Um dia em Gênova, a capital da focaccia


Um roteiro de apenas um dia Gênova é pouco, pouquíssimo. Mas é o que a maior parte dos viajantes planeja na cidade, e até menos. Porque quase todo mundo que pára em Gênova, está de passagem. Vai para as Cinque Terre, Portofino, Côte d’Azur ou vai pegar o ferry boat para a Sardenha ou Córsega. Mas se soubessem como Gênova é especial, além de kid-friendly, com certeza ficariam mais tempo.

O que fazer em um dia em Gênova

As opções são muitas e depende muito de quanto tempo você vai ter para perambular. Na lista que preparei tem um pouco de tudo, incluindo atrações para crianças. Tente montar um roteiro com os pontos turísticos que mais parecem com você, sem esquecer de incluir um pit-stop gastronômico para saborear a “focaccia“, o prato icônico da cidade.

Conhecer os Palazzi Rolli na Via Garibaldi

O conjunto arquitetônico conhecido como Palazzi Rolli é Patrimônio da Humanidade UNESCO. E só por esse motivo, na minha opinião, vale a visita.

Na verdade “Palazzi Rolli” é um itinerário formado por 42 suntuosos palacetes (palazzi, em italiano) localizados em várias ruas do centro histórico da cidade. O maior número de residências, exatamente 12, ficam na Via Garibaldi.

Leias mais aqui no blog | Tudo sobre os Palazzi Rolli 

um dia em Gênova

Um dos Palazzi Rolli na Via Garibaldi


Comer “focaccia” em uma padaria tradicional

Gênova é a cidade natal da focaccia! Não aceite imitações de um dos produtos italianos mais conhecidos no mundo.

Focaccia não é pizza e não é pão… muito menos pão rústico. É focaccia! E a receita tradicional genovesa é sem cobertura ou recheio. Só farinha, água, sal e muito azeite :)

Você encontra focaccia em qualquer padaria de Gênova, às vezes até quentinha, saída do forno. Pode ser comida na hora, em pé mesmo, dentro da padaria. Como um local!

Uma das padarias mais famosas da cidade é Panificio Mario na Via San Vincenzo 61, uma ruazinha bem pitoresca perto da estação ferroviária Genova Brignole.

focaccia de Gênova

A verdadeira focaccia de Gênova


Visitar a Cattedrale di San Lorenzo

A catedral é outro monumento que não deveria faltar no seu roteiro de um dia em Gênova. Construída em 1098 (mas completada somente no século XIV) em estilo românico e gótico, apresenta uma fachada com listas brancas e pretas, símbolo de nobreza, típico de Gênova.

Uma voltinha na Piazza de Ferrari

É a principal praça de Gênova, localizada no centro da cidade. Além da famosa e fotografadíssima fonte, a praça abriga importantes edifícios como o Palazzo della Regione (sede do governo regional), o Teatro Carlo Felice, a Bolsa de Valores, entre outros.

Piazza De Ferrari

Piazza De Ferrari, a praça principal de Gênova


Visitar o Porto Antico

Vai passar por Gênova com crianças e tem umas horas livres antes do ferry boat? Então uma das melhores pedidas é o Porto Antico. A área foi complemente restaurada na década de 90 pelo famoso arquiteto italiano Renzo Piano e hoje é uma das principais atrações da cidade.

Além do Aquário (leia abaixo), tem muito o que ver. Praticamente daria para ficar o dia inteiro passeando e visitando as atrações construídas para os pequenos, como por exemplo:

  • Galeão: construído em 1986 para o filme Piratas de Polanski;
  • Galata Museo del Mare: um museu muito interessante (mas requer tempo);
  • Città dei Bambini (cidade das crianças): atividades educativas para crianças de 2 a 13 anos.

Para fechar com chave de ouro, uma boa pedida é um passeio na Isola delle Chiatte, uma estrutura flutuante projetada por Renzo Piano, para ver o pôr do sol e olhar o vaivém dos rebocadores, veleiros e barcos de passeios.

Nos arredores tem poucas opções de bares e lanchonetes. A melhor pedida para uma refeição rápida é a famosa Eataly que fica na entrada do Porto Antico.

Site oficial em inglês | Porto Antico

Visitar o Aquário de Gênova

Dentro da Porto Antico fica uma das melhores atrações para crianças da Itália: o mundo submarino do Aquário de Gênova, o maior do país.

O itinerário recomendado dura 2 horas e 30 minutos e passa por 39 recintos, além dos 4 ao ar livre, que abrigam aprox. 15.000 animais. Tem até um espaço para piqueniques. Uma viagem na viagem!

Preços: adultos (18 euros), 4-12 anos (12 euros) e crianças até 3 anos (grátis).

Site oficial em inglês | Acquario di Genova

Aquário de Gênova

Aquário de Gênova


Palazzo San Giorgio

Praticamente na frente do Aquário de Gênova, na Piazza Caricamento, fica o Palazzo di San Giorgio, palacete com uma belíssima fachada renascentista, construído no século XIII. Lindo é pouco!

Infelizmente nem sempre fica aberto ao público mas já por fora vale o pit-stop.

Já que foi até ali, estique até a pitoresca Sottoripa.

Palazzo San Giorgio

A maravilhosa fachada renascentista do Palazzo San Giorgio


Passear na Sottoripa… ame-a ou deixe-a

Sottoripa e suas arcadas fazem parte do centro medieval de Gênova, nas imediações da Piazza Caricamento. As arcadas são as mais antigas da Itália e foram construídas em meados de 1100. O conjunto faz parte da Patrimônio da Humanidade UNESCO, assim como os Palazzi Rolli.

Antigamente ali ficavam os escritórios e estabelecimentos que trabalhavam com o porto e a alfândega. Hoje em dia a área está descaracterizada por causa da invasão de lojinhas de bugigangas e bares étnicos…

Vale somente uma espreitada porque não há nada de pitoresco ou gourmet, com raras exceções, como a Friggitoria Carega (frituras, frituras e frituras).

Relaxar em Boccadasse

Depois de perambular o dia inteiro, nada melhor do que acabar seu dia em Gênova na fofíssima Boccadasse, um minúsculo bairro que fica na zona leste da cidade (fica longe do centro histórico, mas tem ônibus que leva até lá em 10 minutos).

Boccadasse é o lugar ideal para relaxar, tomar um sorvete e curtir a vista!

Boccadasse

Boccadasse


E se eu disser que Gênova não acaba aqui. Teria ainda muito o que ver como, por exemplo, Bigo, o elevador panorâmico, a  Lanterna, o símbolo da cidade e o maravilhoso Palazzo Reale.

Eu sei, é muita coisa para quem vai passar somente um dia em Gênova. Se puder, planeje um pernoite :)


Guarde no Pinterest para ler depois

Gênova

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.