Receitas do mundo: Dakos grego
O dakos é um prato típico da Ilha de Creta, preparado com ingredientes mediterrâneos muito comuns não somente na Grécia mas em outros países como a Itália e a Turquia.
A culinária grega é muito apreciada porque rica de verduras e temperos simples como azeite e ervas aromáticas (manjericão, tomilho, erva-doce e orégano). Os ingredientes mudam de acordo com a região mas, em geral, incluem pão, carne de cordeiro ou de porco, azeitonas pretas kalamata, queijos de ovelha e cabra, folhas de uva, pepino, pimentão, berinjela, iogurte, mel e nozes. Entre os queijos, o mais famoso é o feta, produzido em blocos com leite de ovelha (mais de 70%) e leite de cabra (menos de 30%), de cor branca, granulado e pouco gorduroso. O feta é um queijo D.O.C., quer dizer, com “Denominação de Origem Controlada”.
Um dos pratos gregos mais famosos é a salada grega, apreciada no mundo inteiro e um must para quem visita o país. A salada grega é feita com tomate, pepinos, cebolas vermelhas, queijo feta, azeitonas pretas e azeite. Uma variação da salada grega é o dakos, uma especialidade ainda pouco conhecida no Brasil, mas muito fácil de fazer.
Como preparar o dakos grego
O dakos é servido como entrada ou refeição rápida. Conhecido também como koukouvagia ou koukouvayia (coruja), provavelmente pela forma do pão utilizado como base do dakos. É preparado com ingredientes muito simples: fatia de pão seco ou torradas de cevada, tomate, queijo feta ou mizithra (especialidade cretense parecida com o feta), azeitonas pretas, azeite e orégano. Não requer cozimento, é leve e vegetariano (mas não vegano).

Pão típico para dakos
No Brasil, o dakos é erroneamente chamado de “bruschetta grega”, porque parece com a especialidade toscana. Na realidade o dakos parece mais com outro prato italiano, típico da Região Puglia, chamado frisella. A frisella usa exatamente o mesmo tipo de pão e os mesmos temperos, com exceção do queijo feta.
A receita original do dakos é feita com dois ingrediente, o pão de cevada torrado (furado no meio) e o queijo feta, nem sempre fáceis de encontrar no mercado brasileiro. Para substituir estes ingredientes, podem ser usados pão de cevada cortado em fatias grandes (seco ou torrado no forno) e ricota esfarelada (melhor ainda se for de ovelha).
Geralmente o dakos é servido sem cebola, mas alguns restaurante adicionam rodelas de cebola vermelha crua por cima. Acho desnecessário porque cobre o sabor dos outros ingredientes.
Ingredientes para 2 pessoas
- 2 fatias grandes de pão de cevada torrado (com 1,5 cm de altura e 10 cm de diâmetro, mais ou menos);
- 2 tomates grandes ou 10-12 tomates cereja (mais macia e adocicada);
- 100 gr de queijo feta (ou mizithra, um tipo de queijo um pouco mais macio) ou ricota bem esfarelada e amassada com garfo;
- azeitonas pretas sem caroço;
- azeite;
- sal e orégano.

Dakos: ingredientes mediterrâneos
Modo de fazer
Preparar uma emulsão misturando em um copo 1/3 de azeite e 2/3 de água, e bater bem até homogeneizar. Umedecer o pão torrado com a emulsão e deixar amolecer por 20 min. A quantidade de emulsão depende do tamanho do pão, que deverá ficar macio mas não quebradiço. Se o pão não estiver muito seco, diminua a quantidade de água na emulsão.
Picar os tomates, coloca-los na peneira e deixar escorrer a água. Regar o pão com azeite, colocar o tomate picado em cima do pão, adicionar sal, o queijo esfarelado e as azeitonas.
Colocar orégano e regar outra vez com azeite a gosto.
Tempo: 10 minutos (+ 20 min para o amolecimento do pão).

Dakos preparado com o pão tradicional cretense
Como servir o dakos grego
O dakos é ótimo como entrada ou como aperitivo (se for usado um pão um pouco menor). Os dakos devem ser servidos já prontos.
O dakos pode ser acompanhado com uma cerveja leve ou um vinho branco, como Friulano ou Sauvignon.
Bom apetite!
legal a receita. Mas se a ricota tem a textura proxima do feta, o sabor é totalmente diferente. Acho que seria melhor um queijo de sabor mais marcante. Um bom minas meia cura por exemplo, ou um canastra.
Ola,
na realidade o queijo usado no dakos não tem sabor marcante, nçao parece com o minas meia cura.
Você pode tentar misturar com a ricota.
Até a próxima