Um dia em Ostuni, a cidade branca da Puglia

Atualizado em 13/03/2020


Dicas para um roteiro de um dia em Ostuni, aquele emaranhado icônico de ruelas e casinhas brancas no topo de uma colina ensolarada, considerada uma das cidades mais bonitas do sul da Itália.

Sobre Ostuni

Ostuni é um destino que entra – merecidamente – em qualquer roteiro na Região Puglia e que combina com outras cidades famosas como Alberobello, a cidade dos trulli, Polignano, e muitas outras fofuras sobre as quais já escrevi aqui no blog.

Como geralmente acontece na Itália, a origem de Ostuni é muito antiga. Os registros contam que a zona era habitada já no Paleolítico. Depois de conquistas e guerras, altos e baixos, Ostuni atualmente é um das atrações mais famosas da Itália graças àquelas casinhas caiadas de branco, uma tradição que nasceu na Idade Média para ajudar na iluminação das ruelas estreitas.

Um rolê de um dia em Ostuni é suficiente para conhecer as principais atrações, sem pressa e com direito a um pit stop em um dos tantos bistrôs pitorescos que a cidade oferece.

Mas… evite as opções demasiadamente turísticas que ficam nas ruas e nas praças principais, principalmente no auge do verão.

O que visitar em um dia em Ostuni

Antes de mais nada, eu aconselho um passeio a pé, bem descompromissado, no centro histórico da cidade, relativamente pequeno e muito fácil de explorar. Só curtir aqueles cantinhos pitorescos e as paisagens matadoras dos mirantes, vale a visita.

A cidade tem também restaurantes super charmosos, ótimos cafés e lindas praias nos arredores para quem tem umas horinhas extras para relaxar.

Dentre as muitas coisas para se fazer por lá – além dos ótimos comes e bebes – compartilho aqui as mais importantes.

ruas de Ostuni

As casinhas brancas de Ostuni


Piazza della Libertà

Um ótimo início de itinerário é a Piazza della Libertà que abriga o monumental Obelisco de Sant’Oronzo, uma coluna construída em 1771 em estilo barroco, a Igreja de São Francisco, em estilo rococó, e o antigo convento franciscano, atualmente sede da Prefeitura da cidade.

Meio escondida, num canto da praça, fica a singela mas antiquíssima Igreja do Espírito Santo.

Piazza della Cattedrale

A praça e a catedral são os pontos mais importantes da cidade.  Para chegar até lá, o melhor itinerário é a Via della Cattedrale, a rua principal de Ostuni. Mas nada impede que você faça alguns desvios nas ruelas sem saída e nas graciosas pracinhas sem nome que ficam nos arredores.

A Catedral da Santa Maria Assunta, construída em 1400, é uma mistura perfeita de vários estilos arquitetônicos, desde o gótico até o barroco.

Ao lado da catedral ficam os belíssimos Palazzo Vescovile, que abriga as ruínas do antigo castelo, e o Palazzo del Seminario, interligados por um imenso arco, construído em meados de 1700.

catedral de Ostuni

A catedral de Ostuni


um dia em Ostuni

O majestoso arco entre o Palazzo Vescovile e o Palazzo del Seminario


E enfim…

Quem curte vistas de tirar o fôlego pode parar na avenida Corso Vittorio Emanuele, entre os números 161 e 163, que apesar de ficar meio fora do centro da cidade, abriga um pequeno mas espetacular mirante com vistas que abrangem o litoral.

Pertinho de Ostuni ficam praias muito bonitas come Torre Pozzelle, Lido Morelli e Rosa Marina.

Ostuni

O centro histórico de Ostuni


Como chegar em Ostuni

Os aeroportos mais próximos ficam em Bari (110 km) e Brindisi (35 km) onde você pode alugar um carro para explorar a inteira região.

Quem não gosta de dirigir pode viajar de trem, saindo da estação de Bari, até a estação de Ostuni (que não fica no centro da cidade mas tem ônibus e táxi).

Quando visitar Ostuni

O clima da Região Puglia é ameno quase o ano inteiro, com exceção dos meses mais frios de dezembro, janeiro e fevereiro. Traduzindo: não tem motivo para você visitar Ostuni em pleno verão, entre a metade de julho e o fim de agosto, quando os preços estão altíssimos e a cidade fica lotada.

É melhor planejar a visita na primavera e no comecinho do outono.

Para maiores informações, consulte o site oficial da Prefeitura de Ostuni.


Guarde no Pinterest para ler depois



 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.