Pedro – 8 Dezembro 2015
- Abertura da Porta Santa de São João de Latrão – 13 Dezembro 2015
- Abertura da Porta Santa de Santa Maria Maior – 1 Janeiro 2016
- Quarta-feira de Cinzas – 10 Fevereiro 2016
- Penitência “24 horas para O Senhor” – 4 Março 2016
- Vigília de Oração para “Enxugar as lágrimas” – 5 Maio 2016
E ainda as Audiências gerais extraordinárias do Jubileu da Misericórdia (Sábado), que serão realizadas nas seguintes datas:
- 30 Janeiro 2016
- 20 Fevereiro 2016
- 12 Março 2016
- 9 Abril 2016
- 30 Abril 2016
- 14 Maio 2016
- 18 Junho 2016
- 30 Junho 2016 (Quinta-feira)
- 10 Setembro 2016
- 1 Outubro 2016
- 22 Outubro 2016
Outros eventos do Jubileu da Misericórdia
- 27 de dezembro 2015: Jubileu da Família, 10h, na Basílica de São Pedro.
- 2 fevereiro de 2016: Jubileu da Vida Consagrada e fechamento do Ano da Vida Consagrada, 17h30, Basílica de São Pedro.
- 6 de fevereiro de 2016: Jubileu dos Grupos de Oração do Padre Pio.
- 24 de abril de 2016 (V domingo da Páscoa): Jubileu dos meninos e meninas (13-16 anos), 10 h, Praça de São Pedro.
- 6 de novembro de 2016: Jubileu dos presos em São Pedro, 10h, Basílica de São Pedro.
- 13 de novembro de 2016: Fechamento da Porta Santa nas basílicas de Roma, pelos Cardeais Legados, e nas dioceses.
- 20 de novembro de 2016: Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo: Fechamento da Porta Santa em São Pedro e conclusão do Jubileu da Misericórdia, 10h, Praça de São Pedro.
Bom dia Adelaide, seguindo suas dicas fiz a reserva para a peregrinação (porta santa) no domingo dia 03/07…meu voucher chegou com horário 09h…a entrada é no Castel…queria ver a missa neste dia também, pois não tem audiência em Julho…será que dá tempo? Será que consigo entrar no caminho da peregrinação antes das 09…pleo que vi o caminho se inicia as 07h mas meu voucher veio marcando 09h…:-(…
Ou será que devo cancelar o voucher e abrir outro?
Agradeço qualquer ajuda…
Somos 01 família de 02 adultos e 2 crianças.
Olá Fábio,
tudo bem? você já chegou na Itália?
Olha, a peregrinação começa no Castel Sant’Angelo que fica mais ou menos a 1 km da Praça de São Pedro. Mesmo calculando que no dia as ruas estejam superlotadas (e vão estar), acho que o trajeto não demora mais do que 2 horas (exagerando muito). Leve o ingresso porque vai precisar.
Se você quiser presenciar o Angelus de meio dia, acho que vai dar tempo. A praça vai estar lotada também. Acho difícil conseguir ficar perto da sacada.
De qualquer forma eu chegaria ao Castelo muito antes das nove, no máximo às oito. Não desmarque o seu ingresso. Pode tentar marcar outro no nome da sua esposa. Mas fique com o seu.
Cuidado com o calor. Leve muita água e boné.
Boa sorte e qualquer dúvida entre em contato.
Abs.
Bom dia, estou indo para Roma em Julho com esposa e 2 filhos, de 13 e 10 anos. Li que o menor não paga metrô e que o Coliseu está gratuito para menores de 18 anos de qq nacionalidade.
Seria mais barato comprar só 3 Roma Pass e o garoto poderia entrar conosco na mesma fila só mostrando o passaporte para comprovar idade?
A segunda atração do passe seria a Galeria Borghese, onde compraria avulso para ele, pois li que a prenotação pode ser feita online para quem comprar o ingresso. Então bastaria fazer nossa prenotação no memso horário por telefone? Tem custo para prenotar quem vai entrar com Roma Pass? Seria difícil encaixar os horários?
Qualquer ajuda é bem vinda…Fiz o comentário neste post, pois não visualizei nenhum especifico no site. Obrigado pela atenção.
Oí Fabio,
O preço do Roma Pass para 3 dias é 36,00 euros com direito a dois museus e a desconto a partir do terceiro museu. Além de acesso grátis aos meios de transporte.
Os menores (até 18 anos) podem entrar grátis em vários museus romanos.
Confere aqui a lista: http://www.romapass.it/p.aspx?l=en&tid=6
Se na maioria dos museus que você vai visitar, os dois garotos entram sem pagar eu compraria o Roma Pass para os dois adultos e pagaria as entradas separadas para os menores quando o museu não for grátis.
Na Galleria Borghese sempre tem que reservar, até quem tem Roma Pass. Acho que todo mundo tem que pagar 2,00 da reserva.
Único problema é que sem Roma Pass os menores teriam que pagar o transporte. O esquema pode ficar caro se vocês pensam em usar ônibus e metrô várias vezes por dia.
Abs.